Série Cozinhas: Decoração ao alho e óleo

Postado por: Manu Mitre
27 de September de 2010

Eu não tenho dúvidas de que o lugar que as pessoas mais gostam de se reunir com os amigos e família hoje em dia é a cozinha. Mas, mesmo assim, fiz uma pesquisa, que está aqui pra você contribuir também.

[polldaddy poll=3807877]

Enquanto ninguém me convence do contrário, resolvi fazer uma série de posts sobre esse lugar tão especial da nossa casa, começando por este :)

Quem acompanha o blog há mais tempo já viu o post sobre cozinha americana AQUI. A cozinha integrada com a sala está cada vez mais frequente justamente porque queremos levar nossos convidados pra dentro da cozinha, às vezes até moramos em um loft. E o mercado de móveis e eletrodomésticos foi se adaptando a essa mudança de comportamento. Hoje em dia, além de funcionais e cheios de tecnologia, os produtos estão cada vez mais bonitos, para que a gente possa receber os amigos com orgulho da nossa cozinha, toda linda.

cozinha branca e preta

Fala a verdade: você reparou que tem uma cozinha no canto direito da foto? Com esse depurador de ar super moderno, preto, e o frontão que segue o padrão do quadro na sala... eu teria orgulho desta cozinha.

Mas você teria coragem de fazer uma bela fritura nessa cozinha?? Ok, ok, não é a comida mais saudável do mundo, mas não dá pra decorar a casa toda achando que a gente nunca mais vai refogar o arroz e tirar o “alho e óleo” da cozinha. TEM que ter um bom depurador de ar ou, melhor ainda, uma coifa, que joga toda a fumaça pra fora da casa por tubulações. Aliás, esta é a diferença entre coifa e depurador, nada além disso. Tem coifa que pode virar depurador, se você não tiver como canalizar toda a fumaça pra fora de casa.

 

Esta "coifa" é, na realidade, um depurador. O duto é somente estético e devolve o ar filtrado para a cozinha. É menos eficiente, tem que limpar ou trocar o filtro de tempos em tempos, mas é lindo, né?

Olha que demais este depurador de ar italiano (Star, da Elica). Coberto de cristais de vidro, funciona como uma luminária, mas abriga o depurador! Lindo, né? A Lofra vende no Brasil, mas é caaaaaro...

Mas vamos falar a verdade: você já viu um depurador (residencial) que sugue toda a fumaça e gordura enquanto você cozinha? Ao redor do fogão ainda fica melado… o frontão, a bancada da cozinha, e o próprio depurador de ar ficam grudentos. Imagina limpar o lindão aí de cima? Inox e esmaltados são definitivamente mais práticos. (Veja comentário da Lofra a este respeito abaixo)

 

 

E vai além da minha capacidade entender como as pessoas conseguem manter as conchas, espátulas, peneira (!) e panelas penduradas assim, de forma decorativa. Me explica? Começa a misturar gordura com vapor e poeira, fica uma nhaca! Confesso que achei linda esta cozinha, mas imagina? Nem depurador tem... E se for para pendurar assim só enquanto cozinhamos, deve pingar tudo. Eca!

Mas e essa ideia do nicho que isola o fogão do resto do ambiente, todo coberto de cerâmica? Depois desse show de horror é mais fácil limpar, é só lavar com mangueira, já pensou? :-P

Outro fator muito importante para quem quer conseguir conversar numa boa enquanto cozinha é o nível de ruído do motor de exaustão. Parece bobagem, mas sabe aquela sensação de alívio que você tem quando desliga um ar condicionado barulhento? É a mesma coisa. A gente começa a falar alto e fica estressado sem perceber. Incomoda, mesmo. Às vezes eu tenho vontade de chutar a minha coifa, que nem é das mais escandalosas. Para eliminar o barulho, existe a possibilidade de instalar o motor do lado de fora da cozinha, do mesmo jeito que funciona com o ar condicionado split, pergunte ao vendedor.

Continue vendo os posts de cozinhas: Ilhas, Armários, Cozinha Americana e Layout da cozinha.

Imagens: Emma’s Design Blogg, Dear Designers, House to Home, Lofra

Categorias: Cozinha, Decoração
Veja Também
  1. Prezada Manu Mitre

    Extremamente úteis as informações postadas sobre coifas em seu site.

