A lavanderia da Ju

Postado por: Manu Mitre
17 de June de 2013
Hoje temos uma convidada especial por aqui: a Ju! Ela tem um blog super bacana, o Casa de Amados e participou do nosso Workshop Online de Decoração com um desafio: decorar a lavanderia suuuuuper apertada do apartamento dela. Hoje ela veio aqui contar pra vocês um pouco sobre as mudanças que já fez e o que aprendeu com isso. Inspire-se no clima e nas soluções que ela criou: simples e baratas, mas que fizeram toda a diferença. Graças a um conceito que fazia todo o sentido pra ela.
POR JULIANA AMADO

Quem acompanha o meu blog já deve ter percebido que o que eu mais gosto na decoração é o faça-você-mesmo e de objetos que tenham história ou que identifiquem o morador. Acredito que a casa passa a ter mais personalidade.

Fui aluna da Manu no Workshop de Decor. Antes do curso começar, tínhamos que escolher um cômodo para desenvolvermos o projeto. Inicialmente, pensei no quarto da minha sobrinha. Mas depois do primeiro capítulo, desisti. Seria muito difícil projetar um quarto que ficava em outro estado, tendo um prazo para entregar as minhas lições. Foi então que escolhi o canto mais problemático da minha casa: a área de serviço.

A lição mais marcante do workshop para mim foi a de conceito. Foi a lição mais descontraída, e talvez, a mais difícil também.

Aprendi que a casa de fato tem que ter a personalidade do(s) morador(es). Mas antes você tem que se conhecer. Não, não estou viajando na maionese ou pirando na batatinha, como preferir. Sério, teve momentos em que me senti no consultório de um psicanalista. Manu cutucava a gente, fazia mil perguntas. No primeiro momento pode parecer delírio, mas cá pra nós, é só pensar um pouquinho que faz todo o sentido do mundo. Como fazer a sua casa ter as suas referências se você não sabe quem ou o que você é? Como fazer a sua casa ficar do seu jeitinho, sem saber o que quer?

Eu não me divirto nem um pouco lavando roupa. E a área do jeito que estava, me remetia a hospital, toda branca e apertadinha. Ou seja, nada ajudava. Decidi que queria me sentir no campo, como se lavasse roupa num rio que corre atrás da casa da vovó, sentindo o cheiro do bolo saindo do forno. Queria apreciar aquele momento da água escorrendo pelas minhas mãos, o toque da grama sob meus pés, o cheiro do bolo… um clima bem carpe diem. Pronto, o conceito estava definido.

Já me sinto bem melhor. Os quadrinhos me trazem uma sensação de tranquilidade, de interior, do jeito que eu queria. E as cortininhas amarelo-claro escondem a bagunça e me remetem também ao clima de casa de vó, de interior.

decoracao area de servico

armario area de servico

O balde de alumínio entrou com a função de organizar o que não cabia no armário ao lado do tanque – como água sanitária, amaciante e sabão líquido. Ficou mais apertado do que já era, mas pelo menos ficou mais organizado e trouxe um clima meio campestre para o espaço. O suporte do balde são dois carretéis de fios menores, que pedi numa loja de ferramentas, é ótimo porque não preciso abaixar para pegar os produtos e minhas costas agradecem. Pensei em reformar, mas depois achei que o visual rústico combinou com o meu conceito.

decoracao area de servico

Se já está tudo pronto? Não. Ainda tenho planos de enriquecer o espaço. A janela merece atenção, bem como o espaço acima do tanque. Mas como aprendi com a própria Manu, não precisamos dar conta da decoração inteira ontem. Podemos curtir aos poucos, e isso às vezes dá até tempo de amadurecer nossos conceitos. Como eu trabalho e ainda coloco a mão na massa, aqui em casa as coisas acontecem aos poucos. No maior estilo, um passo de cada vez. Carpe Diem. O lema é aproveitar o que eu consegui fazer hoje!

Categorias: Armário, Cortina, Decoração, Inspiração, Quadro, Serviço, Sua Casa Aqui
Veja Também
  1. Bel Herbetta
    Bel Herbetta
    17/06/2013

    Adorei o depoimento, o conceito e o resultado!! Pouca gente se preocupa com áreas como a lavanderia na hora de decorar, mas um ambiente gostoso realmente pode tornar tarefas chatinhas muito mais agradáveis!
    Será que não dá pra colocar algum vasinho nem que seja pendurado em frente à janela? Ia ajudar no clima de campo!!rs. Bjs!

    • Juliana Amado
      17/06/2013

      Bel, não sei se dá. Mas gostei da ideia, vou tentar!

  2. Elba
    17/06/2013

    Noh!!!! adorei! A cortininha, o quadrinho dos pequenos se beijando. o carretel!!!! Tenho um perdido aqui em casa e nem sabia o que fazer! Ia até compartilhar com o grupo e vem vc com essa ideia genial Juliana!!!!
    Realmente essa área de serviço é MINÚSCULA!!!! kkk Enlouqueceria se fosse minha! Gostei muito! Acho que logo tb escrevo viu Professora Manu!!!
    Beijinho

  3. Juliana Amado
    17/06/2013

    Ah, Manu! Adorei o jeito que você arrumou as fotos! Adorei tudo! =)

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      17/06/2013

      Que bom, Ju, adorei sua participação!

  4. Nina Braz
    18/06/2013

    Oi Manu,

    A Ju é uma querida, além de ser super criativa!
    Adoro o blog dela e sempre acompanho.
    A lavanderia ficou uma graça e o balde com os carréteis,
    roubou a cena!
    Agradeço a Ju, também, por me trazer até o seu blog, que pelo jeito,
    eu vou gostar muito!
    Beijos para as duas!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      19/06/2013

      Oi, Nina, eu também adoro as ideias da Ju :)
      Seja bem vinda!

  5. Mariana
    20/06/2013

    A Ju sempre faz coisas lindas! Adorei as cortininhas e o carretel. Ótimas ideias!

  6. A Ju tem um estilo de decoração que me identifico muito, que é o “casas de verdade”. Nada contra as casas de revista, acho belíssimas, mas é fora da minha realidade, sabe? (e do meu bolso também, importante, haha!). Area de serviço é um dilema, aqui em casa fiz poucas mudanças na minha, mas já ajudou bastante…
    Adorei o seu blog que ainda não conhecia :)
    Um beijo,
    Re

  7. Rose Oliva
    28/08/2013

    Amei o depoimento, as dicas, enfim, podemos transformar cada canto de nosso lar utilizando pequenos toques. Estarei aproveitando as dicas, também tenho uma área de serviço minúscula. O que mais gostei foi o toque sobre conceito e o que é imprimir a nossa personalidade. Parabéns Juliana.