Como organizar os quadros na parede

Postado por: Manu Mitre
15 de November de 2010

Sinto te decepcionar, mas não tem regra. E não tem porque o conceito do seu ambiente pode não ter nada a ver com o que alguns ditam como padrão. Por isso eu resolvi mostrar o efeito de diferentes distribuições de quadros nas paredes para você se inspirar. Antes de mais nada, como sempre, é importante ter em mente qual o conceito do seu ambiente, que sensação você pretende transmitir: se ele é formal, despojado, moderno, aconchegante, ousado, clássico, etc.

Para quem não sabe por onde começar, deixei umas dicas ao longo do post. Mas atenção: elas não são regras e não funcionam para conceitos mais ousados.

distribuição de quadros na parede

1. Qual foi o objetivo de quem pendurou os quadros nesta composição? Que sensação te provoca?

Começando pelo mais simples: o tamanho do quadro. Quadro pequeno em parede grande parece menor ainda. Parede pequena com quadro grande também parece menor, espreme o quadro e diminui o ambiente.

E para que as obras possam ser apreciadas elas precisam ser vistas. Não é confortável que as pessoas tenham que levantar a cabeça para ver os quadros. Eles devem estar pelo menos na altura dos nossos olhos. Mas, se você tem 2 metros como meu marido, não se esqueça que os olhos do resto do mundo ficam pelo menos uns 40cm mais pra baixo. Um quadro alto demais se desconecta do restante do ambiente.

como pendurar quadros

2. Os quadros são tão desproporcionais em relação à parede que ficam perdidos. Estão muito acima da linha de visão e totalmente desconectados do restante do ambiente. Se eles estivessem mais juntinhos e mais perto do sofá, esse efeito diminuiria.

quadros na sala

3. Duas alturas distintas na mesma sala - o quadro da esquerda está mais próximo do sofá e na altura dos olhos, mas talvez seja um pouco pequeno para a parede. O da direita foi centralizado no espaço livre da parede. Desta forma ele fica acima da nossa linha de visão e parece independente do restante do ambiente. Repare que o da esquerda deixa mais aconchegante.

Dica 1: Quando pendurar quadros acima de móveis, tente ocupar aproximadamente 2/3 da altura “livre”  da parede, e deixe uns 10cm entre a base do quadro e o móvel. Desta forma ele não se desconecta e você não esbarra sem querer no quadro.

Dica 2: Para um visual mais equilibrado, centralize o quadro em relação ao móvel.

Mas, eu não resisto, veja o que foge desses padrões, abaixo, como também dão certo.

parede rosa

4. Os quadros estão deslocados para a esquerda, e não centralizados com o sofá, compondo um ambiente nada tradicional. O que não significa que está errado, muito pelo contrário, tudo a ver com o conceito proposto

quadros pequenos

5. Da mesma forma, quadros pequenos e muito altos podem ser pendurados de forma proposital, e não fica legal?

quadros simetricos

6. Um lembrete: a linha dos olhos é outra quando estamos sentados, e se queremos apreciar os quadros nesses momentos, eles devem ficar também mais baixos

7. Um cantinho de leitura, e seu quadro correspondente

Mas para quem tem quadros pequenos e não quer inovar muito, agrupá-los de forma organizada faz o mesmo papel de um quadro maior.

quadro na sala de jantar

8. Simetria total - quadros do mesmo tamanho, com as mesmas molduras e temas. A distância entre eles é sempre a mesma e, juntos, formam um retângulo, como se fosse um quadro grande. E eu amo esse cachorro fazendo pose

organizar quadros na parede

9. Uma boa ideia para transformar os desenhos dos seus pequenos em uma coleção de arte

Dica 3: Para conseguir o efeito acima, a distância entre os quadros não deve ser muito grande para não desconectá-los visualmente. Tente não ultrapassar 2 ou 3 dedos, dependendo do tamanho da composição total.

10. Você pode fazer um quadrado ou retângulo mesmo com quadros de tamanhos diferentes

11. Uma composição criativa - assimétrica mas super equilibrada

Dica 4: O alinhamento ajuda a equilibrar a composição. Tente alinhar os próprios quadros pelo centro de cada um (que devem estar na linha dos olhos), pelas suas bases ou pelas linhas superiores. Vale usar prateleiras para apoiar os quadros também.

layout de quadros

12. Não é necessário fazer tudo alinhado ou simétrico. Organize os quadros pensando em distribuir o "peso" visual - tamanhos e cores

Dica 5: Antes de furar paredes, teste como vai ficar. Coloque cada quadro da composição sobre papel kraft, risque em volta do quadro (no formato e tamanho de cada um) para recortar. Depois cole na parede e vá brincando com a composição até achar uma que te agrade.

Dica 6: Faça a composição com os quadros no chão para garantir que a distribuição visual de cores e texturas ficou legal.

Geralmente buscamos harmonia visual ao distribuir os quadros em uma parede, por isso o uso de simetria e alinhamento ajudam. Mas não se prenda a isso, sua criatividade pode te levar a lugares muito mais bacanas.

organizar quadros na parede

13. Fotografias de tamanhos parecidos, colocadas lado a lado, sem espaços. Nenhuma regra, e ficou demais.

E se você tem um quadro de muito significado, que você queira dar destaque, ele tem que chamar a atenção para atrair o olhar das pessoas. A harmonia e o equilíbrio visual podem matar essa intenção de criar um ponto focal.

quadro na cabeceira

14. O quarto todo branco deixa o destaque para o coração montado com fotos, o ponto focal do quarto

Como você organiza os seus quadros? Compartilhe suas fotos na nossa página do Facebook AQUI.

Imagens:

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14

Categorias: Decoração, Quarto, Sala de Estar
Veja Também
  1. Audrey Ribeiro
    02/05/2011

    Amei tudo que vi aqui…parabéns…

  2. Mariza
    26/08/2011

    ARRUMEI A MINHA SALA…FICOU 10!!! AMEI!!OBRIGADA!!

  3. Davi Silvestre F Martins
    22/10/2011

    Manu, amei o post! muito bom!
    To pensando em conhecer mais sobre arquitetura, algum curso pra indicar?
    bjo
    Davi

    • Manu Mitre
      23/10/2011

      Oi, Davi, muito obrigada!
      Você quer estudar arquitetura ou design de interiores? Mora onde?
      Manu Mitre

  4. Celma Barbosa
    11/01/2013

    Adoro quadros,amei todas as fotos e sou fixada em decoração de interiores.

  5. Laila
    13/06/2013

    Adorei as dcas e as fotos, obrigada!

  6. Carlos
    27/08/2013

    E se o quadro for daqueles em que a figura do painel é dividido em três, dando efeito de recorte? A dica é a mesma dos quadros com desenhos infantis, dois ou três dedos entre eles?

    • Manu Mitre
      28/08/2013

      Carlos, quando o quadro foi feito para ser exposto em partes, é importante verificar com o artista como ele planejou esse espaço. Se você não conseguir essa informação, eu faria no olho, testando, mesmo.