5 Dicas para Vender sua Casa

Postado por: Manu Mitre
15 de April de 2013

Quer atrair compradores pra sua casa? Deixe que ela fique bem sem graça. Mesmo. Gosto é que nem bunda, gente. Digo isso porque esses dias dei uma passeada em anúncios de imóveis pela internet e quase caí pra trás com as fotos que vi. Eu consigo abstrair, ignorar a casa bagunçada e imaginar como ela ficaria se fosse minha. Mas não é assim com a maioria das pessoas. Por isso resolvi organizar algumas dicas bem básicas que podem fazer a diferença e atrair mais gente para visitar sua casa ou apartamento à venda (ou que você quer alugar). E, assim, aumentar suas chances de vender seu imóvel mais rápido e por um preço melhor. Se vocês curtirem, posso fazer mais posts sobre o assunto, tá?

1. Tire boas fotos

As fotos são muito importantes para despertar o interesse por conhecer pessoalmente a casa. Elas são seu cartão de visitas. Então nada de foto tirada de celular, tremida ou escura. Capriche!

sala escura

Dá alguma vontade de morar aí? Consegue imaginar como essa cozinha é espaçosa e tem bons armários?

2. Faça uma descrição interessante do seu imóvel

Você precisa fazer uma boa propaganda do seu produto e provocar no leitor uma vontade irresistível de conhecer o imóvel pessoalmente. Descreva os aspectos mais importantes e destaque os pontos fortes da casa. Lembre-se que uma boa propaganda é honesta sem ser ingênua.

3. Estabeleça um preço adequado

Quem estabelece o preço não é o nosso amor pela casa ou o quanto precisamos do dinheiro, mas o quanto as pessoas estão dispostas a pagar por uma casa similar. Quem está procurando imóvel para comprar ou alugar vê inúmeras alternativas todo dia e já tem uma percepção clara do que é caro ou barato. Se sua casa estiver cara demais, você vai afugentar bons compradores, se for barata demais pode levantar suspeita de que há algum problema, e é sempre importante manter uma margem mínima de negociação. Nada irrita mais do que um vendedor que não aceita nada.

parede colorida

4. Arrume a casa

Conseguiu agendar uma visita? Prepare sua casa para receber pessoas importantes. Arrume a cama, guarde a roupa que está pendurada no varal, lave e guarde a louça, organize os brinquedos das crianças, deixe o banheiro limpo. Lembre-se que algumas pessoas gostam de abrir os armários, então esteja preparado para isso também!

apartamento a venda

Fala sério: dá vontade de morar aqui?

bagunca na decoracao

5. Deixe a casa bem sem personalidade

Parece estranho, mas a casa ter muito a sua cara pode atrapalhar. Os compradores querem se sentir à vontade e tentam se imaginar vivendo ali, o que já não é muito fácil. Por isso não dificulte ainda mais a vida deles. Fotos do seu casamento, as paredes rabiscadas pelos pequenos artistas, o quadro que seu marido pintou de você grávida, a parede vermelha e o espelho no teto, os posters do Justin Bieber que sua filha pendura pelo quarto, os milhões de badulaques espalhados pela casa… tudo isso pode fazer muito sentido para a sua família e te encher de alegria, mas não vai ajudar comprador nenhum a se sentir em casa.

decoracao feia da sala

Quem nunca pisou numa casa e quis dar meia volta sem nem ver o resto? Seguindo essas 5 dicas, suas chances de conseguir um cliente rapidamente aumentam muito!

Categorias: Decoração, Pelo Mundo
Veja Também
  1. Bel Herbetta

    Acho ótimo tocar nesse assunto Manu! Quando estava procurando apartamento tinha verdadeiro terror de ficar vendo essas fotos horrorosas, e muito menos tinha vontade de visitar tais lugares!! Mas essas fotos que você selecionou estão caprichadas hein! rsrs….
    Vejo que em outros países é comum até fazer uma pequena reforma na casa antes de colocar à venda, para deixar mais neutra, parecendo mais iluminada e espaçosa. Vale à pena gastar “x” para vender mais rápido e talvez até por um valor maior, concorda?

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      15/04/2013

      Vale MUITO a pena! Você economiza depois porque vende mais rápido – é menos condomínio, menos IPTU, menos tudo. Fora que a chance de vender mais caro também é bem maior…

  2. Dedé
    15/04/2013

    hahaha Adorei! Acho o post super válido!
    Olha, em Londres tem gente que até contrata fotográfo, além de dar essa geral que a Isabela falou aí em cima… Acho super válido e o retorno vale a pena!
    Beijocas!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      15/04/2013

      Tem uma profissão que só faz isso: prepara os imóveis para ser vendidos ou alugados. Se chama Home Staging.

  3. ELBA
    15/04/2013

    Estou passando por isso. Exatamente por isso! De Maceió para outro estado e apenas através da internet. É horrível criar expectativas para comprar ou alugar e quando vai ver, não tem foto, ou a foto é horrível, não são fotos suficientes para ter uma visão melhor da casa. E quando tem a bagunça e a sujeira então? Tipo casas que eram alugadas para repúblicas estudantis?!! affff dá vontade de chorar e muitas vezes nojo só de pensar no quanto de trabalho vai dar só para arrumar e limpar! As pessoas poderiam ser mais conscientes mesmo!!!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      15/04/2013

      Pois é, e de repente uma dessas casas até poderia ser ótima pra vocês, né? O vendedor perde boas oportunidades por besteira…

  4. martaReis
    15/04/2013

    Adorei :) ótimas dicas!!! Manu vc poderia fazer um post com dicas para quem quer comprar um apê ou casa? É uma sugestão! Beijos

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      15/04/2013

      Boa ideia, Marta! Vai entrar pra minha listinha aqui ;-)

  5. Malu Ribeiro
    21/05/2013

    Excelente post e quando vejo essas fotos em sites de imobiliárias, acho um absurdo. Fico indignada por profissionais desse ramo não terem a percepção de tirar boas fotos e fazer um site atraente para essa finalidade. Afinal de contas a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      21/05/2013

      Pois é, Malu, pior que ninguém sai ganhando com isso… perde o proprietário que demora a vender, o comprador que demora a encontrar e perde boas oportunidades que passam despercebidas, e perde o corretor que perde tempo…