Mesas Decoradas (e com personalidade)

Postado por: Manu Mitre
26 de November de 2013

Eu não sei você, mas eu cresci numa família bastante informal e tenho a maior dificuldade de decorar uma mesa para receber pessoas em casa. O que aprendi com minha mãe a vida inteira foi a ensinar o caminho da cozinha (especialmente até a geladeira) para os convidados se servirem, confesso. Por isso, além de ter curtido matar as saudades da  Vivianne e da Lucila, no último sábado eu aprendi um monte com elas num bate papo lá no shopping D&D sobre decoração de mesas.

blogs de decoracao

(Sim! Esse bebê é o Gael, já batendo perna comigo por aí e se aproveitando do colo gostoso da tia Vivi)

O assunto foi riquíssimo, do jeito que eu gosto. Muitas referências e inspirações – desde o jeito austríaco de apresentar os talheres virados para baixo, passando pela formalidade dos banquetes do palácio de Buckingham e acabando na brasilidade de levar a panela de barro à mesa para servir uma deliciosa moqueca. Resumo: não tem só um jeito de servir ou decorar uma mesa, o importante é usar as referências que temos e fazer escolhas que tenham a ver com o evento. Tem regra? Tem. Milhares. Garfo à esquerda ou à direita, guardanapo sobre, ao lado ou acima do prato, taças organizadas de tudo que é jeito, toalha de mesa ou jogo americano. Tenho certeza que a forma que você inventar pra organizar sua mesa vai se encaixar em alguma.

decoracao de mesa colorida

Então relaxa. O segredo é ter muitas referências, fazer escolhas conscientes e imprimir personalidade e significado para o seu evento ficar no clima que você pretende. Aproveita que está rolando lá no D&D a tradicional Mostra Mesas Decoradas e vá garimpar boas ideias pras festas de fim de ano. As fotos deste post são todas de lá. São 23 mesas inspiradas em festas do mundo todo e decoradas por profissionais super bacanas. O resultado é uma grande variedade de estilos e soluções, um prato cheio pra te ajudar a criar coragem pra fazer uma mesa que saia do óbvio. A exposição é nos corredores do shopping e rola até dia 15/dez. Tem uma mesa do Léo Shetman, por exemplo, inspirada na festa Nalukataq, do povo esquimó!

mesa decorada

E, pra te ajudar a explorar tanta coisa diferente, olha as dicas que eu aprendi com as meninas:

Para fazer a conversa fluir

1. Use velas e castiçais baixinhos ou bem esbeltos para não bloquear a visão da pessoa que está do outro lado da mesa. O mesmo vale para arranjos de flores e vasos.

(Aliás, vale tudo pra fazer vasinhos ou castiçais – copos, garrafas, cumbucas, use a criatividade!)

2. Em mesas retangulares, intercale os objetos decorativos com os assentos. Dessa forma, eles não atrapalham tanto a interação entre os dois lados da mesa.

3. Se você optar por fazer o placement (definir o lugar onde cada um vai se sentar) procure agrupar pessoas com interesses comuns.

mesas para festas

 

Use o que você tem SEMPRE

4. Não guarde aquele faqueiro de prata que você ganhou de casamento para uma ocasião suuuuper formal, que você vai receber uma vez na vida (SE isso acontecer). Use o faqueiro lindão, os cristais herdados da avó ou a louça chique de antiquário para eventos menos formais também. A mistura do sofisticado de alguns elementos com a simplicidade de outros pode dar um clima descontraído e ao mesmo tempo elegante. E é tendência!

5. Jogos americanos são práticos para o dia a dia, mas também podem compor uma mesa bonitona. Então não caia nessa de comprar um conjunto sem gracinha, de plástico – aproveite e tenha jogos americanos bonitos, de tecido. Quem disse que não podemos ter uma mesa bacana todos os dias? Afinal, é quando estamos com quem é mais importante para nós ;-)

6. Guardanapos de tecido são uma alternativa viável e ecológica também para o dia a dia. Tenha muitos para usar sempre e elimine os descartáveis. Acumule e lave todos na máquina de lavar roupas, uma vez por semana, por exemplo. Claro que não precisa ser tudo de linho, um bom algodão resolve e já é uma delícia. E, de quebra, você já tem os melhores guardanapos para receber os amigos.

Então, agora, mãos à obra! Vá fazer um passeio no D&D e se encher de inspiração, quero ver as mesas lindas que você vai criar.

 

Exposição Mesas Decoradas

Local: D&D Shopping – Av. Nações Unidas, 12.555, Piso Superior, Brooklin – São Paulo

Data: de 12 de novembro a 15 de dezembro

Fone: 11 3043-9000

www.shoppingded.com.br

Categorias: Decoração, Festas, Inspiração, Mesa, Publicidade, Sala de Jantar
Veja Também
  1. Leticia Paiva
    26/11/2013

    Não acredito que já tem post novo! Bem legal. E sobre os lugares para as crianças na mesa, dá pra deixar a mesa bacana mesmo com uns pratinhos de plástico?

  2. Juliana Amado
    29/11/2013

    Adorei o que você falou sobre os arranjos baixos. Me irrita chegar a casamentos e outros eventos que tem uma árvore ou uma montanha no meio da mesa bloqueando a minha visão.
    Ah, e que delícia essa foto de vocês três com o Gael! ;)

    Beijos.

  3. Vivianne
    02/12/2013

    Amei o encontro, amei a foto, segurar o Gael. Queria ter te visto de novo, mas corri tanto :-/ Sucesso na nova loja!

  4. Marta Reis
    07/05/2014

    Oi Manu, vc sumiu… tudo bem? Beijos, Marta

  5. Adorei a foto de vocês quatro e o post! Na minha casa sempre foi tudo bem informal também, mas acho lindo e muito inspirador comer em uma mesa bem arrumada vez em quando.

  6. Cláudia Telles
    08/10/2014

    Que legal, adorei as dicas, principalmente a do faqueiro. Já guardei um por muitos anos e não valeu a pena. rsrsrs
    Obrigada!