Será que a Roberta põe cortina na porta da varanda?

Postado por: Manu Mitre
13 de March de 2011

A Roberta deixou uma pergunta lá no “debate” sobre cortinas sobre o que fazer com uma porta entre seu quarto e uma varanda.

janela e porta para varanda

A Cris também tem um problema parecido na sala de TV e a Lívia não encontra solução para suas janelas que abrem para dentro na sala. Outra leitora, também chamada Roberta, quer usar blecaute na janelona da varanda dela. E a Letícia tem uma janela meio “embutida”, dificultando o uso de cortinas convencionais.

janela recuada, porta de vidro

Muita gente com problemas parecidos e eu resolvi dar algumas dicas que servem para todas ;-)

Primeiro vou apresentar para vocês a tela solar. Geralmente feita em rolô ou em painéis, ela filtra entre 90 e 98% os raios UV – protege os móveis e o piso mas é translúcida: deixa a luz entrar e permite ver o que acontece lá fora.

cortina rolô ou de painel que filtra a luz solar

São super elegantes, simples e delicadas. As cortinas rolô e em painéis podem ser feitas sob medida e podem ficar justinhas nas janelas ou portas de correr. Ela é uma ótima solução para a Roberta, para não matar a vista da sala, e para a Letícia que pode instalar dentro do nicho da sua janela. Só um cuidado: quanto mais translúcida, menos privacidade vocês vão ter, ok?

Outra boa vantagem da tela solar é que ela é de material sintético e sua limpeza é muito mais simples do que de cortinas convencionais: basta esponja com água e sabão neutro, no próprio local. Isso faz delas a melhor alternativa para cozinhas e também quartos de bebê.

As telas solares mais fechadas (menos translúcidas) também funcionariam para as portas da Kenia e da Roberta se a maçaneta não ficasse no meio do caminho. Mas a instalação teria que ser na própria porta, bem encostadinha no vidro e com guias laterais ou uma fixação na parte inferior (tipo ventosas) para não ficar balançando ao abrir ou fechar a porta.

persiana rolo com guia lateral

Assim como o rolô e o painel, todas as persianas podem ser adequadas para as finalidades das leitoras. Mas as persianas tradicionais (de aletas verticais ou horizontais) são um pouco frias, com cara de escritório, e tudo bem usar uma cortina pesada de tecido por cima para dar um toque de casa aconchegante, o mesmo vale para as rolôs, fica bem charmoso. Mas só é bom fazer isso em janelas ou portas de correr. Cortina de tecido na frente de portas de abrir atrapalham bastante.

persianas com xale

Outro tipo de persiana que é super cara de casa é a romana. Também pode ficar justinha na porta, é leve e pode combinar com a decoração do restante da casa.

persiana romana no vidro da porta

Não gostou de nada disso? Tem uma solução mais caseira mas tem que ter mais cuidado para não ficar estranho. São o insulfilm opaco e “vitral fácil” este eu vi hoje na Leroy.

adesivo eletrostatico para janela

O vitral fácil é uma película plástica que não precisa de cola para ser instalada e pode ser removida e recolocada diretamente no vidro a qualquer momento.

Bom, meninas, acho que dei algumas dicas pra vocês se orientarem, agora quero ver o resultado, hein?

Quer ler mais sobre cortinas?

Cortina curta na sala

Cortina no canto

Combinando com sofá e tapete

Cortina na varanda

O beabá de cortinas

Imagens: Luxaflex, Uniflex, Decorpad, Rodapex

Categorias: Cozinha, Decoração, Quarto, Sala de Estar
Veja Também
  1. Joanita
    13/03/2011

    Manu, só queria dizer que acho seu site, seu blog, seus comentários, suas soluções, simplesmente o máximo!!!! Tenha certeza que contratarei você e somente você no dia que resolver decorar ou redecorar algo. Continue assim e parabéns.
    Joanita Haimerl (66 anos de experiência!!).

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      13/03/2011

      Oi, Joanita! Fiquei muito lisonjeada e farei seu projeto com muito orgulho, viu?
      beijos
      Manu

  2. Lívia Limoncic
    13/03/2011

    Manu, eu olhei tudo com a maior atenção mas não vi o meu caso entre eles. Será que posso enviar fotos da minha janela da sala, pra voce ter uma idéia mais clara?
    Bjs,
    Lívia

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      13/03/2011

      Claro, Lívia, posso ter entendido mal!

