Tendências em revestimentos – Outras

Postado por: Manu Mitre
18 de March de 2013

A fidelidade de imitações e as texturas 3D são, sem dúvida, as tendências mais claras e marcantes em termos de revestimentos que eu pude ver na Expo Revestir. Mas eu também percebi alguns movimentos que me pareceram uma direção comum de várias marcas. Vem comigo!

Brilhos metálicos

Pastilhas cromadas estavam por toda parte e em diversos formatos. Placas cerâmicas e pastilhas com acabamento fosco, cromado, prateado, dourado ou em bronze insistiam em aparecer em cada stand, trazendo sofisticação aos novos materiais. Superficies que combinavam texturas interessantes em acabamento metálico, ligas metálicas em forma de pastilhas, um monte de novidades legais.

Influência da azulejaria portuguesa e ladrilhos hidráulicos

Releituras de ladrilhos hidráulicos com texturas em alto relevo ou em cores e formatos pouco usuais surpreendiam. Combinações de imitação de madeira com ladrilhos hidráulicos já vêm prontas em placas de porcelanato. Ou grandes placas que simulam uma composição de vários azulejos ou ladrilhos facilitam a reforma mantendo a proposta estética do material original.

Outras tendências e novidades

Sustentabilidade e simplificação na instalação são conceitos cada vez mais importantes e novas ideias pipocavam por toda parte. As placas estão cada vez mais finas, o que evita o quebra-quebra da reforma e diminui o impacto ambiental. Algumas propostas interessantes de materiais feitos do reaproveitamento de cerâmicas, vidros de eletroeletrônicos e restos de lâmpadas fluorescentes mostram que esse caminho leva a resultados lindos, além de mais ecológicos. Pisos de vinil para áreas molhadas ou laminados que podem ser instalados com simples soluções de encaixe são novas alternativas.

Além disso tudo em revestimentos, o stand da Deca me surpreendeu com louças marrons, uma pegada retrô que eu realmente não esperava. Ainda são produtos conceito e tenho dificuldade em acreditar que muita gente vai comprar a ideia, mas sem dúvida é uma proposta ousada! Já os metais em dourado e bronze estavam até demorando para chegar.

Sempre aparecem vários lançamentos em parcerias com designers famosos e reconhecidos em mercados complementares como o da moda, das artes plásticas, arquitetura ou design de produto. Apesar de não considerar o Romero Britto um novo Picasso, como ele mesmo gosta de repetir, achei interessante a linha criada por ele para a Pamesa. Além das ilustrações facilmente reconhecíveis, o uso de cores primárias sólidas e em pois ou listras é uma linha de azulejos mais pop que pode dar um bom caldo para quem souber usar.

 

Categorias: Acabamentos, Banheiro, Cozinha, Decoração, Dourado, Inspiração, Madeira, Metais, Parede, Pelo Mundo, Piso, Porcelanato, Prateado, Quarto, Sala de Estar, Vidro
Veja Também
  1. Bel Herbetta

    Realmente o marrom não era pra estar caindo em desuso e sendo substituído pelo cinza? Mas eu confesso que AMEI as louças nesta cor e foscas, achei lindo! E as pastilhas metálicas também adorei… Acho que sabendo usar fica muito bacana! To com problemas pra decidir os pisos lá do apê, vou fazer um post e quem sabe você que tá por dentro das novidades me ajuda…

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      18/03/2013

      Eu achei o acabamento fosco realmente bonito, mas o marrom ainda me remete aos banheiros da década de 70-80, e de um jeito não muito positivo, rss. Vamos falar de materiais, sim :)

  2. ESMERALDA ANDRADE
    09/07/2014

    oNDE POSSO COMPRAR PAPEL IMOTANDO O BRONZE OU O LATÃO LAVRADO PARA FORRAR PAREDE?

    ESMERALDA