Cortina no canto

Postado por: Manu Mitre
24 de October de 2010

A Deise deixou um comentário no post de cortinas pedindo uma ajuda mais específica:

Boa noite Manu! Primeiramente parabéns pelo trabalho, dedicação e bom gosto além do carinho que percebi nas suas respostas! Gostaria da sua ajuda…tenho uma janela de canto no meu quarto, coloquei persiana porém ficou o buraco entre as persianas, não me sinto bem parece que sempre tem alguém espiando…risos…vi que vc. respondeu que tem fotos no facebook mas a minha janela é de canto, canto mesmo… de quina pra ser mais exata…vc. tem alguma ideia de cortina que ficaria legal? Desde já agradeço. Abraço

E como a Vanuzia também já tinha me feito uma pergunta parecida:

Manu, boa noite.
Conheci o site e amei, estava na net justamente procurando ajuda para
minha sala e te mandei duas fotos que dá pra vc ver. Tenho uma janela de canto,
em uma das paredes fica a porta e uma das laterais da janela. É uma sala
de 31m quadrados. Gostaria muito que vc me explicasse como deve ser essa
cortina, pois não estou achando muitas iguais para eu ter uma noção.

… levantei algumas imagens de boas ideias para esse tipo de janela, vamos ver o que vocês acham.

quina cortinas

1. Utilizando trilhos vocês podem fazer uma cortina de tecido. Para tampar a quina da janela, um trilho vai até a parede e o outro termina um pouco antes. As pregas ajudam, com um pequeno excesso de tecido, a "unir" as cortinas.

cortina janela no canto

2. A cortina romana pode ser instalada nos dois lados da janela e, para evitar o problema que a Deise tem atualmente com as persianas, tomem o cuidado para que o suporte não seja mais largo do que a cortina e que ambos suportes se encostem na quina.

cortinas no canto

3. Outra possibilidade é embutir os trilhos das cortinas e deixar um mais distante da janela do que o outro. Funciona bem para painéis, mas a cortina romana tem um aumento significativo de volume ao ser aberta, portanto uma cortina vai empurrar a outra, deixando-a torta.

Janela canto cortina com varão

4. Vocês ainda podem utilizar varão, mesmo. Usem duas cortinas franzidas para que o excesso de tecido tampe o canto da janela. Os dois varões devem se encontrar na quina, sem ponteira, como da foto superior, ou você pode procurar conectores tipo cotovelo para unir os varões.

5. Existem acessórios específicos para instalar cortinas em canto ou em ângulo, como cotovelos articuláveis e argolas que passam pelo suporte do varão. Assim vocês tem certeza que as janelas ficam 100% cobertas.

Imagens: 1, 2, 3, 4, 5 e 5

Categorias: Decoração, Quarto, Sala de Estar
Veja Também
  1. Rosane
    25/10/2011

    Oi poderia me dar uma orientação . Tenho no meu quarto uma janela de canto do outro lado da parede fica o ar condicionado.a janela tem 2m50cm de largura.Devo utilizar varão ou trilho? porque se for varão não ficará estranho a cortina, que não irá até a parede?Aguardo resposta se possível.bjs.

    • Manu Mitre
      25/10/2011

      Rosane,
      por favor dê uma olhada na sessão de Dúvidas, tem uma pergunta justamente sobre isso! AQUI
      Obrigada
      Manu Mitre

  2. cristina garbel
    05/02/2012

    Ola Manu, gostei muito das sugestões que você deu e quero aproveitar para pedir sugestão de cortina para o armário de alvenaria que pega toda a parede da cozinha com várias prateleiras, tendo vão para geladeira, TV e microondas. Futuramente vou colocar portas, mas agora vou ficar na cortina , mas não sei que varão utilizar, acessórios etc., quanto ao tecido, vai ser de algodão estampadinho, eu mesma vou confeccionar, mas a escolha do varão está me consumindo … rsrs, você pode me ajudar? Cris

    • Manu Mitre
      06/02/2012

      Oi, Cristina
      Você pode fazer com cabo de aço, fica discreto e é flexível para facilitar instalação e conseguir chegar com a cortina até os cantinhos. Vá numa loja de construção (tipo Leroy Merlin, C&C ou Telhanorte) e peça ajuda ao vendedor para encontrar os acessórios.
      Abs
      Manu Mitre

  3. Waldinete Ferreira Xavier de Lima
    15/04/2012

    Excelente! Muito obrigada, pois estava procurando saber como colocar uma cortina em parede de vidro com formato em angulo de 90°.

  4. leocádia magnabosco
    23/05/2012

    olá manu adorei os modelos de cortinas, parabéns!!!
    minha casa esta quase pronta, e ainda não sei como fazer as cortinas na minha sala,
    tem janela de vidro no canto e gostaria de por uma onde vai para o corredor, minha sala é
    lilás claro com uma parede mais escura..
    q cores posso usar??
    obrigada!!!!

    • Manu Mitre
      25/05/2012

      Leo,
      pode usar taaaaaantas cores diferentes, rss. Use sua imaginação e, se precisar de inspiração, dê uma olhada na página de dúvidas frequentes. Tem uma pergunta especificamente sobre como escolher cores para cortinas, tapetes, etc.
      Bjs
      Manu Mitre

  5. jose eduardo de oliveira
    29/09/2012

    Gostaia de receber informaç~es por e-mail com fotos…pois preciso de cortinas com curvas e de canto…sds obrigado.

  6. Barbara Villela
    01/10/2012

    Olá!

    Preciso da sua ajuda! Meu quarto tem 2 janelas de canto, queria comprar uma cortina de rolo blackout, mas o modelo que eu achei não sobra tecido, será que vai ficar bom?

  7. neuza cota
    23/03/2013

    Meu quarto tem 2 janelas. COMO OSSO COLOAR CORTINAS IGUAIS, DIFERENTES POSSO COLOCAR ESTAMPADAS. AS DUAS TEM QUE SER IGUAL?

  8. silvia helena
    07/10/2013

    Onde posso encontrar cantoneiras articuladas para cortinas franzidas?

    • Manu Mitre
      08/10/2013

      Silvia, procure uma loja especializada em cortinas na sua cidade!