Lareira Ecológica

Postado por: Manu Mitre
27 de November de 2009

Vi na Casa Cor este ano uma lareira com um cartaz ao lado que dizia: “lareira ecológica, não usa gás”. Fiquei intrigadíssima, afinal, sou engenheira química e aprendi direitinho que alguma coisa tem que queimar para aquele foguinho acender.

Trata-se de um conceito antigo na Europa mas que está chegando ao Brasil agora. São lareiras a álcool etílico, ou etanol, aquele álcool de farmácia, mesmo. O bom do álcool é que, além de ser uma energia renovável por vir da cana-de-açúcar, o fogo dele não produz fumaça nem cheiro. E não precisa de gás encanado, chaminés ou exaustores para a instalação dos aquecedores, eles são portáteis. É só colocar o álcool no reservatório e acender. Cada litro de álcool deve durar por volta de 2 horas, segundo um dos fornecedores.

Tem empresa que produz um álcool mais concentrado (99%), com algum aditivo alegando obter chamas mais altas, e aí vende com nome bonito. Eu acho que é uma forma de continuar ganhando dinheiro depois de vender o aquecedor, mas cada um pode experimentar e ver se o fogo fica realmente melhor.

Fato é que esse tipo de produto traz uma liberdade para criar enorme. Pra quem mora em apartamento e adoraria ter uma lareira mas o prédio não tem a infra-estrutura de exaustão – problema resolvido! E em vez de comprar aqueles aquecedores a óleo, feeeeios que só eles, dá pra dar uma incrementada no ambiente.

lareira ecologica moderna

Um ambiente super sofisticado sem ocupar tanto espaço quanto as lareiras convencionais.

lareira ecologica

Tem opções de todo tipo… dá pra colocar em áreas abertas, jardins, restaurantes, spas…

lareira moderna

Olha essa retrô que delícia…

Pra quem ficou interessado, pesquisei alguns fornecedores na internet. Vale a pena ir a fundo para escolher o melhor.

http://www.ecofireplaces.com.br

http://www.artfire.com.br/

Categorias: Decoração, Sala de Estar
Veja Também
  1. Marta Chassot
    26/02/2010

    Fantástico, inovador, moderno…
    Obrigada pela dica!!

  2. Artur
    19/07/2010

    Fabricamos móveis para lareira à ethanol de acôrdo com seu ambiente, com total segurança, e também fornecemos a camara de combustão.
    Qualquer informação nos envie um email- pradamoveis@yahoo.com.br

  3. Creide
    23/10/2012

    Sei nao. Achei tudo muito lindo, mas esquenta mesmo?
    No frio de Curitiba é necessário esquentar de verdade e não apenas enfeitar o ambiente.
    Não diz a quantidade de calor gerado.

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      24/10/2012

      É, Creide, eu nunca tive uma para poder te responder com certeza. É uma boa pergunta a se fazer ao fabricante, caso você tenha interesse em ter uma em casa.
      Abs
      Manu Mitre