Lavanderia também precisa de atenção

Postado por: Manu Mitre
05 de December de 2010

Sim, a área de serviço é um tema de design de interiores, e muito! Ela precisa ser super funcional e, geralmente, temos pouquíssimo espaço disponível para tanta coisa. Além disso, a gente acaba priorizando as áreas sociais da casa e não sobra paciência nem dinheiro para os importantíssimos armários da lavanderia. E tem mais: a lavanderia pode e deve ser um lugar bonito e agradável.

decoracao lavanderia

1. Escada e tábua de passar roupa não precisam ficar encostadas na parede ou no meio do caminho

decoracao lavanderia

2. Uma alternativa para quem não quer investir em armários é utilizar caixas ou potes para guardar os apetrechos da lavanderia. Separe por tipo de uso e por tamanho para evitar aquela cara de bagunça disfarçada.

decoracao lavanderia

3. E olha que ideia bacana para substituir prateleiras, viu que dá pra ser bonito?

organizacao lavanderia

4. Eu adorei esta solução de módulos com rodízios. Super práticos na hora de usar e lindos quando encaixados. A decoração da lavanderia é super moderna tirando bom proveito do preto, do vermelho e da madeira clarinha

decoracao area de servico

5. Uma porta de armário de menor profundidade para guardar a tábua de passar roupa pode ajudar a aproveitar espaços perdidos - repare que tem tomada para o ferro e até lâmpada para ajudar no trabalho.

armario lavanderia

6. Uma solução mais conhecida, e nem por isso menos prática, é a gaveta que vira tábua de passar, mas tenha certeza de que, com ela aberta, você ainda vai ter espaço suficiente para se movimentar na lavanderia.

prateleira area de servico

7. Em vez das embalagens feias de sabão em pó, tente um pote de vidro similar ao que você usaria para guardar mantimentos da cozinha... fica lindo. Mas lembre-se de identificar cada vidro para não fazer confusão depois.

Agora falando de eletrodomésticos, o Brasil tem algumas particularidades. Muita gente ainda prefere as lavadoras de abertura superior, sendo que as de abertura frontal lavam muito melhor, estragam menos as roupas e economizam energia. Ao mesmo tempo nós utilizamos os horrorosos varais, mas que poupam muita energia. São poucos que usam uma secadora (ou lava e seca) para tudo, e a maioria das pessoas nem tem uma secadora em casa, é um luxo para poucos.

armario lavanderia

8. A abertura frontal da lavadora permite otimizar o espaço, colocando a secadora em cima. Hoje em dia temos lavadoras lindas e que merecem ser mostradas, caso não seja o seu caso, você ainda pode escondê-la atrás de portas retráteis.

design lavanderia

9. Mas uma solução mais ergonômica é deixá-las um pouco mais altas, facilitando colocar e tirar as roupas da lavadora e da secadora. Tenha o cuidado de planejar a abertura das portas pensando no momento que você transfere a roupa lavada para a secadora - a da esquerda abre para a esquerda e a da direita abre para a direita. Você pode aproveitar o espaço embaixo com armários, ou comprar um pedestal com gaveta para as máquinas, algumas marcas oferecem esse produto.

10. Varais em marcenaria, muito fofos. Repare na parede azul turquesa, nos metais do tanque, no piso de madeira... não tem cara de área de serviço, né? Com certeza é muito mais agradável lavar roupa num lugar assim.

Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

Categorias: Cozinha
Veja Também
  1. Andre Freire
    05/12/2010

    Quase me deu vontade de lavar roupa… quase… rsrsrsrs.

    • Tania
      06/12/2010

      se segure enquanto é tempo…

  2. Raquel Alvarenga
    19/12/2010

    Adorei o post…. (ok, sou suspeita) – aqui no norte dos States eles nao tem area de servico, entao normalmente a maquina de lavar e a secadora (aqui sim fundamentais) ficam dentro de um armario fechado. Todo mundo se espanta qdo eu abro a porta no meio do corredor a caminho do quarto e de repente… tchanannnn!!! La estao….. hehehehhe

  3. Soraya Sabino
    22/12/2010

    Adorei todas as sugestões.Estarei acompanhando…. Bj!