Ai, ai, os azulejos portugueses…

Postado por: Manu Mitre
15 de October de 2012

Meu marido tinha direito a uns dias de férias e aproveitamos para viajar. Nada super planejado. Foi de repente, mesmo. Ele marcou a data e digitou no Google: “viajar em outubro”. Caiu em um blog de turismo que sugeria visitar Portugal, que agora está em baixa temporada mas ainda com o clima bem gostoso. Sempre tivemos vontade de conhecer o país, achamos a oportunidade boa. Pedimos dicas para alguns amigos, chegamos com um apartamento reservado para as 3 primeiras noites, em Lisboa, e levamos a Alice a tiracolo. Foi uma viagem genial, conhecemos lugares incríveis, comi os doces mais maravilhosos e tiramos fotos inacreditáveis. Pode ficar de olho na nossa página do Facebook que vou postando algumas por lá.

E hoje queria falar dos azulejos portugueses (claro!) que vi por lá. Eles são famosos, compõem patrimônio mundial, e há pouco tempo estiveram até inspirando a moda.

vestidos brancos e detalhes em azul

Os desenhos suaves em azul com o fundo branco são os mais conhecidos e é logo o que a gente pensa quando alguém fala em azulejos portugueses. E eles são realmente especiais. Merecem todo o auê que gira em torno deles.

 

fachada de azulejos da capela das almas

Mas o que me eu adorei, mesmo, foi descobrir azulejos menos óbvios.

A primeira boa surpresa foi em Lisboa, no Oceanário – parada obrigatória para quem vai com crianças. O artista Ivan Chermayeff utilizou 9 diferentes padrões a partir das cores tradicionais da azulejaria portuguesa do século XVII. E, com 55.000 peças, fez um lindo painel representando animais marinhos.

azulejos azuis e brancos

Também adorei ver exemplos de fachadas e paredes cobertas por cores super vivas e desenhos geométricos, confirmando que a azulejaria é uma tradição que não se limitou a um estilo apenas.

padrões de azulejos portugueses

azulejos tipo subway na fachada

Eu acho que o mais legal de viajar é descobrir algo novo. É ver o mesmo que todo mundo vê, mas sob um novo ângulo, com um olhar que é só meu, sabe? O que você traz de melhor das viagens que faz por aí?

Imagens: a primeira é do Cacareco Chique, as demais são minhas

Categorias: Acabamentos, Decoração, Inspiração, Parede, Pelo Mundo
Veja Também
  1. Bel Herbetta
    Isabela
    15/10/2012

    Maravilhosos Manu! Os desenhos geométricos são incríveis… Adoro!

    • Casa da Id&a
      Casa da Id&a
      15/10/2012

      É mesmo Isabela, os desenhos são incríveis, encantadores !!!