Viga sem vergonha

Postado por: Manu Mitre
09 de October de 2011
Muita gente tem medo de vigas.
“Quebrar a parede? E vai ficar aquela viga horrorosa aparecendo?”. Não dá pra quebrar, mesmo, tem que conviver. Mas existem soluções lindas para tirar proveito delas. 
viga no meio da sala

1. Com uma base de mdf sob a viga você ganha uma prateleira que pode ser útil para guardar livros ou deixa espaço para quadros.

como disfarçar vigas no teto

2. Pra quem tem um monte de vigas poder ter um monte de espaço para guardar livros.

como disfarçar viga

3. Quebrou a parede e ficou uma viga no meio? Um painel de gesso sob a viga com iluminação embutida pode se transformar em um eixo de simetria aparentemente proposital.

forro de gesso para disfarçar viga

4. Outro exemplo de forro de gesso disfarçando a viga. O alinhamento com o aparador equilibra o ambiente.

iluminação no forro de gesso

5. Usar as vigas como suporte para uma mini sanca pode resolver toda a iluminação do ambiente. Experimente colocar uma lâmpada T5 ;-)

6. A sala ganhou a área do quarto e levou as vigas de quebra. O retângulo no teto delimita o espaço do escritório, alinhadinho com o tapete.

 
Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6
Categorias: Decoração, Sala de Estar
Veja Também
  1. andrefreire
    11/10/2011

    Ótimas ideias. Sempre tive um pouco de medo de vigas, mas dá para aproveitar bem. Beijos.

  2. Barbara Martins
    13/10/2011

    Oi Manu,adorei as dicas.Estou passando por este problema em minha reforma.De onde você tirou essas fotos?Bjs…

  3. Barbara Martins
    13/10/2011

    Na verdade,minha pergunta é se você sabe se existe alguma revista só com rebaixamento de gesso?bjs

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      13/10/2011

      Oi, Bárbara
      No fim de cada post você pode ver os links para as fontes das imagens. Nunca vi uma revista só de forro de gesso, não, mas tem de tudo por aí.
      Boa sorte!
      Manu Mitre

      • Barbara Martins
        18/10/2011

        Valeu Manu,aindo sou um pouco leiga no assunto “blog”!Depois que enviei a pergunta,descobri…Mas obrigada pela atenção,você é 10!!!Bjoks…

  4. Adorei seu blog, tem tudo a ver com o meu, acho que gostamos das mesmas coisas…..
    Quando puder me faça uma visita, vou adorar, acho que podemos trocar muitas idéias bacanas.,
    Beijos

  5. Anelise
    30/10/2012

    Oi Manu,
    Bem bacana um post sobre isso. É engraçado como, mesmo com a planta estrutural original do prédio, a genet só descobre as malditas vigas quando quebra a parede, acabei de passar por isso… Agora estou pensando em soluções criativas para elas e minha idéia é assumir em vez de esconder… pensei em revestir com papel de parede, ou adesivo mesmo. Estudei um mosaico com ladrilho hidráulico… Bem, um dia desses vai ser tema lá no meu blog, deixa só eu dar uma adiantada nele e na obra!
    Se tiver um tempinho, passe por lá :http://nossacasamuitoengracada.blogspot.com.br
    beijos

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      30/10/2012

      Adorei, Anelise! Se precisar de alguma coisa, grita!
      beijos

  6. marcio
    12/11/2012

    Bom dia , passei por acaso aqui , gostaria de uma dica , possuo uma sala pequena e estou ampliando ela, o problema é que ela ja possui uma ante sala com teto mais baixo que o teto da sala e mais uma viga que estou fazendo de reforço para tirar a parede , a duvida é vou disfarçar a viga mas to na duvida se coloco forro de gesso e rebaixo tudo ou se decoro a viga como na foto numero 6 …detalhe se eu rebaixar apenas parte do teto onde vai a viga junto com a ante sala eu terei apenas um “corredor” de teto rebaixado pois não quero fazer forro em tudo pois se eu erguer o braço eu encostarei no teto que ficara muito baixo…..então o que fazer rebaixar apenas esta “faixa” de comodo ou disfarçar a viga e manter apenas a ante sala baixa que ja é baixa mesmo ok …GRATO ass> marcio qualquer coisa posso ta enviando por email fotos para melhor interpretaçao do que estou falando ok meu email se necessario: msckck@ig.com.br

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      12/11/2012

      Oi, Márcio, não entendi muito bem… acho que vai ser melhor enviar as fotos, mesmo.

  7. Camila Martins
    24/04/2014

    Oi Manu,

    Tenho uma parede em meu apartamento que divide a cozinha da sala, esta parede possui um viga horizontal e uma coluna – pretendo manter as duas – e derrubar todo o restante desta parede.

    É possível fazer isso sem risco de danificar a estrutura do prédio? Gostaria de ter um parecer de um engenheiro mas os caras cobram muito caro para tirar uma foto e emitir um laudo.

    Camila Martins.