Não quero luxo, nem lixo

Postado por: Manu Mitre
09 de April de 2013
Hoje tem post convidado! Desta vez quero apresentar a vocês a Fernanda. Ela não tem nada de decoradora ou arquiteta, é pedagoga, mas adora folhear revistas e acessar blogs de decoração. Só que fica tão revoltada ao ver algumas fotos de decorações irreais que criou um blog só para mostrar com um pouquinho de humor que algumas decorações podem ser lindas e maravilhosas, mas não funcionam em uma casa que mora gente. É o Fail Decoration. Eu confesso que morro de rir com os posts dela e ela me faz pensar duas vezes antes de aderir às modinhas que sempre surgem por aí.
Tive que me conter para não dar pitaco no post dela e estou curiosíssima para ver a reação de vocês. Então batemos um papo sobre nossas impressões nos comentários?
Por Fernanda Leroy

Estamos vendo cada vez mais em revistas, blogs e programas de decoração sobre o reaproveitamento de pallets/paletes. Virou moda. Há quem consiga realmente fazer do lixo um luxo. Porque convenhamos, são ripas de madeiras que enfileiradas, ficam muito boas em algumas decorações. Mas, e quando o lixo, continua parecendo lixo?

palete no teto

mesa reaproveitada de pallets

paletes reaproveitados

cabeceira de palete

bancada de pallet

reforma de paletes

estante de paletes

decoração com pallets

paletes reaproveitados

cabeceira de pallet

cabeceira de pallet

decoração com paletes

pufe de palete

prateleira de paletes

sala de tv com pallets

Categorias: Cama, Decoração, Estante, Home Office, Madeira, Móveis e Acessórios, Quarto, Sala de Estar, Sala de Jantar
Veja Também
  1. Ane Fazin
    09/04/2013

    Acho que por causa da “moda” dos pallets as pessoas entendem que ele cabe em tudo, o que não é verdade. Não é só porque é pallet, só porque é moda, só porque é reutilização que funciona. Algumas das “criações” que aparecem nas imagens são realmente legais, mas estão totalmente fora da proposta do ambiente onde está instalada, talvez caberiam melhor em um ambiente mais rústico. Outras ideias são totalmente descartáveis, ou seja, ruins. Essa moda do “faça você mesmo” muitas vezes dá certo , mas infelizmente (na minha opinião) na sua maioria desvaloriza o trabalho de um profissional. Sou designer e totalmente a favor do pallet, mas deve ser usado com moderação, cuidado e por alguém que tenha uma boa ideia e que não necessariamente seja um profissional da área de decoração ou mobiliário, mas que saiba utilizá-lo.

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      09/04/2013

      Como diz a Vivi do Dcoração, o faça você mesmo não pode ter cara de trabalhinho de escola, né? rss

  2. Manu
    Adoro Blog da Fernanda e concordo que o pessoal está exagerando, não da para usar de tudo. De todas as imagens
    se gostei de 3 foi muito rss
    Ana

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      09/04/2013

      Eu também adoro o blog dela, mas olha, essa foto 3 só me remete a uma coisa: como limpa??

      • Humberto
        04/10/2013

        Concordo, acho este o grande problema do faça você mesmo, na maioria das vezes o projeto fica muito bacana, mas na hora de limpar as pessoas não tem tanto tempo assim mais, por isso curto muitos blocos, mas ainda não consegui colocar nenhum projeto em prática.

  3. Júlia Neves
    09/04/2013

    Adorei o post! Realmente chega a ficar ridículo em alguns ambientes. Confesso que defendo apenas a estante, que particularmente gostei, e também o suporte de panelas. ENTRETANTO, em ambientes devidamente decorados para combinar com os demais móveis, por exemplo, em uma decoração mais rústica, em uma casa de fazenda, sítio… As demais fotos, nem em ambientes assim salvam!!!! Hahaha… É preciso ter criatividade sim, mas bom gosto é fundamental!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      09/04/2013

      Eu também gostei de uma das prateleiras, mas tem que ter a ver com o resto do ambiente, né? E não é fácil combinar algo assim…

  4. Cleonice
    09/04/2013

    Manu, eu gosto de pallets, acho que podem dar um charme todo especial ao ambiente. Mas depende. Não imagino usá-los aleatoriamente, fica com cara de entulho. Se for dentro de casa, pinta, enverniza, deixa fofo, moderno, tipo o pufe com estofado cinza. Agora “rusticão”, sei não, tem cara de área externa. Gostei da colocação da Ane: “deve ser usado com moderação”. É uma das ideias para deixar minha área externa mais estilosa. Só não sei ainda se pinto, envernizo ou deixo cru mesmo.
    Beijão!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      09/04/2013

      Acho que pallet tem a ver com área externa, sim. Meu maior porém é sempre pensar em como se limpa isso depois. Enche de teia de aranha por dentro, poeira, lixo. No dia a dia acho que deve dar raiva, isso, sim, rss.

