Organizar a casa – como começar

Postado por: Casa da Id&a
06 de March de 2013

organização da casa

Hoje eu convidei uma especialista, campeã do júri acadêmico no Top Blog, para falar  um pouco pra vocês sobre um assunto que eu sou um zero à esquerda: organização da casa. Sim, eu confesso que eu até queria ser mais organizada, a vida fica mais fácil, mesmo. Vejo meu marido, que é o oposto de mim nesse sentido: ele encontra até as coisas que eu perco pela casa. Mas morro de preguiça de começar, e morro de preguiça de ter mil controles e planilhas, e regras pra tudo, simplesmente não é da minha personalidade livre, leve e solta, hehehe.

Por isso eu adorei este texto que a Rafaela Oliveira do blog Organize sem Frescuras fez especialmente para nós. Ela dá dicas preciosas de como começar sem querer abraçar o mundo e promete que depois fica tudo bem mais fácil com três dicas super simples. Vou tentar, e vocês?

 

_______________

POR RAFAELA OLIVEIRA

Como começar a organizar a casa

Para mim, o maior desafio da organização é começar. Com muita paciência e perseverança somos capazes de mudar qualquer coisa. É só respirar bem fundo, contar até 10 e botar a mão na massa! Separei algumas dicas especiais para começar a se organizar:

organizar e decorar

Se você puder escolher um ambiente, escolha o mais bagunçado, aquele ambiente que dá até medo só de ver. Se escolher este por primeiro, o resultado de ordem dará empolgação pra você continuar organizando o resto.

organizar a casa

Seja realista com relação ao que você pode ou não pode fazer. Não é possível organizar a casa toda da noite para o dia, mas é perfeitamente possível arrumar uma gaveta em apenas 15 minutos.

Pense nas chances que uma casa organizada lhe dará: você terá mais tempo e mais espaço para investir nos seus sonhos e aproveitar melhor a sua vida.

Veja o que está dando bom resultado. Se você gostou do que fez num ambiente e ficou satisfeito com o resultado, quando for arrumar outro ambiente faça o mesmo, assim ficará
bem mais simples e prazeroso organizar.

Estabeleça metas simples. “Hoje vou arrumar uma gaveta da escrivaninha e vou parar”.

Organize um cômodo de cada vez. Caso contrário, você ficará tão cansado que nem vai querer mais organizar nada.

organizar a casa

Comece agora mesmo! Nos próximos 5 minutos, recolha cinco objetos e guarde-os no lugar certo (essa é fácil).

Ouça suas músicas prediletas enquanto arruma alguma coisa. Tenho certeza que vai passar o tempo bem rapidinho.

Sabe aquele dia de chuva que não tem nada para fazer e só da vontade de comer? Para não engordar e ainda fazer diversas coisas, organize alguma gaveta ou prateleira ou o ambiente que quiser.

poster keep calm

Ok! Casa organizada e prática! E agora, como mantê-la organizada? Siga estas três dicas para ajudar:

Não ponha de lado – ponha no lugar! Antes de ignorar qualquer objeto encontrado pelo caminho, pergunte a si mesmo se ele está no devido lugar, por exemplo, com as roupas: mesmo que esteja com muita pressa, pense que só levará uns minutinhos para guardar as peças que acabou de despir, bem menos tempo e trabalho de organizar aquela “montanha” de roupas da semana inteira.

Estabeleça regras para toda a família. A união faz a força! Se você está cansado de organizar tudo sozinho, nada mais justo de cada membro da família ser responsável pela sua própria bagunça!

Recolha todos os dias os objetos espalhados. Reserva alguns minutinhos diários e recolha com um cesto ou uma caixa, todas as coisas que encontrar pelo caminho para depois devolver nos seus devidos lugares.

Boa sorte!

Categorias: Armário, Cozinha, Estante, Quarto
Veja Também
  1. Juliana Amado
    06/03/2013

    Boas dicas. Já disse para a Rafa que o meu maior problema são as gavetas da escrivaninha, o meu problema é que não dou conta de uma gaveta em 15 minutos.. tenho mania de ficar namorando os papéis, daí levo horas… e desanimo.

  2. Bel Herbetta

    Adorei as dicas Rafa! Eu sou uma “wannabe” organizada! Eu tento, mais ainda não cheguei lá sabe como é? rsrs… Acho q o desapego ajuda bastante a colocar essas dicas em prática! O difícil é quando precisamos contar com a colaboração de outros membros da casa, que muitas vezes não tem os mesmo objetivos que a gente.. Mas aos pouquinhos vamos conseguindo né? Bjs!

  3. Obrigada Manu e que todos possam aproveitar as dicas que chamo: dicas preciosas para deixar a casa nos “trinques”rs, bjinhos

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      07/03/2013

      O que eu mais gosto é que é realmente “sem frescuras”. Adorei sua participação aqui no blog! Volte mais vezes pra falar com a gente ;-)

  4. Tania Quintaneiro
    07/03/2013

    No fundo, organizar é delimitar os usos dos espaços. Isso funciona na geladeira, nas gavetas, na carteira, no armário… Os espaços mais confusos são sempre aqueles sem destinação…
    Mas quem tem apego em excesso é incapaz de destinar muitas coisas para outros e se livrar do peso que elas representam num espaço já sobrecarregado. A beleza da organização está nessa leveza onde só cabe o necessário.