Os jardins da Mostra Casa Black

Postado por: Bel Herbetta
25 de July de 2012

Por Isabela Herbetta

Semana passada postei lá no Casa Bela o ambiente que mais gostei da Mostra Black e deixei pra comentar por aqui sobre os jardins! Minha parte favorita, é claro…

Os paisagistas que participaram tiveram propostas bem diferentes, por isso vou comentar sobre os três projetos e depois vocês me falam qual o preferido! Combinado? E no final ainda conto como traduzir a inspiração da mostra em idéias para sua casa.

1. Gilberto Elkis

O clássico paisagismo residencial, revisitado e sofisticado. Uma grande piscina domina o espaço, mas não se engane, ela é revestida de pedra Água Marinha com solário em Mármore Travertino Anticato, ultra chique.

A vegetação é densa e tropical, criando composições onde nenhuma espécie se sobressai à outra, como uma coleção escolhida a dedo.

O mobiliário é colorido e moderno, criando cantinhos de estar bem convidativos junto ao jardim, complementados com incríveis vasos de pedra da Indonésia, lanternas e fogueiras.

Como levar este jardim para sua casa?

Plantando (em vasos ou no chão) diversas espécies diferentes de folhagens, com alturas variadas, fazendo um jogo de formas, padrões e texturas verdes. Criar um contraste com a vegetação densa através de áreas amplas e abertas, com móveis modernos e áreas de estar soltas pelo ambiente.

espreguiçadeiras dentro da piscina

pufes para área externa

piscina com jardim iluminado

Imagens: UOL

2. Alex Hanazaki

Um jardim mais arquitetural. Neste projeto se sobressai o desenho do paisagista, composto de áreas bem demarcadas de deck, pedra, água e plantio.

Algumas espécies são utilizadas como elementos de destaque, como as grandes cerejeiras de 50 anos de idade, enquanto temperos variados (hortelã, manjericão, salsinha, alecrim, etc.) forram canteiros ortogonais.

O mobiliário e cobertura se mesclam à paisagem, utilizando madeira rústica, metal e corda.

Como levar este jardim para sua casa?

Utilize uma espécie de destaque, como uma árvore bem ornamental, em alguns pontos-chave do ambiente, de preferência alinhadas. No restante da área, crie composições bem definidas pelo desenho e repetição de uma mesma espécie. Móveis e outros revestimentos bem rústicos e naturais.

jardim com árvores em canteiros

cobertura de jardim

canteiros com temperos

Imagens: UOL e Luciana Giuliani

3. Luiz Carlos Orsini

Neste projeto o foco está no percurso que exibe espécies exóticas. Como em um jardim botânico, o paisagista convida o visitante a admirar mudas raras de visual interessante e em geral desconhecido, em grandes conjuntos.

Todo o restante é neutro deixando o foco nas plantas, um caminho de pisadas de pedra, forrações bem rasteiras, e um lounge descontraído e sem excessos.

Como levar este jardim para sua casa?

Escolha algumas espécies que sejam raras e bastante exóticas. Crie grupos com elas, sem misturá-las, de forma que possam ser observadas e admiradas. O restante do espaço não deve competir a atenção com as plantas, mas também podem ser utilizados alguns móveis de visual inovador.

jardim com caminho de pedras quadradas

sala ao ar livre

casa de cachorro em formato de ovo

Imagens: UOL

E então, qual o estilo preferido de vocês?

Categorias: Jardim
Veja Também
  1. Vera Sá
    25/07/2012

    Lindíssimos! Ao vivo devem ter sido um encanto.

    • Bel Herbetta
      isabelaherbetta
      25/07/2012

      Oi Vera! Que bom que passou por aqui! Ao vivo os jardins deviam ser lindos mesmo, mas eu também só conheci pelas fotos, uma pena! Abs!

  2. Renato Prudencio Pereira
    17/03/2013

    Eu vou todo ano na casa cor de são paulo desde de 2006 , e já vii muito projeto do Gilberto Elkis , mas embora não fui na mostra black igual a esse como ele mesmo batizou de tropical exótico me surpreendeu.Nos jardins da casa cor ele vai mas num contemporâneo e clássico cheio de topiaria que é sua marca .E agradeço pelo blog Isabela não conhecia e gostei das suas dicas e sempre darei uma olhadinha , abraços .

    • Bel Herbetta
      Bel Herbetta
      23/07/2013

      Oi Renato! Que bom que está curtindo os posts.

      Realmente o estilo de jardins do Gilberto Elkis mudou bastante daquela época com referências clássicas e topiaria. Atualmente acho que ele está fazendo um estilo mais “tropical organizado” que é muito bonito!!

      Abraços

  3. Mariane
    21/07/2013

    Nesta penúltima foto pare que o jardim é coberto por uma pedrinha escura. Que produto é esse? Parece bom pois evita o barro, gostaria de saber o que é. Parabéns, está lindo o site!!!

    • Bel Herbetta
      Bel Herbetta
      23/07/2013

      Oi Mariane, muito legal você ter reparado neste detalhe!

      Não consigo identificar exatamente o que foi utilizado neste caso, mas deve ser pedrisco ou mini casca de pinus!

      O pedrisco tem de vários tamanhos e cores e pode cobrir o solo em áreas sombreadas, de circulação ou pisoteio. Geralmente é utilizada uma camada de 10cm e por baixo vai uma manta geotêxtil (chamada bidim) para que ele não se misture com a terra (exatamente o que vc falou, evita o barro!).

      O mesmo vale para a casca de pinus (ou casca de árvore), existem vários tamanhos e serve para cobrir a terra. Geralmente é utilizada embaixo de árvores e arbustos onde não pega nenhuma forração (como grama etc.).

  4. mailon
    06/03/2014

    muito bonito mas que bonito maravilhoso un sonho eu gostaria de ser comvidada para nadar na quela piscina maravilhosa eu e minha irman daria tudo por essa casa