5 dicas infalíveis para decorar varandas

Postado por: Bel Herbetta
26 de September de 2012

Quem não gosta de ter uma varanda supercharmosa para receber amigos e relaxar? A Isabela Herbetta, nossa expert em paisagismo, nos dá hoje cinco dicas para a gente tornar esse ambiente irresistível! Confira!

Por Isabela Herbetta

No primeiro post que escrevi aqui no Casa da Id&a, fiz um apanhado geral com idéias simples para varandas, terraços e pequenos jardins. Hoje vou mostrar um passo-a-passo infalível com 5 pontos para você deixar sua varanda irresistível!

Se sua varanda não é tão incrível como esta, siga estas 05 dicas infalíveis.

01. Crie um cenário.

As varandas em geral são vistas por um único ângulo, como o cenário de um palco. Aproveite para criar uma bela composição, dando profundidade com elementos em todos os planos (do mais próximo ao mais distante).

plantas na área externa

Com qual cenário você quer se deparar todos os dias? Não viva apenas com o plano de fundo.

02. Transforme-a em área útil.

Varandas precisam ser utilizadas, independentemente do tamanho. Pense em um uso (como ler um livro, tomar café da manhã, ver o pôr do sol, falar no telefone, receber amigos, meditar, cuidar de plantas, espiar os vizinhos, etc…) e deixe-a pronta, com móveis e acessórios apropriados.

Alguém ainda acha que sua varanda é muito pequena para um belo café-da-manhã?

03. Disfarce vistas indesejadas.

Nem todo mundo tem uma varanda com 180 graus de vistas agradáveis. Não deixe de usar a varanda por causa disso, bloqueie com maior ou menor intensidade o que estiver te incomodando. Em muitos casos, apenas alguns vasos com plantas altas já tiram a atenção da vista indesejada.

Em casos mais extremos, painéis como este deixam passar a luminosidade e ainda protegem contra o vento!

04. Utilize cor e luz.

Considere a cartela de cores que irá utilizar, não só em móveis, acessórios e acabamentos (pintura, piso, etc.), mas também das flores e plantas. Lembre-se de iluminar o ambiente adequadamente e aproveite para trazer charme extra, com lanternas e iluminação indireta.

Quem não iria querer curtir esta varanda numa noite agradável? Um simples cordão com luzes de natal pode dar todo o efeito.

05. Tenha um elemento-chave.

Na decoração de qualquer ambiente é interessante criar um elemento-chave, aquele que vai dar o “tchan” , sabe? Pode ser só um vaso com uma planta exótica por exemplo, ou um móvel de design, uma pequena fonte, um jardim vertical… Use a criatividade!

Sabe o truque do espelho que a Manu mostrou num post esta semana? Pode ser usado também na varanda: dando amplitude e virando o elemento-chave da decoração.

Para ler o post da Manu sobre Luz e Espelho clique aqui.

Fonte das Imagens: 010203040506

E então, gostaram das dicas? Se não puder aplicar todas, use aquelas que puder. Qual é sua idéia favorita?

Aproveita e dá um pulo lá no blog da Isabela, o Casa Bela, para aprender mais sobre o tema.

Até a próxima!

Categorias: Área externa
Veja Também
  1. Silvia Pereira
    26/09/2012

    Adorei as dicas!!! úteis e fáceis de colocar em ação.. Bjs

  2. Michelle
    26/09/2012

    Amei esse post!!!
    Me caso ano que vem e acabamos de comprar nossa casinha! Inha msm!!!rs
    Sempre morei em apartamento (sem varanda) e agora tenho um pequeno quintal e um pequeno jardim! Quanto espaço!!!
    A ideia é instalar uma churrasqueira no quintal de fundos, p/ tds as churrascadas do fim de semana. Mas ando quebrando a cabeça para pensar no jardim…
    Tem que ser prático(porque passamos muito tempo fora de casa), resistente (porque mato todas as plantas) e útil! Quero criar um tipo de lounge, com cara de praia… Areia, coqueiro, rede, bancos de pallet e um fogo de chão, para as noites mais frias. Assim poderemos receber os amigos além da (pequena) sala!
    Suas dicas sempre me ajudam e as imagens sempre me inspiram!!!

  3. clires
    26/09/2012

    Amei!!!!! bjos

    • Casa da Id&a
      Casa da Id&a
      26/09/2012

      Que bom que gostaram, meninas! Também adorei as dicas! bjs

  4. Claudia
    27/09/2012

    Dicas muito interessantes Bel!

  5. Bel Herbetta
    Isabela
    28/09/2012

    Obrigada meninas, espero que as dicas sejam úteis pra vocês! Michelle, acho que você vai aproveitar bastante seu jardim! Lembre-se que por mais “prático” que seja, um jardim precisa de uma manutenção de vez em quando. Não é você que não dá sorte com as plantas! Conte com a ajuda de um jardineiro pelo menos a cada 3 meses para podas e adubações, e siga os conselhos dele de regas e cuidados que vai dar tudo certo!! ;) Boa sorte!