Cantinho de brincadeira

Postado por: Casa da Id&a
28 de November de 2012

Quem nunca sonhou, quando criança, em ter um cantinho onde adultos não são permitidos? Estamos falando de mini-mundos, onde é possível passar horas brincando sozinho ou com os amigos. Pode ser uma casa de bonecas, uma casa na árvore, um clubinho. O importante é que o espaço permita que os pequenos soltem a imaginação bem longe.

casa de bonecas, casinha no quintal, cantinho de estudoscanto de estudos

1

Um cantinho no quintal pode ser aproveitado para se construir uma casinha de sonhos. Uma simples estrutura de madeira foi erguida para que a parte principal ficasse no alto, para dar mais emoção para quem vai brincar ali. A casinha não tem nem porta e sim um grande pano, que faz lembrar uma cabana. Lá dentro, mesa e cadeiras coloridas que remetem a uma pequena sala de aula ou cantinho de estudos.

As flores do lado de fora dão um charme especial. Tá aí a chance das próprias crianças plantarem e aprenderem a cuidar de plantinhas.

casa de bonecas com escorrega

2

Uma boa ideia para casinhas mais altas é usar a escada para a subida e um escorregador para a descida. Um mini parquinho no quintal, uma diversão mais do que garantida.

canto para brincadeiras, para os meninos brincarem, casinha, clubinho

 3

Encher a casinha com mini móveis e eletrodomésticos para transformá-la em um lar para as bonecas é a versão mais tradicional. Mas já pensou em fazer da casinha um pequeno castelo medieval, onde são realizadas as reuniões dos cavaleiros e cavaleiras? Quantas aventuras podem ser boladas em um lugar assim?

casas em árvores, casinhas coloridas

4

Para quem tem espaço e condições, construir uma casa na árvore é algo mágico. Imagina, então, construir mais do que uma, distribuir entre os filhos, primos e vizinhos, e montar uma pequena cidade em miniatura, como nos filmes de elfos e gnomos?

cabana no quarto

5

E se você não tem espaço fora de casa, não precisa desanimar. No próprio quarto, ou em um cômodo que esteja sobrando, é possível fazer uma pequena cabaninha com um pedaço de pano que vai ajudar a liberar a imaginação da criança e deixá-la feliz com um cantinho só para ela.

Eu projetei essa casinha aí em cima para ocupar o espaço abaixo da escada em um consultório de odontopediatria. Ela foi feita em mdf e pintada com esse azul turquesa super alegre. No lado de dentro, o piso foi forrado com EVA. Almofadas coloridas, mesa pequena e bolsas para revistinha são úteis para organizar os brinquedos e as brincadeiras. Do lado de fora, um tapete de tiras de lycra foi usado para compor o “gramado”. A cerca e o telhado de plaquinhas também são feitos de mdf. A luminária pendente pode ser o sol ou a lua, vai depender na imaginação dos pequenos. Reparem no charme do gato de pelúcia no telhado. Um mimo, não?

Imagens: 1/2/3/4/5

Categorias: Área externa, Decoração, Inspiração, Jardim, Madeira, Quarto, Quarto de bebê, Quarto infantil
Veja Também
  1. CREIDE J SANTOS
    29/11/2012

    Amei este post.
    Se tivesse filhos pequenos e morasse em uma casa, certamente copiaria alguma dessas sugestões.
    Parabéns!

  2. Taynã
    04/01/2013

    Tenho 11 anos e sempre sonhei com uma casa na árvore, mas esse sonho não poderá ser realisado, o que tenho em casa é um pé de manga, que não serviria para fazer uma casa na árvore, e nem tenho madeira o suficiente, e mesmo se tivesse acho que minha mãe não aceitaria. MAS A IDÉIAS SÃO MARAVILHOSAS, ADOREI!!!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      04/01/2013

      Oi, Taynã! Faz uma casa embaixo da árvore, da escada, da cama, de onde der! Bjos

  3. Nubia Hernandes
    18/12/2013

    Preciso de uma divisoria no formato de casinha, medindo 2,95 X 2,70. Você faz? Grata.