E quando a janela abre para dentro?

Postado por: Manu Mitre
21 de March de 2013

Que cortina que eu uso? Sempre recebo essa pergunta de leitores e realmente é uma situação que limita um pouco as alternativas de cortinas. Resolvi fazer este post para mostrar algumas opções interessantes para vocês que sofrem com isso.

Algumas janelas têm a vantagem de ter venezianas que bloqueiam a luz. Se a incidência da luz do sol não for direta, o que pode queimar o piso e os móveis, abandone a ideia das cortinas e use as venezianas e esquadrias a seu favor. Dê um tratamento para que fiquem bonitas e pinte de uma cor que faça sentido para seu projeto de decoração. Janelas coloridas podem trazer um ar alegre ou de fazenda para um apartamento super urbano, por exemplo.

venezianas coloridas

Também é possível instalar brises diretamente sobre os vidros ou persianas do tamanho exato do interior da janela, de forma que ela faça parte, mesmo, da porta ou janela e se movimentem em conjunto. Assim a luminosidade pode ser regulada e a janela fica visível.

cortina do tamanho da janela e porta

Não tem jeito e vai precisar, mesmo, de uma cortina? Uma dica é estender o varão ou o trilho e deixar um espaço extra de pelo menos 30 centímetros de cada lado para que o tecido possa ser recolhido atrás da janela aberta sem amarrotar ou bloquear sua abertura. Se o tecido for muito volumoso ou franzido, aumente o espaço para 40, 50 ou até 60 centímetros. A desvantagem dessa alternativa é que você sempre vai ter a cortina totalmente fechada ou totalmente aberta, não existe um meio termo.

cortina de porta que abre para dentro

Para quem não tem esse espaço extra, persianas romanas ou rolôs também podem ser totalmente recolhidas antes de abertura das janelas ou portas. A foto abaixo ilustra a persiana horizontal justinha na janela e uma persiana romana fazendo um charme por cima.

persiana horizontal com romana

Eu adoro a ideia de usar uma cortina de um pano só, bem leve, e amarrá-lo com uma braçadeira ao centro, filtrando sempre um pouco de luz. Para abrir a janela, você corre a cortina toda para a direita e abra a janela esquerda, depois o contrário. Para isso, você precisa que a cortina corra livremente no varão, não pode ficar presa. Você pode fazer um ou vários panos soltos e dar um ar super descontraído, meio “livre, leve e solto” ao ambiente.

cortinas leves

cortina rosa e lilas

Gostaram das ideias? Quem tem outras sugestões?

Imagens: Houzz, Casa.com, Casa e Jardim e WDicas

Categorias: Cortina, Decoração, Móveis e Acessórios, Quarto, Sala de Estar
Veja Também
  1. Adriana Louro
    06/04/2014

    Olá, gostei muito do seu blog e no momento estou justamente no impasse das cortinas. Tenho duas situações complicadas, uma na sala, outra na cozinha:

    1) Sala – porta em vidro blindex (sem armação, apenas vidro), no sistema abre e fecha (para dentro) e que deixa a casa totalmente sem privacidade, ao lado da porta tem uma janela (quase uma outra porta… rsrs), porém de correr, mas tbm toda de blindex, ou seja, a parede da sala é praticamente inteira de vidro, o que deixa a casa toda à mostra.

    2) Cozinha – porta tbm em vidro blindex (tbm sem armação, apenas vidro), e também no sistema abre e fecha (para dentro). Nesse caso, o problema não é a privacidade, mas o sol, que incide diretamente sobre a geladeira e o armário da cozinha, e como moro no Pernambuco, o sol aqui é causticante, então já viu, geladeira e armário fervem de quente…

    Será que você teria alguma ideia para me ajudar??

    Obrigada,

    Bjsss

  2. Adrianna Castro
    14/07/2014

    Manu, boa tarde. Estou fazendo uma reforma em casa e meu quarto terá a jenela voltada para um corredor lateral com 1:60 m de largura. Este lado do terreno recebe bastante sol da tarde. No lugar da janela posso usar uma porta de vidro de correr com uma pérgola de madeira com trepadeira? Gostaria que você de desse uma idéia. Obrigada

  3. Cortina Romana
    21/10/2014

    Demais, adorei! Estou precisando trocar a cortina da minha sala, mas não sei se coloco uma Cortina Romana ou uma Cortina Prega Macho. Tirei ótimas ideias daqui. Obrigada!
    Beijinhos!
    Claudinha Telles