E os rodapés?

Postado por: Manu Mitre
19 de February de 2013

Quem já trocou o piso da casa sabe que, em algum momento, surge a pergunta do vendedor para a qual a gente nunca está preparado: e os rodapés? São muitas opções e qualquer um fica confuso sem saber qual escolher. Vem que eu te ajudo.

A função do rodapé é dar acabamento à instalação do piso. Falando um bom português, ele esconde os cantinhos mal acabados da madeira, do laminado, da placa do porcelanato. Por isso ele não é estritamente necessário em alguns pisos, como o cimento queimado. Nesses casos você até tem a possibilidade de usar cantoneiras de metal embutidas na parede, deixando um minúsculo vão entre piso e parede, como uma sombra. Isso faz com que a parede se descole do piso e pareça suspensa, é um efeito bem interessante.

piso de cimento queimado

via

Ele pode assumir a função de esconder a passagem de fios e cabos ou disfarçar as tomadas baixas. Ele também ajuda na limpeza e protege as paredes de levarem algumas vassouradas. Mas, o que a gente às vezes esquece, ele também faz parte da decoração e tem um papel estético muito importante. São como molduras de um quadro e podem ajudar a dar destaque ao restante do ambiente ou ser, ele mesmo, o destaque.

Ele pode ser do mesmo material que o piso ou pode ser pintado da mesma cor que a parede, mas também pode ser de outro material e pintado de cor diferente da parede. Pode ser só um cordãozinho, ter 5 ou 7 centímetros, mas existem os rodapés de mais de 20 centímetros de altura. As combinações de material, cor, tamanho e acabamento são inúmeras e podem trazer efeitos bem diferentes. Vamos analisar isoladamente cada fator para que você consiga decidir que combinação você precisa.

Material e cor

O rodapé é uma transição entre piso e parede, e você pode buscar uma transição mais suave usando cores próximas às do piso ou paredes. Quando é da mesma cor do piso, ele pode funcionar como uma extensão dele. Com isso, ele pode enganar nossos olhos, fazendo o piso parecer um pouco maior.

rodape pequeno

via

Da mesma cor que a parede, ele vai ficar camuflado e funcionar apenas como uma moldura que dá prioridade ao conteúdo do quadro. Nem por isso ele precisa ser pequeno e sem graça.

lavabo vemelho

via

Os rodapés também interagem com os batentes de portas, e guarnições, podendo ser como uma continuidade deles, integrando tudo como uma grande moldura.

rodapes combinam com batentes de portas

 via

Se ele for diferente do piso e da parede, ele vai ser um ator independente, que pode conversar com os demais elementos de forma harmônica ou provocar um contraste proposital. Ele também pode ajudar a dividir claramente o piso da parede.

parede pink rodape azul

via

Tamanho

O cordão é realmente bem fininho e tem um impacto visual menor, passa quase despercebido, principalmente se estiver na mesma cor do piso. Rodapés de 5 centímetros aparecem um pouquinho mais, mas não chamam tanto a atenção, são como um retoque, um cuidado a mais na decoração, trazem aconchego e informalidade. Em ambientes pequenos eles funcionam bem por não cortarem visualmente a parede, mas isso não é uma regra.

sala contemporanea

via

Os maiores que 10 centímetros começam a aparecer bastante e ganham um papel mais relevante no clima do ambiente. Podem trazer um aspecto de sofisticação e seu destaque fica sutil em ambientes muito grandes.

rodape em parede preta

via

Acabamento

O tipo de desenho do rodapé deve ser pensado em conjunto com as linhas que você vai escolher para seus móveis e acessórios. Linhas retas e pouco trabalhadas trazem um aspecto mais clean e minimalista, discreto. Linhas rebuscadas, abaulamentos e curvas são mais femininas e românticas.

É a melhor hora de fazer o paralelo com a moldura de um quadro. Você quer seguir o mesmo estilo da imagem emoldurada ou criar um contraste? Pense como “imagem emoldurada” a parede, o piso e a decoração do ambiente como um todo. Um ambiente super rococó pode até usar um rodapé retão, provocando um estranhamento por diferença e, com isso, destacar um móvel antigo encostado na parede. Seguir o mesmo tipo de linhas do restante do ambiente é uma alternativa mais harmônica.

decoração quarto casal

via

Faça combinações de tamanho, cor e formato pensando nos efeitos que você quer provocar e traga o rodapé para contribuir para seu projeto, e não atrapalhá-lo. Você já reparou no rodapé da sua casa? Você faria uma escolha diferente se pudesse? Qual seria?

Categorias: Acabamentos, Cimento Queimado, Decoração, Madeira, Parede, Piso, Porcelanato, Sala de Estar, Sala de Jantar, Sala de TV
Veja Também
  1. Carolina Rosito
    31/07/2013

    Uma dúvida:

    Portas e guarnições cinza escuro, paredes cinza concreto, piso Madeira cumarú, qual a cor do rodapé que devo usar???

    Agradeço atenção desde já,
    Carolina

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      06/08/2013

      Carolina, depende da sua intenção… quer que os rodapés se destaquem, que dêem continuidade ao piso, que emoldurem a parede?

  2. gicelia
    22/08/2013

    Vou construir minha tao sonhada casinha, mas estou na duvida, se faço o rodape com a propria ceramica? Me ajude!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      28/08/2013

      Gicélia, depende do que você quer… acho que o post tem boas dicas pra você encontrar a melhor solução para você. Qual sua dúvida exatamente?

  3. Revestesul
    05/09/2013

    Todos muito bonitos e sofisticados, se encaixando perfeitamente no ambiente.

  4. Neula
    05/10/2013

    Boa tarde,

    Tenho uma dúvidas sobre rodapés: Os da mesma cor do piso ou os brancos que aumentam o ambiente? Tenho uma sala comprida e fina, apartamento pequeno, qual dois dois ampliam o ambiente? A paredes são claras e as portas brancas.

    Tenho a mesma dúvida sobre o espelho para ampliar o ambiente, não sei se deve ficar na parede comprida ou na fina… :(

    Abs,

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      08/10/2013

      Neula, como expliquei no post, o que dá essa sensação de aumentar o ambiente é a continuidade com a cor do piso. Se for da mesma cor da parede também, melhor ainda.

  5. Neula
    13/10/2013

    Obrigada!
    Piso de madeira, parede bege e portas brancas, como quero ter a sensação de ambiente maior, deixarei o radapé da cor do piso. Fiquei em dúvidas pq tanto na cor do piso quanto o rodapé branco aumentavam, não sabia qual seria melhor.Obrigada pela ajuda!!! Adorei o espaço…

  6. Neula
    13/10/2013

    A outra dúvida: Minha sala de jantar é no mesmo espaço da sala de estar, dividida por ambientes. Quero usar um espelho perto da mesa que é redonda, uma das paredes, a mais comprida, fica de frente para a porta, a outra, ao lado, é a parede mais fina, tenho uma porta entre elas, me sobrando apenas 1 metro. Em qual dessas paredes devo usar espelho para aumentar a largura da sala que é fina? Ele deve ser redondo ou retangular?

    Obrigada mais uma vez!

  7. Lia
    26/01/2014

    Olá, gostaria de uma ideia. A minha casa tem as paredes brancas, piso porcelanato bege e portas e janelas de madeira escura. Qual rodapé devo usar?

  8. Érika Bastos
    13/09/2014

    Olá, gostaria de uma sugestão para apartamento de 50m². Pretendo usar laminado capuccino ou um tom abaixo e estou em dúvida quanto as cores das portas e móveis, pois o apartamento é pequeno. As dicas acima também valem para ambientes pequenos?