Uma coleção de árvores transformada em museu

Postado por: Bel Herbetta
24 de October de 2012

Hoje a nossa colaboradora Isabela Herbetta, do blog casabelablog.com, nos leva para conhecer um museu original. Quem curte paisagismo e ecologia, especialmente, vai adorar.

POR ISABELA HERBETA

Olá leitores do Casa da Id&a! Hoje estou por aqui para mostrar um Museu diferente de todos os outros no mundo. Muitas vezes quando observamos a natureza, temos o costume de dizer que ela “parece uma obra de arte”, não é
mesmo? E na realidade ela É uma obra de arte, a mais perfeita de todas!

Partilhando desta opinião, o arquiteto paisagista suíço “ban-ban-ban” Enzo Enea resolveu criar um Museu para expor sua coleção pessoal de árvores, reunidas ao longo de 17 anos. Tem árvores com até 130 anos de idade, muitas foram resgatadas de situações de risco como expansão urbana e construções. Espia só!

O museu foi construído em 2010, juntamente com a nova sede de escritórios do paisagista, super sustentável, nas proximidades de Zurique, Suiça. O projeto foi feito pelo próprio Enzo Enea é claro, em conjunto com o escritório de arquitetura Oppenheim, escolhido entre outros grandes escritórios do mundo por ser o que melhor compreendeu o objetivo do paisagista: criar o perfeito plano de fundo para as árvores.

O projeto ocupa uma área de 75.000m², e abriga 2.000 árvores. 50 unidades selecionadas por Enea compõem uma instalação especial com blocos de pedra de 5m de altura atrás de cada árvore, emoldurando-as. Abaixo mais algumas imagens e espécies da coleção…

“Pinus sylvestris”

“Acer Palmatum ‘Dissectum Garnet’”

“Magnolia soulangeana””Ulmus minor”

“Ulmus minor”

“Acer palmatum”

Fontes: Archdaily | Inhabitat |

Lindo demais, não acham? O museu é aberto para visitação. Se alguém estiver por essas “bandas” de Zurique pode dar uma passadinha e contar pra gente!

Espero que tenham curtido! Um abraço, Isabela.

Categorias: Pelo Mundo
Veja Também
  1. Claudio
    30/10/2012

    Acho muito criativo este museu e é muito bom poder resgatar arvores e plantas que estão perdendo seu lugar,eu criei um site para vender mudas a um preço bem acessivel para que todas pessoas que adoram plantas possam ter ou colecionar plantas e sentir o prazer de poder acompanhar o crescimento dela,ver ela dar flores ou frutos.