Sofá em L é funcional?

Postado por: Manu Mitre
19 de March de 2013

O sofá em L é lindo. Elegante, aconchegante, contemporâneo, dá um toque todo especial para uma sala de estar. Ele tem assentos nas duas laterais para que as pessoas possam conversar, interagir. Mas, pensa comigo: sabe aquele lugar que fica bem na quina do sofá? Quem senta ali? Ninguém. E sabe os dois lugares imediatamente ao lado desse canto? Ninguém senta ali também. A não ser que você queira ficar enroscando as pernas com as do amigo ao lado. Pensa bem. Por isso, é natural que sofá em L não abrigue confortavelmente um número de pessoas igual ao seu número “oficial” de lugares. Nem mesmo um sofá comum de 3 lugares consegue essa façanha: quem gosta de ficar no meio?

sofa de canto

Então de duas uma: ou você tem um sofá bem grande para receber os amigos confortavelmente, ou você vai usá-lo para momentos familiares íntimos ou bem informais, em que enroscar as pernas faz parte do pacote.

sala envidracada com lareira e sofa em l

Na foto acima, um sofá bem espaçoso e confortável delimita a sala e não atrapalha a circulação, já que está próximo das paredes. Na foto abaixo, uma sala com móveis baixos já deixa claro que não gosta de formalidades e que todo mundo senta no chão, cruza as pernas e se joga sem frescuras.

sofa cinza de futon

Você não tem muito espaço e precisa de uma solução de móvel para se esticar na intimidade mas que também receba seus amigos? Olha a sala aí embaixo: o uso de futons coloridos entrega a informalidade. O pufe central dá conforto aos pés para quem assiste TV no dia a dia, mas funciona também como assento ou apoio extra em dias de festa, dando versatilidade à sala multifuncional. E olha que este sofá ainda pode virar cama para os hóspedes, hein?

sala de TV informal

Você tem sofá em L ou com chaise na sua casa? Curte ou está querendo comprar um? Estou pensando em alguns posts e adoraria saber as ideias de vocês :)

Imagens: Assim Eu Gosto, Houzz e Arquitrecos

Este post recebeu o incentivo de uma empresa, mas pode ficar tranquilo. Tudo que a gente publica aqui no Casa da Id&a é elaborado com o mesmo critério de sempre e representa a nossa verdadeira opinião. Quer saber mais, veja nossa  Política de Transparência e Respeito ao Leitor.

Categorias: Decoração, Móveis e Acessórios, Publicidade, Sala de Estar, Sala de TV, Sofá
Veja Também
  1. Mariana
    19/03/2013

    Oi, Manu!
    Eu adoro um bom sofá tradicional, espaçoso e confortável. Mas às vezes um sofá em L cai superbem no ambiente, né. Acho que depende do que a pessoa busca. Aqui em casa, por exemplo, eu não tenho espaço pra ter mais do que um sofá. Então, se fosse preciso aumentar o número de lugares, o em L solucionaria de forma adequada, desde que a “segunda parte” dele não fosse muito grande (só tenho uma parede pra encostar o sofá… na parede ao lado, é a porta da sacada, que não me deixa espaço algum pra nada, e no outro lado não tem parede…).
    Um beijo!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      21/03/2013

      Mariana, o que eu questiono é se você realmente aumentaria o número de lugares com isso, sabe? Principalmente se não tem tanto espaço. Na prática quem vai sentar e onde? Fica confortável? Mas você sempre pode ter um pufe que serve para as duas funções ;-)

  2. Renata
    21/03/2013

    Oi Manu,
    Tô conhecendo seu site aos poucos e tentando aplicar na “decoração” de minha casa… Na verdade tenho um conjunto de sofás na sala de estar, de 2 e 3 lugares, que não quero me desfazer, mas tô vendo q não tá mt em gosto essa de conjunto. Pensei em reformá-los, colocando tecidos de cores diferentes neles, o q vc sugere? Na sala ainda não há nada definido além das paredes brancas, piso claro e cortinas de algodão cru. Bjs

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      21/03/2013

      Renata, faça o que você acha que vai ficar bonito… podem ser do mesmo tecido com cores diferentes, um estampado e outro liso, dois estampados ou os dois exatamente iguais. Lembre-se que você ainda pode usar almofadas, mantas, tapetes, luminárias e quadros para mudar a cara do ambiente. Escolha o que você acha que tem mais a ver com sua casa, sem medo do que os outros vão pensar. Combinado?

  3. Graciele Rodrigues
    05/08/2014

    Ola adorei o sofa futon cinza ..amei…De qual marca é?

  4. ednilza
    21/10/2014

    quero compra um sofar bem grande onde posso encomtrar