  3. Roberta
    14/03/2011

    Muito legal o seu post.
    Obrigada!
    Vou mostrá-lo ao marido.
    Bjs

  4. ADORO LER TUDO AQUI!
    NÃO CONSEGUI SOLUCIONAR CORTINAS PARA VIDROS QUE ACOMPANHAM O CAIMENTO DO TETO. USA-SE VOAL NA SALA???
    AI,AI…TENS A SOLUÇÃO?
    ABRAÇOS MEUS!
    ROGERIA MARIA

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      27/11/2011

      Oi, Rogéria
      Não sei se entendi sua pergunta… se quiser, me envie uma foto para eu tentar te ajudar, ok?
      beijos
      Manu Mitre

  5. claudia
    05/02/2012

    tenho 3 janelas no meu quarto com duas folhas cada. e tem muito barulho de carro, e eu num quero cortina, tem persiana que evita o barulho?

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      06/02/2012

      Oi, Cláudia
      Olha, mesmo cortina não dá conta se o barulho quando é muito intenso, e tem que ser aquelas cortinas pesadonas, tipo veludo até o chão. Não conheço persiana que tenha essa função.
      Boa sorte
      Manu Mitre

  6. Selma Lundgren
    10/03/2012

    Muito interessante o teu site. Estou construindo uma casa e na divisão das salas para o terraço são portas(tipo parede) de vidro e agora com o forro de gesso estou sem saber como vou poder colocar cortinas nestas portas se elas encostam no forro de gesso. Tem alguma idéia para mim.
    Parabéns, beijos.

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      14/03/2012

      Selma,
      não entendi muito bem sua dúvida… quer me enviar fotos? Dê uma olhada na página Dúvidas?

  7. Michele Alves Santos
    08/11/2012

    Oi boa tarde!Adorei seu site,e queria saber onde posso comprar essa pelicula para vidro achei linda e queria colocar em um teto de vidro.Moro em Alfenas -Mg me indica o site que realizar a compra.Dersde ja agradeço.

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      08/11/2012

      Michele, eu já vi na Leroy Merlin. Você deve encontrar nessas super lojas de construção. Dê uma procurada na internet que você deve encontrar outras possibilidades.
      bj

  8. Ana
    10/01/2013

    Nossa, vocês me salvaram. Tenho uma porta de vidro de correr na cozinha do meu apartamento que não me daria nenhuma privacidade. Estava preocupada atrás de uma solução e encontrei exatamente o que procurava. Muito obrigada pela dica. Ajudou bastante! Bjus!

  9. Pati Izidoro
    10/02/2013

    Olá Manu, achei as dicas super interessantes, mas ainda não consegui ver como posso resolver meu problema.. Estou louca para colocar a cortina romana na minha sala e no meu quarto… Porém tanto a janela da sala quanto a porta bacão do meu quarto foram faceadas junto a parede interna da casa e suas maçanetes tem aproximadamente 5cm para fora da parede… Isso impossibilita a utilização da cortina romana? Não sei o que fazer…

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      10/02/2013

      Pati, acho que não há problema, mas consulte o fornecedor que você pretende comprar para ver se há alguma limitação técnica da cortina.

  10. Nilceia
    15/07/2013

    Oi Manu tudo bom?
    Gosto muito das suas dicas, porem estou com uma dúvida cruel. Me mudei de casa e a casa é alugada e não poderei trocar as janelas. :(
    Na sala as janelas são de madeira e abre p/ dentro, como posso colocar cortinas sem ficar estranho??

  11. simone stori
    21/08/2014

    Oi Manu adorei suas dicas e estou com um problema sério com minha cortina não posso por varão ou trilho porque a porta do guarda roupa vai do teto ao chão e pega um pedaço da janela se colocar varão ou trilho a porta não vai abrir totalmente dai não consigo abrir as gavetas. O que eu posso fazer?

  12. Ivania Maria
    01/11/2014

    Olá, minhas janelas são de madeira com abertura pra dentro, qual o melhor estilo do cortina??? Tecido ou rolô??? Não posso escurecer muito o ambiente, pois já é escuro…obg