Sua Casa Aqui – Quarto de mãe solteira

Postado por: Manu Mitre
06 de May de 2013

Hoje é dia de ajudar a Débora na decoração do quarto dela, que também é o quarto do filho. Quem tem uma situação parecida está mais que convidado a acrescentar dicas lá nos comentários, viu?

Sou mãe solteira e sempre estive à procura de decoração de quarto de bebê lindo e moderno, mas com a mamãe fazendo parte deste mundo. Hoje em dia são muitas mamães solteiras e quase nenhuma revista traz este assunto. Meu filho, Enzo, está já com 1 ano e 4 meses, andando e mexendo em tudo, e quero colocar um espaço para ele no nosso quarto para ele poder brincar, ler… Poderiam me ajudar com algumas ideias?

quarto de mãe solteira com bebê

Achei bem interessante que você reservou uma parede do quarto só para ele, pintou de uma cor típica de quarto de bebê, mas manteve o restante do quarto em um tom mais neutro. O azul da parede dele se repete num ritmo sutil na estampa da sua colcha toda em tons pastel, e integra as duas metades, trazendo harmonia. O uso de madeiras de cor similar em todos os móveis (inclusive do seu armário) também contribui para harmonizar perfis de moradores tão diferentes sem desrespeitar a individualidade de cada um, parabéns!

Mas um quarto de criança realmente tem novas demandas: ele agora quer começar a explorar tudo, desenhar, brincar de verdade. E aí precisamos preparar o ambiente para que isso tudo ocorra de forma segura e funcional.

Dá pra ver que um dos seus pontos de atenção é a cômoda, que ele abre todo curioso na foto. Se você ainda usa muito o trocador, pode instalar acessórios que impedem a abertura da porta por crianças para não se preocupar. Mas se você é daquelas que troca as fraldas em cima da sua cama, uma alternativa é redistribuir o que está na cômoda para o seu (ou outro) armário ou para uma estante com portas mais altas, deixando nichos inferiores abertos para os brinquedinhos e livros dele.

quarto compartilhado com bebê

via LilSugar

Em breve o Enzo também pode sair do berço e ganhar uma caminha infantil. Para ganhar espaço você pode usar uma bicama embaixo da sua, que só se abre à noite. Dessa forma, durante o dia, o quarto vai se encher de espaço para todo tipo de brincadeira. Aí você pode incluir uma mesinha com cadeira no pé da sua cama ou encostada em uma das paredes.

Se você optar por uma cama convencional, inspire-se em quartos compartilhados entre irmão se sexos diferentes. Uma mesinha entre as duas camas, com uma cadeirinha infantil, pode funcionar como apoio para vocês dois.

decoração quarto infantil

A inspiração em quartos de irmãos não para por aí. Repare em como os diferentes estilos e gostos são respeitados sem se perder a harmonia visual do quarto todo. Uso de estampas iguais com cores diferentes (ou o inverso), o uso de uma cor de fundo em comum que une os diferentes estilos, tapetes estampados que integram dois lados bem distintos, são várias ideias que podem ser adaptadas para se ter um lado mais adulto e feminino e um lado com a cara do filhote.

paredes listradas e bolinhas

ambas via Babble

Você pode brincar com papel de parede, cortinas, tapetes, roupas de cama e almofadas para criar esse efeito de separar sem desconectar visualmente os dois lados. Agora que ele está mais crescidinho, você pode acrescentar cores mais vivas, se você gostar.

Quem aí também divide quarto com o filhote ou tem alguma dica para ajudar a Débora nesse desafio? Ela tá doidinha pra ver os comentários.

Categorias: Decoração, Inspiração, Papel de Parede, Parede, Quarto, Quarto de bebê, Quarto infantil, Sua Casa Aqui
Veja Também
  1. Bel Herbetta
    Bel Herbetta
    07/05/2013

    Muito legal a dúvida da Débora! É incrível como os ambientes podem ter necessidades tão diferentes pra cada um, e a decoração tem que se adequar à cada uma delas!
    Não tenho a menor experiência com crianças, mas acho legal colocar um tapete que crie uma área para ele brincar no chão, com almofadas talvez. Um suporte que deixe livrinhos, giz de cera, e brinquedinhos dele à mão para que ele escolha… E adoro a ideia de usar cores, estampas e materiais que marquem o canto dele, e separe do restante do quarto!
    Boa sorte :) Bjs!

  2. Glerce
    20/03/2014

    Olá estou na mesma situação sou casada mais vou me mudar para uma casa de 1 quarto e queria inspirações para o quarto compartilhado,tenho uma bebe de 2 anos

  3. Suzi Rodrigues
    28/04/2014

    Olá!!!
    Em busca em sites de reforma e decoração, encontrei este por acaso. E me chamou muito a atenção por eu ter um caso parecido com o da Débora. Sou mãe solteira e tenho um menino de 6 anos o qual compartilhamos o mesmo quarto. Estou querendo fazer uma reforma e não tenho ideia de como fazer. Atualmente a cor está azul, tenho um guarda-roupa de casal, uma cama de casal e um raque e a dimensão do quarto é de 1,28 x 1,32.Gostaria da ajuda de vocês de como posso estar reformando o quarto e deixando-o aconchegante e confortável, pois gosto de receber as amigas e conversar no quarto.
    Fico no aguardo e desde já agradeço a ajuda!