Micro loft?

Postado por: Débora Foresti
17 de April de 2013

Vou contar um segredo pra vocês: quando eu era adolescente, o meu sonho era morar em um loft em Nova York. Eu seria uma arquiteta super bem sucedida e moraria sozinha (por motivos óbvios de espaço)… haha

Quando vi esse projeto, essas lembranças voltaram à minha cabeça. Lofts, historicamente, são apartamentos que foram convertidos a partir de espaços geralmente industriais. Convertiam-se os andares superiores das fábricas ou depósitos em apartamentos. Esse boom moderno começou nos anos 40 na área do SoHo em Manhattan. Mas só em 1970, depois de tantas conversões, é que aprovaram uma lei para esse tipo de moradia. Óbvio que os empreendedores imobiliários logo viram a oportunidade e começaram a construir apartamentos  novos mas que tinham as características de um loft. E isso acontece até hoje. Muitos dos novos prédios são vendidos como loft, mas só têm características desse tipo de moradia, porque são prédios novos e não conversões.
Enfim, ao projeto:
planta baixa de loft
cozinha de loft
Esse projeto, do escritório Specht Harpman tem, em planta, apenas 39,5m2, mas com um pé direito (altura do chão ao teto) de 7,5m, e que os arquitetos souberam aproveitar muito bem. A solução foi dividir esse espaço vertical em plataformas habitáveis, proporcionando todos os cômodos essenciais e ainda dando a impressão de um espaço aberto, espaçoso.
No piso inferior está a entrada e a cozinha e, subindo alguns degraus, a sala de estar. Acima, se encontra o quarto, que se projeta em balanço sobre a sala e é suportado por vigas de aço. Outra escada leva ao terraço-jardim no telhado.
banheiro em loft
cozinha americana
Os espaços se conectam com fluidez, quebrando a ideia de cômodos separados e diferentes. Na verdade, a única porta dentro do apartamento é a do banheiro! Como o espaço é tão pequeno, cada centímetro deve ser bem utilizado. Por exemplo, embaixo da escada principal estão o banheiro e armários/gaveteiros. Na cozinha, todos os utensílios são embutidos e a bancada da cozinha se transforma no “coração” do sistema de entretenimento da sala.
escada em loft
Os materiais usados foram selecionados para enfatizar as características do projeto. O perímetro é claro, com o tijolo (existente) pintado e prateleiras. Os armários da cozinha e das escadas são laqueados de branco.
O quarto, em balanço, é revestido de madeira escura e é o espaço principal. O piso de madeira escura e os degraus das escadas dão continuidade ao espaço até o terraço.
quarto de loft
Veja as fotos de antes da reforma:
escada de loft antigo loft antes da reforma loft velho para reformar
Bom, eu sou completamente suspeita, eu adorei esse projeto!! As soluções para espaços pequenos são ótimas e o contraste entre claro e escuro foi aplicado com maestria. E vocês? Morariam ou já moraram em um loft? Gostaram das ideias para economizar espaço?
Todas as fotos via Design Milk
Categorias: Branco, Cozinha, Decoração, Inspiração, Madeira, Sala de Estar, Sala de TV
Veja Também
  1. Cleonice
    17/04/2013

    Meudeusdocéu! Que vontade de morar num loft desses! Não tem problema ser pequeno, é lindo e funcional. Ainda daria pra aproveitar mais o espaço com um quarto de criança ou escritório, num mezanino, próximo do quarto de casal. Vou sonhando. :)

    • Dedé
      17/04/2013

      Quem disse que pouco espaço precisa ser uma dor de cabeça, né?? É só ter o projeto certo :)
      Obrigada por comentar Cleonice!

  2. Eugenio Foresti
    17/04/2013

    Tem algum loft para vender em Londres?
    Se tiver, eu vou comprar algum dia.

  3. Chris Lima
    17/04/2013

    Nossa, que lindo! Fui num loft semelhante em Earls Court (sem o terraco) e amei. Nao poderia ter filhos num lugar assim pq sou claustrofobica, mas curto espacos minimalistas. Agora, esta obra deve ter sido cara, ne? Pq eh tudo son medida, nao rola nada da Ikea ai. :/

  4. Bel Herbetta

    To passada com as fotos do antes! Achei que era tudo novinho!
    Essa escada ficou incrível, a cozinha também, acho que a marcenaria teve um papel importantíssimo nesse projeto (como Chris também comentou aí em cima)! Adorei! ;) Bjs!!

  5. Deyse
    14/08/2013

    Oi, que coisa mais linda essa escada. O guarda corpo é de cabos de aço? Procuro idéias para minha escada…

  6. Fiquei encantada com o Micro loft, você esta de parabéns.