Como usar tapete redondo?

Postado por: Manu Mitre
25 de April de 2013

Outro dia surgiu essa dúvida no Workshop: “é verdade que só pode usar tapete redondo em quarto de bebê?”. Pelamordedeus, toda vez que você vir alguma coisa do tipo “só pode do jeito x” ou “tem que ser do jeito y”, desconfie. Tudo pode se for feito com intenção e a escolha for bem pensada. Formas circulares e curvas são mais descontraídas e livres, soltas. Por isso elas dão movimento e graça a quartos infantis. Mas você pode levar essa liberdade para a sala, para o quarto, um hall de entrada ou até sua cozinha ou banheiro.

decoracao na entrada

Uma das funções de qualquer tapete é delimitar espaços, que pode ser o seu cantinho de leitura, seu home office ou uma área para o piano por exemplo.

poltrona eames para leitura

decoracao de quarto com tapete redondo

decoracao com piano

Se sua sala não é totalmente redonda mas tem uma distribuição de móveis mais solta, menos quadradona, um tapete redondo pode reforçar essa liberdade. E se ela for quadrada demais, pode atenuar a seriedade. O tapete pode se ancorar embaixo dos sofás e poltronas, mas pode também ficar descentralizado, meio jogado para um lado, ou central, como que unindo os móveis soltos ao centro.

decoracao de sala moderna
decoracao de sala de estar

Em ambientes integrados que você não queira provocar uma separação pela demarcação no piso, um tapete redondo e pequeno é suficiente para trazer aconchego sem desconectar os ambientes, que permanecem unidos visualmente pelo piso exposto.
sala com tapete redondo

Uma composição de vários tapetes redondos também pode provocar um efeito super interessante com formatos inesperados, criando movimento no ambiente.

tapetes de sisal na sala

Mas a função mais divertida do tapete redondo é de se colocar em lugares inesperados, como se fosse uma gota de tinta que caiu ali. Seja para dar destaque a um cantinho importante, ou que está vazio e sem graça. Quem sabe, simplesmente, dar um toque inusitado na decoração?

tapete redondo no canto

sala branca e azul

Quem se animou a usar um tapete redondo em casa?

Imagens: Houzz, Issuu, Anthropologie, Urban Outfitters, Duplo C Arquitetura, Jonathan Adler

 

 

 

Categorias: Decoração, Inspiração, Móveis e Acessórios, Piso, Sala de Estar, Tapete
Veja Também
  1. Bel Herbetta
    Isabela
    25/04/2013

    Adorei a ideia de usar com uma poltrona pra criar um cantinho de leitura, adorei a ideia de usar no pé da cama, e também aquela sala de estar que o tapete redondo funciona quase como uma “mesa de centro”… Enfim, adorei as inspirações! Acho que é falta de costume mesmo de ver tapetes redondos por aí, por isso parece difícil de usar… Mas pelo que deu pra ver as opções são muitas :) Bjs!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      26/04/2013

      Bora colocar tapete redondo no ap novo :D

  2. Valentina
    26/04/2013

    Adorei!!!! Amei a composicao da segunda foto e a sobreposicao com 3 tapetes.

  3. Rosa Barbosa
    27/04/2013

    AMEI ESTA MATÉRIA!!!Tenho um tapete redondo branco aqui em casa e nem sabia o q fazer, até cogitei a possibilidade de dar a alguém!! Perdeu!!! Já sei como decorar com meu pingo de leite!! kkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      30/04/2013

      Que legal, Rosa! Depois manda foto pra eu ver como ficou? Fiquei curiosa!

  4. Juliana Amado
    29/04/2013

    Eu nunca tive tapete redondo, mas acho lindo. Tenho um oval no meu quarto. Gosto dele, porque como é de crochê e fica perto do guarda roupa, que é planejado, ele quebra essa cara de planejado que tanto me incomoda, e traz um ar de fofurice. Sou leiga, mas creio que um tapete retangular não faria o mesmo efeito.

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      30/04/2013

      Não faz, mesmo… o retangular deixa tudo mais sério, fofurice passa por linhas mais sinuosas ;-)

  5. Eliane
    16/05/2014

    Adorei! Tenho uma pequena sala com uma das paredes arredondada,o tapete redondo ficaria bom?