O que sua casa diz sobre você?

Postado por: Manu Mitre
09 de May de 2013

Nossa casa é a extensão de quem a gente é, do nosso jeito, dos nossos gostos e referências, quem sabe nossa auto-imagem ou até os nossos sonhos e fantasias. O importante é que ela sempre diz algo sobre quem mora ali, mesmo que você não perceba ou tenha feito escolhas conscientes. É que nem a roupa que a gente escolhe a cada dia. Ela escancara nossas emoções e intenções pra todo mundo ver. Um pretinho básico e discreto passa um recado bem diferente de uma mini saia de paetês ou de um longo super estampado. Calça jeans e camiseta também diz algo bem diferente de uma bermuda bege com tênis e meia. Rabo de cavalo, brinco discreto ou maxi colar, bolsa enorme ou celular pendurado no cinto… cada escolha mostra alguma coisa do dono, não é, não?

Eu adoro fazer essas análises no mundo da decoração. E imaginar quem mora nas casas que eu vejo por aí. Quem é aquela pessoa que mora ali, o que faz da vida, se é feliz, se gosta de música clássica ou de heavy metal, se toma vinho ou cerveja, se vai pra balada, se chama os amigos pra jogar Imagem & Ação em casa ou se simplesmente gosta de curtir seu espaço sozinha, em paz. Vem viajar comigo!

poltrona verde na sala

Se eu fosse adivinhar, neste apartamento urbano mora uma família bem sucedida financeiramente, que veio de uma cidade do interior e de uma vida sem frescuras. Eles mantêm a simplicidade como valor e sentem saudades da vista pela janela de uma bela paisagem, da liberdade de uma casa que não precisa de cortinas e de sentir os pés descalços no chão. Carregam com eles somente o essencial, valorizam a arte e a cultura, a tecnologia, uma boa música e um bate papo informal. Arriscaria dizer que trabalham em um jornal ou revista sobre variedades e estão prestes a ter o primeiro filho. Você vê mais alguma coisa?

decoracao classica

Já esta casa de arquitetura super moderna parece inspirada nos antigos palácios luxuosos. Gente de família tradicional e que adora receber festas mais formais, regadas a vinho e caviar. Consigo imaginar que os moradores são um casal cujos filhos já foram morar sozinhos mas voltam para os almoços de fim de semana. Ele pode ser diretor de uma empresa da família e ela uma designer de jóias, será? Ou será que é uma grande família cheia de crianças?

decoracao feminina

Já esta sala me remete imediatamente a uma executiva do mundo da moda, uma mulher moderna e urbana, que faz tudo a pé nas redondezas da sua casa, um bairro bem agitado. Mora sozinha, de vez em quando trabalha de casa, adora ler um livro na companhia do seu mini cachorro e sua diversão favorita é um happy hour com os amigos, sentados ao redor de uma mesinha de metal na calçada, de preferência na esquina da sua rua. Parece com alguém que você conhece?

E o que será que sua casa diz sobre você? Olha pra ela e faz esse exercício, depois conta pra gente nos comentários, adooooro saber :)

Todas as imagens vieram do site de um fotógrafo bárbaro: Max Zambelli

Categorias: Decoração, Sala de Estar
Veja Também
  1. Bel Herbetta
    Bel Herbetta
    09/05/2013

    hahahhah adorei Manu! Quantos detalhes você imagina! Mas realmente dá pra contar uma história… É engraçado quando mostro o projeto do meu apê e as pessoas que me conhecem falam “tá a sua cara!” e eu fico pensando o quê isso significa. Mas enfim, acho que é esse o caminho certo né? Bjs

  2. Juliana Amado
    09/05/2013

    hahahaa, me diverti horrores lendo esse post! Fiquei me perguntando: “o que a Manu diria da minha sala, se não soubesse que era minha?”
    Nunca parei para fazer esse tipo de exercício com salas desconhecidas, mas com ambientes de pessoas que conheço já fiz!

    Beijos.

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      13/05/2013

      Então faz esse exercício com sua casa e me conta o que descobrir??? Quando faço com a minha fico assustada, hahahaha

  3. Rosana
    17/05/2013

    Oi, Manu!
    Cê sabe que sou meio doida, né? Então morri de rir com as minhas invenções de história em cima da suas fotos: 1) Na 1a, eu diria que é a foto de um casal que acabou de se mudar e ainda não teve tempo de decorar nem colocar cortinas… Na 2a. é uma foto de uma família que era rica e agora tá vendendo tudo.. o sofá e os banquinhos ainda não encontraram compradores..e a 3a. é a sala/escri daquele estilista famoso daquela revista super cool. kkkkk!
    Agora falando sério, engraçado que depois de alguns anos separada é que as pessoas começaram a dizer : “Nossa, sua casa é a sua cara!” (o que realmente tbém não sei se é um elogio…rs! mas gosto mesmo assim, pq se tivesse a cara da vizinha eu não iria gostar – a não ser que minha vizinha fosse a Angelina, mas não é..). E o mais interessante foi o processo, que ainda não acabou, de descobrir o que, realmente, eu gosto. Fiquei muito tempo casada e depois que me separei descobri que era outra pessoa, que em algumas coisas meu gosto estava misturado com o do meu ex-marido.. até meus cds tive que ouvir com cuidado para selecionar o que era realmente meu gosto. Isso foi (e é) muito interessante.
    bjos
    Rosana

  4. Fabiana Leal
    20/05/2013

    Amei sua análise e o comentário acima tb achei muito engraçado e interessante! A minha casa era um brinco, toda perfeitinha. Dps tive dois filhos num curto espaço de tempo e hj em dia moro em apê, naquela bagunça organizada q só quem tem criança entende!!! Mas amoooo!
    Bjsss

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      20/05/2013

      Então sua casa diz muito sobre sua vida, né? Eu sei bem que não é fácil, hehehe