Sua Casa Aqui: novidade chegando!

Postado por: Manu Mitre
15 de January de 2013

Tenho o maior orgulho de dizer que respondo todos os e-mails que recebo de leitores aqui do blog. Dá um trabalhão, mas eu adoro. Geralmente são dicas rápidas, pequenas sugestões para aquele ambiente que parece que falta alguma coisa, sabe?  Acontece que, muitas vezes, as dicas que dou para um podem ser aproveitadas por outras pessoas, então eu resolvi começar a publicar (com a autorização do leitor, claro) pra todo mundo aproveitar um pouquinho as minhas respostas. A nova seção do blog começa hoje!

 

Hoje é dia de mostrar a casa da Tatiana, esta é a sala dela:

E vamos às dúvidas:

1. Errei feio na cor da parede, ficou meio rosa (algumas pessoas até dizem lilás), melhor mudar pra um café com leite clarinho?

A paleta do ambiente é de cores muito próximas – tons de beges, marrons e amarelo. Somente a cor de fundo da parede faz um contraste de verdade. Você escolheu a cor de parede que faz o maior contraste com o restante da sala, mesmo (roxo e amarelo são cores complementares no círculo cromático). Não diria que está errado, mas se sua intenção é algo mais suave e harmônico, a parede lilás não faz parte disso. Um café com leite clarinho é uma alternativa que vai fechar um esquema de cores quase monocromático (vários tons de uma mesma cor), o que pode ficar um pouco formal, mas que tem a ver com o uso do ambiente para receber clientes. Se quiser uma cor mais vibrante para alguma parede, sugiro o laranja, que vai conversar bem com os tons de marrom.

Para escolher uma nova cor de tinta, leve amostras das cores reais que você tem na sala para a loja de tintas – pedaços de tecidos, almofadas, restos de madeira e amostras do piso – e coloque-as ao lado das cores candidatas, uma amostra e uma candidata por vez. Você tem na sua sala diversos tons de marrom- tipos diferentes de madeira (piso, mesa, buffet), tecidos do sofá e das cadeiras – e cada um pode puxar um pouco mais para o amarelo ou para o vermelho. Como a parede vai estar em contato com essas cores, é bom que conversem entre si. As cores neutras (como o marrom e off-whites) sempre têm um tom de fundo, uma cor escondida. Em contato com outras cores, esse tom de fundo acende, você consegue enxergar pelo contraste. Você também pode levar pedaços de papel ou tecido em cores bem fortes (vermelho, azul, amarelo, roxo, verde) para promover esse contraste, tenha paciência que a cor vai aparecer. E tente reparar nas cores que estão na mesma cartela, elas geralmente têm o mesmo fundo.

cores de tintas para parede

Mas ANTES de aplicar a tinta em todo o ambiente, faça um teste. As grandes marcas de tinta vendem potinhos menores da cor escolhida para teste. Desenhe um quadrado de pelo menos um metro de lado em uma parede bem visível (como ao lado da mesa, ou atrás do sofá) e pinte 3 demãos com a nova tinta, deixando cada camada secar bem. Conviva com essa nova cor por alguns dias, analise a variação que ela sofre ao longo do dia, com as mudanças na iluminação. Analise a nova combinação de cores e, se você gostar do resultado, compre a tinta pra sala toda. Faça isso quantas vezes achar necessário, é melhor do que ficar um ano sofrendo com a escolha errada.

2. Onde coloco quadros? Nesse rack acima da impressora? A ideia era colocar prateleiras mas a parede é oca e não as sustenta. Eu recebo clientes aqui nesta sala, então ela é também um escritório.

Você tem uma ótima parede para quadros atrás do sofá e no corredor, por que não? A ideia de apoiar um quadro maior no móvel da impressora é boa, mas verifique se há espaço para que ele se incline o suficiente e não caia pra frente. Outra possibilidade é usar o teto para pendurar o  quadro por cabos de aço, como em galerias de arte. Conheço o sistema STAS, com trilhos. Existem adesivos próprios que aguentam o peso de quadros (até 2,3kg) também, da 3M – linha Command, você cola na parede e pronto, nada de pregos e parafusos. Tem vários posts aqui no blog com dicas para organizar quadros.

decorar com quadro

3. Pensei em colocar uma cortina de voil clarinho, como faço pra ter menos luminosidade quando quero ver tv à tarde, por exemplo? Bate sol ali na sala, no sofá. Não tenho ideia de cor que combine e também que não fique tudo certinho. Vale lembrar que tenho duas belas gatas arteiras em casa

Para não perder a chance de ter uma cortina levinha, se esse é o seu objetivo, use uma persiana rolô por baixo. Ela se esconde facilmente quando totalmente aberta e pode barrar o sol, protegendo os seus móveis e diminuindo a luminosidade. Outra possibilidade é fazer um forro de trama mais fechada e cobrir com um tecido mais decorativo, em trilhos separados. Dessa forma, você pode fechar cada cortina separadamente, de acordo com sua necessidade, mas vai ocupar mais espaço. Há muito tempo fiz um post bem explicativo sobre os tipos de cortinas, dá uma olhada lá.

decoração de cortina e persiana

Sobre suas gatas, a primeira coisa é garantir que elas tenham onde afiar as unhas, como em um arranhador. Assim, a chance de se interessarem pela cortina diminui. Para treiná-las, você pode colar fitas dupla-face na cortina. Se elas tentarem arranhar o tecido, vão se incomodar com a cola e perder o interesse com o tempo. Se nada disso adiantar, procure tecidos mais resistentes, de trama fechada, que também podem ajudar a diminuir a luminosidade. Lonas, brim e gorgurão são bons exemplos. A princípio podem parecer mais pesados, menos delicados, mas você encontra alguns mais fininhos, que vão te dar a leveza que você procura.

______________________________

E aí, gostaram da nova seção? Agora temos que cobrar a Tatiana pra mandar a foto do “depois”, né?

Categorias: Cortina, Decoração, Parede, Pintura, Quadro, Sala de Estar, Sua Casa Aqui, Tecidos
Veja Também
  1. Mariana
    15/01/2013

    Incrível como todos os apartamentos mais novos são iguais! Aqui em casa, a disposição das salas de jantar e TV é idêntica à da Tatiana, sendo que as únicas diferenças estão nos móveis (pois os meus são bem clarinhos).
    Adorei a sugestão de pendurar quadros com adesivos. Como meu apê é alugado, é uma boa ideia!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      15/01/2013

      Pelo menos as soluções podem ser aproveitadas também, né?

  2. Tatiana
    15/01/2013

    Ah minha salinha, fiquei muito feliz de vê-la aqui, ri muito quando li “Mas ANTES de aplicar a tinta em todo o ambiente, faça um teste.” mas é claroooo quem não faria isso? Euuu!!!! rs Bom que vai ajudar muita gente, como a Mariana disse todos os apts novos (e pequenos!) tem quase o mesmo layout. Adorei todas as dicas e prometo sim mandar as fotos das mudanças.

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      15/01/2013

      Boa sorte, Tatiana! Ficamos esperando notícias e fotos ;-)

  3. Marina Paiva
    16/01/2013

    Amei a “sessão” nova aqui no blog. Ideias dicas e sugestões que podem ser aproveitadas por todos.
    Incrível sua capacidade de explicar e nos fazer visualizar aquilo que está dizendo.
    Mais uma vez, parabéns!!

  4. Joyce
    01/07/2014

    Oi,você trabalha com antes e depois da casa das leitoras?