Inspiração para Piscinas – Formas

Postado por: Bel Herbetta
07 de May de 2013

Olá, aqui é a Bel Herbetta do Casa Bela Blog! Estão lembrados do post sobre piscinas coloridas que escrevi no começo do verão? Pois é, agora o verão já foi embora, mas não custa matar as saudades e aprender um pouquinho mais sobre piscinas de qualquer forma né?

Então já vimos algumas opções diferentes de CORES, agora vamos ver algumas opções interessantes de FORMAS E MATERIAIS…

Formas:

As piscinas com formatos ortogonais (retangulares, quadradas, etc.) são as mais clássicas, mas os formatos arrendondados e orgânicos também são bastante utilizados. Atualmente alguns detalhes evoluíram para deixar as piscinas ainda mais especiais e gostosas de usar!

Ideias para Piscinas (23)

Formato oval com borda molhada GIGANTE e prainha! Borda molhada são bordas que têm uma inclinação pra parte interna da piscina e ficam levemente cobertas pela água. O efeito não é lindo? Em piscinas com formas orgânicas dá uma sensação de “lago” e o efeito de luminosidade e transparência da água fica ainda mais evidente.

Prainha ou deck molhado é uma área intermediária entre a parte funda da piscina e a borda, que fica submersa por volta de 20cm a 30cm. Nesta área você pode se sentar, deitar, tomar sol, se refrescar, e até colocar espreguiçadeiras, mas sem necessariamente entrar de vez na piscina. Delícia demais né? Costuma ser bastante útil para crianças também, mas exigindo atenção de um adulto, pois a criança pode passar para a parte funda livremente.

Ideias para piscinas (21)

Nesta imagem fica bem claro o efeito da borda molhada. Parece não ter limites entre o piso e a água. É importante neste caso ter uma canaleta entre o piso e a borda inclinada para escoar o excesso de água. Na primeira foto não foi necessário porque tinha grama ao redor da piscina e um borda bem generosa. Uma opção bem comum neste caso (e para piscinas em geral) é a grelha tipo sekapiso.

Piscinas - Borda Infinita

Piscinas com borda infinita já viraram mania. Existem milhões de imagens de cair o queixo de hotéis e casas que usam este recurso. Mas eu quis escolher uma imagem de piscina mais “basiquinha” (tirando essa vista maravilhosa), pra mostrar que qualquer tamanho e modelo de piscina pode ser valorizado por uma borda infinita.

Piscinas - Borda Infinita (2)

A borda infinita é utilizada principalmente quando a piscina está numa posição elevada em relação ao horizonte, emendando a água com a vista (seja céu, mar, montanhas, cidade…). A água transborda por uma mureta abaixo do nível da água, e cai numa calha de captação do outro lado. Mais ou menos como mostra a foto acima.

Ideias para Piscinas (7)

Raias são uma boa opção para quem não tem muito espaço e, claro, deseja dar umas braçadas de vez em quando. Por ser estreita e comprida, em geral é mais fácil de ser “encaixada” no terreno de uma residência comum (principalmente se o terreno for comprido também).

Ideias para Piscinas (1)

Muitas vezes as piscinas com raia também interagem mais com a arquitetura, ficando próximas de muros, paredes e até “entrando” na casa mesmo. O efeito é incrível de ter a água passando ali pertinho, mas é claro que só dá certo em lugares bem quentes o ano todo.

Piscinas - Borda Elevada

Outro detalhe interessante são as piscinas com borda elevada. Pode ser uma borda seca (normal) ou com água transbordando por todos os lados. O efeito é lindo, como se a piscina fosse uma escultura, ou uma fonte.

Ideias para Piscinas (17)

Muitas vezes a piscina toda é elevada em relação ao terreno. É uma boa opção, quando não se pode enterrar, e não sei dizer com certeza, mas acredito que o custo de execução também seja menor. Neste caso você vai precisar elevar também uma área de solário ao redor da piscina e projetar escadas ou rampas que te levem até lá. Olha este exemplo todo em deck de madeira que charme! E o desnível ainda foi aproveitado para criar uma plataforma com futons e almofadas, uma delícia!

O que acharam destes detalhes para piscinas? Qual deles você gostaria de usar? Eu amo todos, adoro piscinas!! No próximo post vou falar de alguns materiais que podemos usar também. Até lá! ;)

Categorias: Área externa, Decoração, Inspiração, Jardim
Veja Também
  1. André Freire
    07/05/2013

    Aquela primeira piscina com linhas curvas pra mim foi a mais bacana. Adorei a tal da borda molhada…

    • Bel Herbetta
      Bel Herbetta
      07/05/2013

      Acabei mostrando mais piscinas ortogonais mesmo, mas também acho que piscinas com linhas curvas são as mais bacanas! Com borda molhada então nem se fala! ;)

  2. Bruno Etchepare
    07/05/2013

    Muito bacana o post, ótimos exemplos das diferentes possibilidades, achei incrível o formato oval com a prainha!

    No Arkpad tem algumas referências interessantes de piscinas, espero que ajude a inspirar os próximos posts! http://www.arkpad.com.br/referencias/piscinas/

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      07/05/2013

      Também foi o que eu mais gostei, Bruno!
      Eu sempre passeio pelo Arkpad buscando inspiração, é uma boa dica, mesmo ;-)

      • Bruno Etchepare
        08/05/2013

        Que legal Manu! Também tenho acompanhado alguns posts por aqui, são sempre muito bons! Agora vou assinar o RSS para não perder nenhum! =)

  3. Juliana Amado
    07/05/2013

    Eu moro em apartamento, então, não adianta nem sonhar. Mas esse post me remeteu às férias e aos finais de semana da minha infância, passados no sítio.

    • Bel Herbetta
      Bel Herbetta
      07/05/2013

      Ai eu também Juliana, passava as férias inteiras embaixo d’água! rs. Tem coisa mais gostosa?

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      07/05/2013

      Eu sonho tanto em construir minha própria casa um dia, você não? Esse tipo de post fica numa gavetinha da minha cabeça que se chama “Um dia…”

      • Bel Herbetta
        Bel Herbetta
        07/05/2013

        Manu, que loucura! Sabia que eu nunca tinha pensado nisso?

  4. TELMA
    15/04/2014

    Duvida, se após a borda de 45cm numa piscina oval precisa ainda fazer uma canaleta para drenar a agua, ou se faz a borda inclinada levemente para piscina? Adorei o site!!