Casa no verão

Postado por: Casa da Id&a
27 de November de 2012

Estamos nos aproximando da estação mais quente do ano. No Brasil, o verão costuma ser época de alegria, descontração, de reunir os amigos e parentes em casa para longas conversas no frescor da varanda ou do jardim. Momentos que ficam ainda mais prazerosos quando a decoração da nossa casa estimula esse clima de felicidade.

A nossa inspiração essa semana vem de uma casinha de veraneio, de apenas 30 metros quadrados, que fica na Suécia. Talvez porque morem em um dos lugares mais frios do mundo, os suecos não perdem tempo nos poucos dias de calor que acontecem durante o ano. Eles aproveitam para curtir cada minuto, o que se reflete nas escolhas para decorar os ambientes internos também.

como decorar a casa no verão, amarelo no verão, jardim no verão

A cor amarela foi escolhida como a principal, em todos os ambientes, a começar pela parte externa da casa. O contraste com o verde da grama realça o quintal, onde foram espalhadas cadeiras aconchegantes estampadas com tecidos trabalhados em cores fortes como rosa, vermelho e verde. Uma delícia passar algumas horas aí aproveitando o sol, lendo um livro, jogando conversa fora ou, simplesmente, tirando um breve cochilo.

cores na sala de jantar, sala de jantar no verão

A parte interna da varanda fechada também foi pintada de amarela. A mesa de jantar e cadeiras brancas abrem a possibilidade de abusar das cores e estampas nas almofadas, toalhas e cobertores que podem ser usados quando a noite cai. Garrafinhas de vidro, como potes de maionese e de geléia vazios, são usados para colocar as flores colhidas no jardim. Um frescor muito apropriado para dias de calor e descanso.

cores na sala, decoração de verão

Os mesmos tons de cores são trabalhados nas almofadas, tapetes e panos que cobrem os móveis da sala. Repare também como estampas diferentes podem ser misturadas sem que uma brigue com a outra. O branco continua sendo a cor matriz, a base ideal para que o verde, vermelho, rosa e amarelo possam ser usados nos acessórios com mais liberdade.

Uma boa ideia para separar ambientes é essa cortina de miçangas. Pintar móveis antigos e até a lixeira com as cores que gosta, nesse caso o amarelo, pode ser uma boa opção para alegrar a casa no verão.

Repare também que o piso de madeira rústico ajuda a trazer mais calor para ambiente.

cozinha com frescor para o verão

O piso de madeira também é usado na pequena cozinha. A estampa amarela cobre a área entre a pia e os armários, assim como o pano do lustre e dos potinhos que também são usados para as flores. Toques de cor quebram a monotonia do branco.

quarto para adolescentes, rosa no quarto

No quarto das crianças, foi o rosa que se tornou a cor da vez. Na bicama, colchas rústicas e um lindo cesto artesanal. Novamente, móveis e cadeiras brancas, para dar mais liberdade no uso das cores em acessórios.

E você, preparada para deixar a sua casa mais alegre para o verão?

Imagens

Categorias: Almofadas, Amarelo, Cozinha, Inspiração, Sala de Estar
Veja Também
  1. Simone
    27/11/2012

    Manu, aproveitando a deixa da cozinha com piso de madeira, queria sua opinião… eu amo piso de madeira na cozinha, e canso de ver nas casas fora do Brasil. Por outro lado, não há uma pessoa que ache viável colocar madeira na cozinha. Porque pode funcionar lá fora, e aqui não? O problema é só o nosso hábito (acho que já meio em desuso) de lavar a cozinha com baldes e baldes de água?

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      27/11/2012

      Oi, Simone. Escrevi um post quase exatamente sobre isso, era sobre laminados na cozinha, depois dá uma olhadinha. Se você tiver uma boa madeira, com tratamento adequado para que não absorva umidade e gordura, não vejo problema (a não ser o dos baldes que você cita). Pense bem no seu estilo de vida, se faz muitos pratos com fritura ou não, por exemplo. Por mais que o piso seja seguro, limpar madeira é diferente de limpar cerâmica lisinha, né?

  2. Eliana de Oliveira
    18/12/2012

    estou encantada com esse site de voces, adoro decoraçao ,e isso para mim e tudo de bom