  5. Dedé
    09/04/2013

    Putz, acho muito complicado o uso de pallets na decoração… com criatividade e dependendo do ambiente, até passa, mas tem que ter muito cuidado. Se não fica mesmo parecendo cara de feira… rsrs
    Adorei o post! :)

  6. Juliana Amado
    09/04/2013

    Eu não tenho nenhum pallet aqui em casa, mas eu curto algumas ideias, desde que não me dê muito trabalho para limpar, rs.

    Beijos.

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      09/04/2013

      ESSE é o problema, hahahaha

  7. Eduardo Mendes
    09/04/2013

    Acho que pallet acaba tendo mais fama do que realmente merece.
    Fica muito bonito num cenário montado, mas na prática é bem diferente, tipo desfile de moda mesmo.
    Ninguém fala que o tamanho dele é padrão e que você tem que desmontar e montar de novo pra adaptar ao seu projeto, nem que a maioria vem bem sujo e que, além de lixar, vc tem que vernizar muito bem. Também tem o fato da limpeza. Já até imagino minha empregada buzinando no meu ouvido que é difícil de limpar debaixo desse trem. Enfim, tenho 4 pallets em casa e enquanto não achar algo que valha realmente fazer, vão continuar guardados. Decoração tem que ser usável, só pra foto não rola não. Beijo Manu, parabéns pela aquisição! hehehe

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      09/04/2013

      Segui sua indicação, Edu! :D

  8. valentina
    10/04/2013

    Gente, e essa cama com a base feita também de pallets? Perderia meus dedos mindinhos do pé em menos de uma semana. A foto da bandeja ficou bem montada e dá pra enganar, mas já pensou um prato de miojo servido sem flores? Nao dá! Essas fotos bem montadas sao um perigo. E adorei o blog que vc indicou. Dei muita risada. Beijo meninas

  9. Ei Manu! Adorei a experiência de participar aqui no seu blog! E fiquei muito feliz pela reação dos leitores! Dá pra ver que muita gente está antenada sobre a utilização adequada dos pallets e que não se deixam convencer fácil!

    A bandeja pra mim é a pior, fico imaginando uma pessoa carregando com coisas em cima. Pallet é pesado né gente! Fora a sujeira da madeira no lençol, ah nem…

    Fiquem à vontade pra acessar o blog e se acharem fotos fails, podem me enviar, ok?!

    Bjão!!!

  10. ELBA
    11/04/2013

    Olha Manu escreveu algo IMPORTANTE demais nos comentários! A questão da limpeza no dia-a-dia. Não moramos num lugar limpo como alguns países podem ser, terra vermelha, fagulha de cana, poluição por fumaça, calor, umidades… tudo isso pode trazer consequencias para saúde! Esse é um ponto pelo qual não gosto da ideia.Outro é: muitas fotos mostram o pallete cru… como “veio ao mundo”, mas e as ferpas? podem machucar! Para quem tem criança é ainda mais complexo.
    Eu particularmente não gosto muito da ideia, algumas coisas que vi são até interessantes como base para futon, ou esse banquinho (ou será mesa), mas realmente, mesmo sendo adepta do faça você mesmo, acho que não faria. A menos que seja algo que realmente valha a pena! Beijinhos!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      11/04/2013

      Olha aí mais um post pro seu blog ;-)

  11. Nathayl Elisa Mucci
    11/04/2013

    hehehehehe, espirrei só de olhar! bj

  12. Alessandra
    12/04/2013

    Gente, Palete é utilizado em transporte nacional e internacional. Quando em comércio internacional ao entrar no Brasil eles devem ter selo de origem ou ser Fumigados com inseticida fortíssimo para matar um percevejo específico. Teoricamente este material é volátil mas eu não faria uma bandeja para comer em um negócio desses. Alguém pode imaginar o que é o porão de um navio cargueiro… Imagina a que sujeiras esses materiais foram expostos? Tudo isso tem que se levado em conta ao se aproveitar esse material ao natural…

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      12/04/2013

      Nossa, Alessandra, muito bem colocado!