Dicas para aproveitar liquidações de decoração

Postado por: Manu Mitre
01 de August de 2013

Você é daqueles que pede a Deus que te tire o bom gosto ou te dê mais dinheiro? Ou você sonha (sofrendo) com aquela cadeira de design que (você acha que) não cabe no seu bolso? Seus problemas a-ca-ba-ram. Loja de arquitetura e decoração também entra em liquidação. Inclusive aquelas sofisticadíssimas. Sério. E hoje começa uma imperdível para quem está em São Paulo: o Bota-Fora D&D. Os descontos chegam a 60% e as lojas de lá são top de linha. Juro, não dá pra perder. Inclusive se seu objeto de desejo é uma simples almofada ou um porta-retratos. Por isso eu resolvi dar algumas dicas para vocês aproveitarem bem essa oportunidade, não gastarem dinheiro à toa e voltarem pra casa bem felizes. Presta atenção:

1 – Leve sua casa com você

A memória da gente é traiçoeira e hoje em dia quase todo mundo tem um smartphone com câmera, use-o a seu favor! Tire fotos dos ambientes da sua casa, preferencialmente com boa iluminação natural. Acredite: na hora que você está na loja, na frente de um super-desconto-mega-tentador, você se esquece que tem uma poltrona bem ali onde você imaginava encaixar aquele lindo baú. E joga dinheiro fora.

Pra não ter dúvida se o tapete vai ficar pequeno, se vai caber aquela cômoda ou se o rack não vai invadir o corredor, marque as medidas de tudo – tamanho das paredes, altura das janelas, largura de portas, as dimensões dos móveis, tudinho. Existem mil aplicativos que fazem isso, eu uso o MyMeasures. Aliás, fiz um post uns tempos atrás com várias alternativas bem úteis para este momento, corre lá pra dar uma olhada depois.

apps de decoração

2 – Tenha foco

Faça uma lista das suas reais necessidades e sonhos de consumo. Isso não significa que você vai sair comprar tudo, mas pelo menos te ajuda a manter o foco no mais importante e a não esquecer de nada. Já anote prováveis medidas ou cores de cada item, isso vai te ajudar a preparar o seu olhar e pinçar justamente o que você procura no meio de tanta alternativa.

Se o destino já estiver definido, verifique (e priorize) quais lojas você vai visitar. No D&D, por exemplo, você vai encontrar desde material de acabamento, cubas e misturadores, bem úteis para quem está no meio de uma reforma, mas também vai ver lojas de móveis, cortinas, roupa de cama e banho, eletrônicos, e até uma que só vende antiguidades. Planeje bem quais são sua prioridade de visita, considerando sua lista de necessidades e sonhos, para não perder o que mais te interessa.

Para não se arrepender depois por ter entrado no cheque especial, eu também recomendo estabelecer um teto de gastos. Estude direitinho quanto dinheiro você tem e pode gastar. Ou quanto está disposto a investir neste momento. Se tiver uma noção de preços fora de liquidação de cada produto da sua lista, anote também. Assim você consegue fazer uma avaliação mais racional na hora da decisão pela compra.

3 – Esteja aberto e preparado para o novo

Pode ser que apareça um tapete im-per-dí-vel e que não esteja na sua lista de prioridades, ou que uma simples almofada se torne uma obsessão, permita-se.

Está na dúvida? Dê uma voltinha, tome uma cerveja especial no quiosque Mr. Beer ou um frozen no Tutti Frutti (que também está com desconto durante o Bota-Fora), respire. Sente um minuto e releia sua lista e seu limite financeiro, olhe bem as fotos da sua casa e medidas de onde se encaixaria essa nova possibilidade. Pergunte-se: por que eu quero tanto esse fulano? Tem a ver com o conceito da minha casa? Cabe no meu bolso? O preço está bom? Talvez a cor não seja ideal – dá pra pintar ou forrar? E, mesmo assim, continua valendo a pena?

Às vezes um simples objeto nos faz parar pra pensar que o sofá pode mudar de lugar, que a mesa lateral pode ir pro quarto e que o quadro da sala tem que ir pro escritório. Faz parte do processo criativo e passear em lojas de decoração é um exercício e tanto para isso. Com as fotos e medidas de tudo na mão você vai conseguir avaliar se essas ideias são realmente viáveis ou se não passam de um delírio consumista. Menos chance de se arrepender depois – tanto por ter levado pra casa algo que não dá certo, como por não ter comprado algo que teria feito toda a diferença. E dá-lhe remorso desnecessário.

4 – Vá logo

Liquidações têm mais alternativas no início, todo mundo sabe disso. Não deixe pra última hora que você pode perder o melhor da festa. Leve seu celular, com bateria carregada e com todas as fotos e medidas, pegue sua listinha de prioridades com seu limite financeiro, não se esqueça de levar uma trena e use sapatos confortáveis. Pesquise no mapa o melhor caminho e vá. Se você se preparar bem, vai valer a pena, pode ter certeza. Depois me conta como foi.

logo bota fora

19a. edição do Bota-Fora D&D

Quando: 1° de Agosto a 18 de Agosto

Endereço: Av. das Nações Unidas, 12.555, Brooklin – (Marginal Pinheiros, próximo a Ponte Estaiada) Informações: Tel.: (11) 3043-9000 / 3043-9650 Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h às 22h; sábado, das 10h às 21h e domingo das 14h às 20h (horário especial)

http://www.dedshopping.com.br/

http://www.botafora.wtc.com.br/

Twitter: @dedshopping

Facebook: ddshopping

 

 

Este post recebeu o incentivo de uma empresa, mas pode ficar tranquilo. Tudo que a gente publica aqui no Casa da Id&a é elaborado com o mesmo critério de sempre e representa a nossa verdadeira opinião. Quer saber mais, veja nossa  Política de Transparência e Respeito ao Leitor.

Categorias: Decoração, Móveis e Acessórios, Publicidade
Veja Também
  1. Bel Herbetta
    01/08/2013

    Adorei as dicas! Não só pra liquidação mas pra sempre quando for comprar coisas para casa (e tirando a primeira dica, pra quando for comprar qualquer coisa!).
    Acho importante mesmo estar sempre de olho nas lojas, no que está faltando ou precisando renovar em casa, senão a gente acaba se acomodando e com o tempo vai ficando tudo meio “caidinho” não é verdade? Aí depois só fica mais complicado correr atrás do prejuízo! Com certeza época de liquidação é a melhor hora pra se fazer isso ;) Bjs!