Ladrilho hidráulico

Postado por: Casa da Id&a
07 de November de 2012

Um toque de arquitetura colonial em ambientes mais contemporâneos. Os ladrilhos hidráulicos misturam a alegria de estampas, mosaicos e cores com o requinte de um trabalho artesanal minucioso. Além disso, servem para ser usados em pisos, portas, tetos e paredes.

ladrilho hidraulico na parede, mosaico de ladrilhos hidraulicos, jardim

1

Para nós, os ladrilhos hidráulicos são muito especiais. Isso porque, além de belos, são resultado da habilidade do artesão. É ele que prepara a massa, os pigmentos e os moldes para criar peças tão diferenciadas e quase exclusivas.

forma de ladrilho hidraulico, como é feito o ladrilho hidraulico

2

Para fazer uma placa, o ladrilheiro coloca tinta em cada um dos orifícios do molde. As opções de pigmentos de cores são múltiplas e encantadoras.

como se produz ladrilhos hidraulicos, cores do ladrilho hidraulico

tintas para ladrilho hidraulico, produção ladrilho hidraulico

3 e 4

A partir da escolha do molde, é possível criar as mais diversas cores e paginações: borda, tapetes, contínuos, florais, patchwork. Veja esse exemplo: seis combinações diferentes criadas a partir da mesma forma.

como montar ladrilhos hidraulicos, vantagens de usar ladrilhos hidraulicos, decoração colonial

5

No processo de montagem, o fabricante ou arquiteto deve fornecer a planta para facilitar o assentamento. O nivelamento é fundamental. As peças são produzidas com espessuras que variam de 1,6 a 2cm (os ladrilhos feitos para parede têm cerca de 1cm, porque precisam ser mais leves) e as diferenças entre elas devem ser compensadas na quantidade de massa colante.

Para evitar manchas provocadas pela umidade do solo, o indicado é usar cimento branco estrutural no assentamento. O ideal é encerar cada peça antes de ser colocada. Outro detalhe importante: a   instalação dispensa rejunte porque sua dilatação é muito pequena, ao contrário da cerâmica.

Dois dias após a colocação, é hora de aplicar a resina acrílica própria para ladrilhos hidráulicos, com oito horas de intervalo entre uma e outra, para impermeabilizá-lo e protegê- lo contra manchas.

Repare como os ambientes com os ladrilhos hidráulicos chamam a atenção.

ladrilho hidraulico na cozinha

6

Na cozinha, os móveis brancos e neutros contrastam com as cores e formas do piso, que é todo revestido com os ladrilhos.

ladrinho hidraulico na cozinha, desenho na cozinha, piso da cozinha, cimento queimado na cozinha

7

Outra opção é fazer apenas um desenho com os ladrilhos hidráulicos. A base do piso aqui é o cimento queimado.

ladrinho hidraulico no banheiro, banheira no banheiro, decoração banheiro

8

O mesmo procedimento foi feito nesse banheiro, onde o mosaico de ladrilhos ocupa o centro do ambiente.

ladrilho hidraulico na parede, efeito visual na decoração, listras na parede

9

E que tal cobrir a parede com ladrilhos hidráulicos de listras, todos iguais? O efeito visual produzido é bem interessante.

ladrilho hidraulico na sala, tapete desenhado com ladrilho hidraulico

10

Nessa sala, as peças foram organizadas de maneira que se assemelhassem a dois tapetes.

Os cuidados no dia a dia para manter os ladrilhos hidráulicos bem cuidados e sem manchas não são complicados. É só lavar o piso com sabão neutro e água ou passar um pano úmido seguido de cera líquida incolor, uma vez por semana.

Serviu como inspiração para vocês?

 Imagens: 1|2|3|4|5|6|7|8|9|10

Categorias: Acabamentos, Área externa, Banheiro, Cozinha, Decoração, Inspiração, Parede, Piso, Sala de Estar
Veja Também
  1. Anelise
    09/11/2012

    Lindos ambientes inspiradores! Não sabia como era o processão de produção, muito interessante… Também não sabia que a instalação era tão cuidadosa (e até complicadinha).
    Eu optei por azulejo hidráulico, para o piso da minha cozinha, por conta dos formatos e brilho que eu queria…
    bjs

    • Casa da Id&a
      Casa da Id&a
      09/11/2012

      Conhecer o processo faz a gente gostar ainda mais dos ladrilhos hidráulicos, não é Anelise?

  2. Patricia Villas
    13/11/2012

    Os ladrilhos hidráulicos são sensacionais, remetem justamente ao fazer artesanal e mais que isso, à história! Influência dos italianos que vieram para o Brasil no final do século XIX e início do século XX. Adorei!

    • Casa da Id&a
      Casa da Id&a
      13/11/2012

      Concordamos com você Patricia, são encantadores !

  3. fernanda barbosa lima
    04/02/2013

    oi
    estou construindo uma casa de praia,e queria colocar cimento queimado em toda ela,menos nos banheiros e na parte de cima.mais pelos comentarios que estou vendo,ele escorrega.eu ja vi numa loja de construçao ceramica tipo cimento queimado.o que vcs acham.seria melhor?
    aguardo resposta
    obrigada
    fernanda

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      04/02/2013

      Fernanda, essas cerâmicas podem ser uma boa caso você não tenha alguém que saiba preparar e instalar o cimento queimado adequadamente.

  4. JOANA CRUZ
    16/10/2014

    Fernanda,
    Minha cozinha tem ladrilho hidráulico e na época não foi colocada a resina acrílica. Está todo manchado. Você tem alguma solução? Estou pensando até em tirar o ladrilho, o que acho uma pena, pois foi feito uma placa única para fabricação.
    Abraço.