O segredo das almofadas

Postado por: Manu Mitre
09 de January de 2013

Decorar com almofadas parece difícil. E o momento é perfeito para falarmos disso. Almofadas têm tudo a ver com ritmo, nosso assunto de segunda-feira – elas se repetem, trazem estampas, distribuem as cores pelo ambiente. Também podem contribuir para o equilíbrio através da (as)simetria, que falamos no final do ano passado. E devem reaparecer no próximo post da série dos princípios do design, quando falarmos de harmonia. Deu pra perceber a responsabilidade que elas podem assumir, né? Mas isso não significa que você não vai conseguir fazer uma composição bacana.

Vamos a algumas dicas. Você pode usar a mesma cor do sofá (ou da colcha da cama) para um visual mais clean e elegante. Pode até deixar tudo simetriquinho para ficar formal, equilibradinho. Quem sabe você quer começar devagar e está com medo de errar, né?

como organizar almofadas no sofa

É uma solução mais clássica, sem dúvida. Fique atento se a sensação que você quer transmitir é essa, mesmo, de tudo organizadinho e perfeitinho, parecendo capa de revista. Eu (euzinha aqui, tá?) não tenho coragem de sentar num sofá desses, vai que a dona da casa reclama que eu tirei do lugar. Mas, às vezes, a intenção é deixar o ambiente bem formal, mesmo, aí vai fundo! Para dar uma graça a mais, use a mesma cor mas mude a textura – se o sofá for opaco, use um tecido brilhante, por exemplo.

Se você curte simetria, mas quer dar uma alegrada, pode usar mais cores e texturas. Há quem use um número par de almofadas, como das fotos acima, mas tem gente que prefere um número ímpar para dar uma quebradinha na seriedade, como nas fotos abaixo. Nesse caso, use as almofadas iguais sempre espelhadas, duas a duas, e deixe a menorzinha no meio. Essa é a regrinha 2-2-1 (2 iguais e maiores nos cantos, mais 2 iguais por cima, mais uma no meio).

Você também pode ignorar a ditadura da simetria perfeita e dar mais leveza e informalidade para um ambiente que, mesmo assim, ainda pode ser sofisticado e elegante.

como organizar almofadas

Ou fugir dessas regrinhas e criar uma combinação só sua.

almofadas estampadas

mistura de estampas

almofadas preto e branca

decoração com almofadas

parede verde esmeralda

Imagens: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10

Categorias: Almofadas, Decoração, Inspiração, Sala de Estar, Sala de TV, Sofá
Veja Também
  1. Ludmilla
    09/01/2013

    Adorei o post!! Tenho uma loja de decoração e você está sempre contribuindo comigo, e logo, com minhas clientes também.. rsrrs!!! Gostaria de agradecer pelo convite do pinterest, muito obrigada!!!!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      09/01/2013

      Que bom, Ludmilla! Quero ver fotos da sua loja com as almofadas arrumadas agora… rsss

  2. Ddannys
    09/01/2013

    Nossa….toda vez que vou em alguma loja de decoração saio com alguma almofada debaixo do braço rsrs meu marido diz q eu tenho algum problema rsrsrs. Peraí q eu vou mostrar seu post pra ele e sair pra comprar mais algumas rsrsrsrs

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      09/01/2013

      Almofadas e luminárias são uma compra infinita, rss