Parede pixelizada

Postado por: Manu Mitre
20 de February de 2013

Na contramão da corrida pela alta definição de imagens, o uso de pixels bem marcados em imagens de baixíssima resolução são moda já há um tempo nas estampas das roupas, na arte de rua e, claro, na decoração de nossas casas. É uma onda retrô, um resgate dos velhos tempo de Atari, da televisão de tubo, do computador com a tela verde, de uma época que ninguém se incomodava com a imperfeição (grosseira) das imagens digitais. E não é que alguns poucos pixels são realmente suficientes para reconhecermos uma imagem? E nos fazer parar para observar, ativar nossa memória e exercitar nosso cérebro tão acostumado a receber tudo prontinho e mastigado.

A Pantone transformou suas fichas de cores em pixels, compondo imagens para ilustrar cada mês de seu calendário de 2013. Eu penduraria fácil no meu home office, viraria meu calendário editorial, já pensou?

imagens pixelizadas

via

Claro que eu tenho meu lado nostálgico, mas o que eu mais gosto dessa onda de pixelização é que é mais uma forma de arte. E é uma arte fácil, simples e que, ao mesmo tempo, te permite ter uma Mona Lisa em casa sem ser um poster de museu, sabe? Ou criar sua própria arte de forma super barata.

quadro da mona lisa em casa

 A Ixxi Design tem uma das propostas que eu mais gosto. Além de algumas opções prontas, com a da Mona Lisa aí em cima, você pode escolher uma foto sua que eles fazem a pixelização e te enviam o pacote com os quadradinhos para você montar em casa. A loja é na Holanda, mas eles entregam no mundo todo. Esse quadro do Bambi já me deu muita vontade de ter – clean, simples e inconfundivelmente fofo.

decoração quarto de bebê

Já a Puxxle transformou o adesivo de parede em um quebra-cabeças de pixels. Você monta seu desenho e cola na parede. É uma loja espanhola, mas também vende pela internet, dá pra trazer pro Brasil.

decoração com pixels

A Pixels XL foi além e encontrou uma solução para quem gosta de variar a decoração o tempo todo, ou para quem quer simplesmente brincar de desenhar: parede ou placa imantada e pixels magnéticos que podem ser reposicionados a qualquer momento. A parede da sua sala pode virar uma brincadeira entre amigos, ou seus filhos podem soltar a criatividade fazendo desenhos em uma parede do quarto. Dá pra comprar um desenho pronto ou pacotes de diversas cores para você inventar seu desenho. No site deles até tem uma ferramenta para testar possibilidades. Eu fiquei morrendo de vontade.

parede magnética para decorar

Indo ainda mais longe, a Yandex, uma empresa russa de internet, fez o projeto do seu escritório partindo de um conceito bem interessante: os funcionários se sentiriam literalmente dentro do site da empresa. E a pixelização ficou tridimensional, olha que bacana.

parede verde em blocos

via

Mas acho interessante parar para pensar que temos pixels à nossa disposição para inventar muito: as famosas pastilhas cerâmicas (ou de vidro) podem formar uma imagem pixelizada.

pastilhas de vidro formam palavras

via

 Ou post-its formam um painel divertido de cores. Pode até ser feito pelos amigos, deixando recadinhos para o seu aniversário ou casamento.

parede pixelizada

via

Veja este trabalho delicadíssimo, feito com tiras de papel pela artista Nathalie Boutté.

Nathalie Boutte

Ou pedaços cortados de fita isolante, washi-tape ou contact quadradinho…

decoração na geladeira

via

Eu confesso que fiquei cheia de vontade de fazer alguma coisa em uma parede aqui de casa, aqueles adesivos do Keith Haring já estão descolando e a parede está mesmo precisando de uma renovada… vou conversar com o marido ;-)

 

Categorias: Acabamentos, Banheiro, Decoração, Festas, Inspiração, Papel de Parede, Parede, Pintura, Quadro, Quarto de bebê, Sala de Jantar, Sala de TV
Veja Também
  1. Bel Herbetta

    Gente ameiii!! Não tava por dentro dessa tendência… O quadro do Bambi é amor! Também adorei o das pastilhas de vidro, da geladeira… Todos! rs. Também quero! Bjs!

  2. Juliana Amado
    20/02/2013

    Eu particularmente, não curto não. Acho que de eletrônico moderno, já basta o meu dia a dia, trabalhando na frente do pc, o celular que carrego pra cima e pra baixo. Lá em casa, prefiro um ar mais retrô.
    Mas acho uma ótima ideia para quem gosta. Conheço uma pessoa que AMARIA isso!

    Beijos.