Esqueça aquelas lâmpadas gordas

Postado por: Manu Mitre
16 de January de 2011

Nunca gostei de lâmpada fluorescente. Eu sei que são mais econômicas e ecológicas, e que fazem parte de um processo importante para o mundo. Mas, desculpem, sempre achei feias, grosseiras visualmente. E beleza é fundamental. Mas não era culpa só da lâmpada, ainda hoje as luminárias me assustam.

lâmpadas fluorescentes

Precisa ser assim tão esquisita?

Aí vieram as lâmpadas econômicas, horrorosas, parecendo um cocô branco, pra não dizer objeto de sex shop (crianças, não tentem isso em casa!).

lâmpada fluorescente compacta

Fala a verdade…

Confesso que sempre fiquei dividida entre a consciência ecológica e o bloqueio mental de ter uma coisa tão feia em casa. E a luz sempre super branca, deixando tudo chapado e distorcendo cores. Fora a lerdeza para começar a iluminar de verdade. Enfim, vocês entenderam: nunca gostei.

Mas é possível usar lâmpadas fluorescentes de uma forma bonita.

forro de gesso na cozinha

1. Começando pelas luminárias, hoje em dia temos inúmeras opções para deixar o teto mais “limpo”

forro de gesso no teto

2. Uma alternativa mais barata é fazer um rasgo no forro de gesso e esconder as lâmpadas fluorescentes atrás de um dentinho de 5cm

cozinha moderna com iluminação embutida

3. Sancas invertidas e iluminadas em uma ou duas laterais também fazem um efeito lindo

Mas um fator importantíssimo para a iluminação é o tipo e a cor da lâmpada. As luzes brancas não reproduzem bem as cores e acabam distorcendo e achatando tudo. Procure por um IRC alto (Índice de Reprodução de Cores), geralmente encontradas nas lâmpadas amarelas ou warm white.

parede com quadros em preto e branco

4. Repare como a luz branca deixa tudo meio frio e artificial

Para avaliar a real diferença, outro dia pedi para o eletricista colocar lado a lado uma lâmpada tubular convencional branca e uma T5 amarela, olha o resultado:

lâmpadas fluorescentes

A da esquerda é T5 amarela e a da direita a tradicional tubular branca. Além de ser muito mais fininha e compacta, a T5 emite uma luz muito mais brilhante e agradável

A instalação de lâmpadas T5 exige plugs e reatores compatíveis, mas elas valem o investimento. Por serem mais compactas, as suas luminárias podem ser mais discretas e o rebaixo do teto diminui, quando embutidas em forro de gesso. Como sua luz é mais forte e brilhante, você precisará de menos lâmpadas para a mesma quantidade de luz, além de economizar até 50% de energia elétrica.

teto inclinado

5. Usando a lâmpada correta, conseguimos um ambiente bem iluminado e aconchegante, além de poupar energia

 

Olha que texto bacana na Folha, do meu querido professor Guto Requena: O Futuro da Iluminação

Imagens: 1, 2, 3, 4, 5

Categorias: Cozinha, Decoração, Iluminação, Luminária, Sala de Estar, Teto
Veja Também
  1. Roberta
    16/01/2011

    Muito bom, Manu! E, com projeto que voce fez para mim posso afirmar que o resultado é excelente! Ilumina muitíssimo mais e as lâmpadas T5 deixam o ambiente muito aconchegante. Estas sancas invertidas ficam maravilhosas com esse tipo de iluminação. Um efeito lindo! Todas as pessoas que viram estão elogiando!
    Obrigada! Valeu!

  2. Andre Freire
    17/01/2011

    É realmente impressionante a diferença. E viva a tal da T5!

  3. Ingrid
    18/11/2013

    Olá, conheci a pouco tempo seu blog e estou adorando as dicas…. mas tenho dúvidas em relação a iluminação que estou fazendo na minha casinha rs…. eu tenho sanca fechada, sanca invertida com forro, e estou perdida quais tipos de lâmpadas colocar? Lâmpada dicroica, led? Luz branca ou amarela? qual a voltagem das lâmpadas… são muitas perguntas que eu não sei responder… me ajuda?! rs
    Obrigada

  4. Suse Portes
    08/12/2013

    olá, acabei de descobrir seu site e o estou devorando! tem informações realmente úteis e didáticas coisa rara de encontrar nos inúmeros blogs/sites de decoração… estou lendo os posts sobre iluminação e gostaria de entender como se faz a iluminação de um ambiente sem o uso da forração de gesso para embutir as luminárias: como providenciar a iluminação geral e que recursos usar neste caso (trilhos, abajures, luminárias de teto?)e que tipos de lâmpadas são mais indicadas (no caso da T5, ela se encaixaria num projeto desse tipo ou existe uma substituta para ela nesse caso? )o uso de trilhos seria um recurso para a geral, ou um substituto para as dicroicas (para destaque)? como vê muitas dúvidas,se puder sanã-las agradeço imensamente. Obrigada.