Varandas, Terraços e Pequenos Jardins

Postado por: Bel Herbetta
21 de November de 2011

Com o nascimento da Alice, ando meio desbaratinada mas não podia deixar vocês na mão, né? Aproveitei a oportunidade para apresentar a Isabela Herbetta e seu blog, o Casa Bela. A gente primeiro se conheceu virtualmente mas até já fez projeto juntas. Uma vez eu escrevi no blog dela também, falando sobre meu apartamento, lembram?

Agora é a vez dela falar da sua especialidade: paisagismo. Aproveitem as dicas e vão lá conhecer o Casa Bela também, é bem bacana!

Olá, eu sou Isabela Herbetta do Casa Bela Blog! Estou muito feliz com a oportunidade de escrever para vocês leitores do Casa da Id&a, e um pouco intimidada também! Rsrs… Afinal admiro muito o trabalho da Manu, e também acompanho o blog dela de pertinho como vocês.

Sou arquiteta, trabalho com paisagismo e também adoro o mundo de design de interiores. No meu blog falo um pouquinho sobre tudo isso, para mim está tudo relacionado: projeto é projeto, ideias são ideias e ambientes são ambientes, não importa se é do lado de dentro ou de fora da casa.

Por isso achei perfeito o tema deste post: Varandas, Terraços e Pequenos Jardins. Estes ambientes, intermediários entre o interno e o externo, podem ser deliciosos se bem aproveitados, principalmente agora no verão, mas também deixam muita gente de cabelo em pé na hora de decorá-los.

Já cansei de ver casas lindíssimas e bem decoradas com varandas semi-abandonadas, me dá uma dor no coração! Com algumas boas ideias e um pouco de inspiração, podemos tirar ótimo proveito destes ambientes e viver um pouquinho mais perto da natureza!

Algumas sugestões para dar aquele pontapé incial…

parede de tijolinho e banco de madeira

VASO COM FRUTÍFERA+BANCO

Um bom paisagismo que cabe em qualquer espaço, uma ideia simples e graciosa.

Repare também nas cores e acabamentos: Piso em mosaico português bege, parede de tijolos, banco em madeira e vaso vitrificado chocolate. A árvore é uma Jabuticabeira.

limoeiro na varanda

Um vaso com frutífera é sempre uma boa pedida. Na imagem o Limão-siciliano.

vasos de plantas no banco

Um banco de jardim servindo como centro da composição e apoio para vasos.

quintal pequeno

MESA+CADEIRAS

Um pequeno jardim, com inspiração para qualquer tamanho.

Um conjunto de mesa e cadeiras nos chama para aproveitar a área externa. Que tal tomar um café da manhã, apreciar um fim de tarde e jogar conversa fora sentado ali?

As plantas com tamanhos, formas e texturas variadas, ocupam o espaço e dão vida. Caso contrário o ambiente ficaria vazio e árido.

Uma boa pedida para quem não quer cuidar de grama, ou onde não bate sol suficiente para ela se desenvolver bem, são as pisadas de concreto, e seixos ou pedrisco solto sobre o solo.

mesa area externa

Outro exemplo de jardim “selvagem” com mesa, cadeiras coloridas e ombrelone para proteção do sol.

varanda apartamento com vasos de plantas

VASOS TERRACOTA+ESPÉCIES VARIADAS

Varandas precisam de vasos, isso é fato! Na minha opinião, quanto mais, melhor! Um jeito fácil de não errar na composição é utilizar vasos com o mesmo acabamento. Para isso os vasos terracota são perfeitos: têm baixo custo e podem ser encontrados para vender em qualquer lugar.

Sobre os acabamentos, temos muita madeira no piso, paredes e forro.

fachada com plantas

VASOS TERRACOTA+REPETIÇÃO DA ESPÉCIE

Mesma ideia, mas com fórmula um pouquinho diferente. Diversos vasos com lavanda emolduram a porta de entrada. Espécies de forma e porte menores para criar um belo efeito precisam estar presentes em maior quantidade. Sempre crie grupos de pelo menos dois ou três vasos com a mesma espécie.

decoracao varanda moderna branco

MÓVEIS DE JARDIM+ACESSÓRIOS COLORIDOS

Terraço muito aconchegante, utiliza espreguiçadeira tipo “preguiçosa”, bancos em alvenaria com almofadas coloridas e toques de cor em vasos e lanternas. Não tenha medo de mobiliar e decorar também sua varanda ou terraço. Pesquise móveis e tecidos que sejam próprios para a área externa, existem muitas opções atualmente de móveis em madeira tratada, plástico e tecidos impermeáveis. É um bom local também para quem quiser arriscar o uso de cores mais fortes.

varanda decorada

ÁREA DE PISO+ÁREA VERDE

Em jardins residenciais, acredito que o grande segredo está em saber dividir o que será área de piso e o que será área verde. Muita gente coloca piso em tudo (um crime!!) e outras pessoas não colocam piso em nada, mas acabam abandonando o jardim por falta de uso. Para que o jardim seja utilizado e apreciado, precisa ter áreas de integração e circulação, como caminhos, decks, bancos e mesas.

quintal colorido

CORES FORTES+CORES ESCURAS

Para áreas externas o uso de cores funciona um pouco diferente de áreas internas. Por ser um ambiente naturalmente mais rústico, com materiais mais “pesados” como pedra, tijolo, madeira e maior luminosidade natural, pode ser tratado com maior exuberância.

Cores fortes como pink, laranja, roxo, verde; e escuras como preto, marrom, azul marinho, verde musgo, podem e devem fazer parte do cenário. Uma ótima cor para pintar muros externos é o Verde Musgo, que assim se mescla à vegetação.

sofa com plantas

PLANTAS ALTAS+ÁREA DE ESTAR

Principalmente em varandas, plantas altas são as melhores amigas para resguardar a privacidade, proteger do barulho e criar um ambiente mais “verde” em meio à cidade.

Resumindo: use e abuse da sua área externa! Com muito carinho, inspiração, cores e idéias. Tenho certeza que o resultado será ótimo.

Espero que tenham curtido o post! Foi um prazer escrever para vocês. Quem quiser mais dicas sobre paisagismo é só passar lá no Casa Bela!

Abraços para todos e especialmente para a Manu&Baby!

Até a próxima,

Arq. Isabela Herbetta.

Categorias: Jardim
Veja Também
  1. Raquel L Amaro
    23/11/2011

    Isabela, tem isso…É uma mistura de arquiteta, bruxa e sábia. Sensível à beça, intui, pesquisa, aperfeiçoa, escuta…Sempre teive ´receio´ de arquitetas, até conhecê-la. Daí mudei de idéia, no ato!!! E com esse post tem como não enlouquecer???? Lindo!!!!!

  2. Tânia
    03/06/2012

    Amei todas as idéias!Muito obrigada pelo lindo trabalho!

  3. isabelaherbetta
    03/06/2012

    Tânia, que bom que gostou das idéias! Muito obrigada por deixar seu comentário!

    E eu ainda não tinha deixado também uma resposta para a Raquel, que eu agradeço sempre por toda força que me dá, ela me mima demais! rs…

  4. Elizabete Torres Sapia
    06/10/2012

    Simplismemte amei esses pequenos jardins!

  5. Elizabete Torres Sapia
    06/10/2012

    Simpismente amei esses jardins!