    Gostaria no entanto de acrescentar algumas questões que julgo relevantes no processo de seleção de uma coifa:

    - As coifas que funcionam também como depuradores trazem a grande vantagem de dispensarem o uso de dutos externos de exaustão já que após a retirada da gordura do ar pelo filtro metálico o segundo filtro que é de carvão ativado (geralmente opcional) retira também os odores, permitindo que o ar limpo seja direcionado de volta a cozinha. Desta forma não é necessário quebrar paredes, tetos de gesso rebaixado e refazer pinturas no ambiente, o que é frequente após a colocação do duto de exaustão. Sem contar que é muito mais higiênico pois não haverá uma saída externa com gordura escorrendo do duto pela parede externa, o que atrai insetos para dentro do duto e possibilita a entrada de água no mesmo durante chuvas mais intensas.

    - A redução da capacidade de sucção de uma coifa que utiliza também um filtro de carvão ativado para atuar como depurador é em média de 20%.

    - Para se medir a necessidade de sucção de uma coifa deve-se levar em conta a dimensão em metros cúbicos do ambiente onde ela será instalada. Recomenda-se que uma coifa seja capaz de tratar ao menos 10 vezes a quantidade de ar do ambiente. Se o ambiente tiver 50 m3 ele já será perfeitamente atendido por uma coifa com sucção de 500m3 por hora.

    - Uma coifa com potência adequada ao tamanho do ambiente será capaz de sugar e tratar com eficiência toda a gordura que se vaporiza durante o preparo de um alimento.

    - Coifas foram desenvolvidas para retirar a gordura que se transforma em vapor durante o preparo de alimentos em um fogão. Gorduras que espirram em forma líquida durante uma fritura deverão ser necessariamente limpas após o preparo dos alimentos de outra forma.

    - A coifa Elica Star citada na matéria tem sua parte externa em vidro facilmente desmontável em 3 peças para uma prática limpeza em lava louças. Desta forma não é mais necessário limitar a liberdade de escolha a modelos apenas em aço ou esmaltados devido a dificuldades de limpeza.

    - Não recomendo uma cozinha doméstica sem uma coifa em cima do fogão ou cook top, já que limpeza com mangueira é uma prática comum apenas em cozinhas industriais.

    - É fundamental que uma coifa seja silenciosa. Caso contrário existe uma enorme chance de ela se transformar depois em um mero objeto de decoração na cozinha pois nem o proprietário da casa e tampouco a empregada suportará ficar com a mesma ligada ao se cozinhar. Desta forma ela deixará de realizar sua principal missão em uma cozinha que é a de tratar o ar da mesma. Já existem coifas que oferecem baixíssimos níveis de ruído com alta capacidade de sucção.

    - Coifas com longos dutos e motor externo deixaram assim de ser atualmente a melhor alternativa para se dispor de uma coifa silenciosa.

    - E finalmente minha sugestão sobre o nível de ruído é a de que sempre antes de comprar uma coifa se deve ter a oportunidade de vê-la funcionar ao vivo para se avaliar se o seu nível de ruído é aceitável.

    Espero desta forma ter auxiliado sobre uma melhor compreensão sobre o assunto.

    Atenciosamente,

    Carlos Fleischfresser

    • Manu Mitre
      manumitre
      28/09/2010

      Muito obrigada, Carlos! Adicionando um pouco mais de ciência ao post e respondendo perguntas super frequentes!

    • Tania
      30/09/2010

      Nada como a palavra do especialista junto com a do esteta! Assim é que nós, comuns mortais, ficamos bem servidos.

  2. Andrea
    06/12/2012

    Gostaria de saber se vcs conhecem alguma coifa/depurador/exaustor que possa ficar suspensa por cabos de aco, pois a minha cozinha tem o pé direito alto demais e necessito de uma coifa tipo ilha. Grata

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      07/12/2012

      Andrea, acho que o que você procura é um depurador, não? Porque a coifa precisa de uma saída para exaustão, então você teria que fazer um projeto especial para estender a tubulação de ar até o teto… Se for depurador, a melhor coisa é conversar com um instalador autorizado da marca que você for comprar, eles podem te orientar sobre a melhor forma de instalação.

  3. deraldo frança
    30/05/2014

    cara, considerando que a coifas teem dupla função depurador/exaustor, já existem modelos , inclusive com designer arrojado que atendem bem a necessidade da Andrea