Passeio na Benedito Calixto

Postado por: Bel Herbetta
31 de October de 2012

Oi pessoal do Casa da Id&a, aqui é a Isabela do Casa Bela! Hoje eu e a Manu trocamos de blog pra contar sobre o passeio que fizemos na tradicional feira de artes e antiguidades: a Feira da Praça Benedito Calixto.

Manu Mitre e Isabela Herbetta

Manu e Eu, escapando de um chuvinha de verão (em plena primavera) que pegou nosso passeio de surpresa!

A feira acontece há mais de 20 anos, todos os sábados das 09 as 19 horas. A praça fica no bairro de Pinheiros, em São Paulo, entre as ruas Cardeal Arcoverde e Teodoro Sampaio.

Começamos a andar pela feira meio sem saber o que esperar, mas logo fomos nos encantando com o “mundo a ser descoberto” em cada barraquinha. A maioria mistura artigos “vintage” de verdade (antiguidades) com peças atuais, mas cheias de estilo.

decoração na Benedito Calixto

Nesta barraquinha, muitas peças em vidro, como as garrafas gigantes (que podem ser utilizadas para guardar rolhas por exemplo), castiçais, baleiros e potes variados. As garrafas verdes são originais e eram utilizadas para armazenar vinho.

feira benedito calixto

Eu particularmente fiquei encantada com as luminárias antigas, diferentes e com ar industrial. Luminárias são ótimos objetos “vintage”, ficam ainda mais cheias de charme com o tempo! Quando estiver decorando minha “futura-casa” com certeza vou querer voltar pra garimpar algumas peças. Abaixo mais algumas que fiquei “de olho”:

luminaria benedito calixto

luminaria em bronze

Esta é idêntica a luminária Class da Dominici.

Outra coisa que achei bacana de se fazer por lá, é ir atrás de obras de arte para casa. Pra quem se intimida com galerias de arte, tem até obras originais como as gravuras de Volpi (abaixo, de bandeirinhas) e outros artistas brasileiros.

volpi original na feira da Benedito Calixto

garimpo na Benedito Calixto

Este pôster de gato preto daria um belo quadro!

puxadores diferentes

Esta barraquinha de metais antigos era uma perdição! Puxadores, maçanetas, ganchos e tudo mais que você pode imaginar em ferro, cobre, porcelana… Preciosidades!

puxadores e maçanetas de bronze

Me apaixonei por estas maçanetas de pinha! E os puxadores redondos dourados?

Bom, já deu pra conhecer um pouquinho do tanto de coisas lindas que você encontra por lá! Se sua casa estiver precisando de um “tchan” com peças estilosas e cheias de história, este é o lugar certo. Mas é bom alertar que os preços não são assim uma pechincha, apesar de muitos objetos serem preciosidades. Se for comprar, fique atento para perceber o que realmente vale a pena.

Ainda tem diversas barraquinhas de artesanato em geral, uma praça de alimentação e shows de música. Pra saber mais visite o site da praça e não deixe de ler também o post que a Manu publicou no meu blog com o que ela mais curtiu no nosso passeio!

Um abraço, Isabela.

Categorias: Decoração, Design, Inspiração, Pelo Mundo
Veja Também
  1. Dedé
    31/10/2012

    Ah! Fala sério que aqueles são Volpi originais?!?!?!?! Eu quero!!! :)

  2. Anelise
    31/10/2012

    Sou carioca e essa feira é o que eu mais gosto em São Paulo, me sinto em casa. Nunca comprei objetos pra casa, mas tem tanta coisa linda e um clima tão gostoso, que as horas passam voando. Agora que estou começando a arruma minha própria casinha, será inevitável bater perna por aí um dia desses!
    Aqui no Rio, nós temos a Feira do Lavradio, que acontece no primeiro sábado de cada mês e é muito parecida com a feirinha da Benedito Calixto de vocês, vale a pena conhecer!

    • Casa da Id&a
      Casa da Id&a
      31/10/2012

      Obrigada pela dica Anelise. Quem sabe da próxima vez não vamos ao Rio de Janeiro?

  3. Bel Herbetta
    Isabela
    01/11/2012

    Pois é Dedé, também fiquei passada! O preço é digno de original também (não me lembro, sou péssima pra guardar preços, mas tipo uns mil reais, vc lembra Manu?), mas pra quem estiver disposto, super vale a pena! Tem certificado e tudo mais..
    Anelise, já ouvi falar na feira do Lavradio, também quero conhecer! Bjs

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      01/11/2012

      Minha memória também não é das melhores, mas lembro do certificado e que alguns quadros chegavam a 4 mil reais! O que acontece, Dé, é que alguns vendedores que têm lojas maiores usam a feira para expor suas melhores peças.

  4. Ludmilla
    07/11/2012

    Olá Manu,
    não consigo criar uma conta no pinterest! Adoro as imagens deles, gostaria de ter mais acesso! Como faço?
    bjimm

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      07/11/2012

      Te mandei um convite, Ludmilla! O Pinterest é muito bacana!

  5. dirlene vanzin
    16/10/2013

    preciso de puxadores e dobradiças aguardo contato 62-3249-5299