O que tem um LOFT?

Postado por: Casa da Id&a
23 de October de 2012

Eles ganharam notoriedade nos anos 70, em Nova York, quando artistas plásticos transformaram antigas fábricas e lugares desativados em local de trabalho e moradia. A estrutura era perfeita para quem procurava espaço e claridade: pé direito alto (no mínimo 3,20 metros), ausência de paredes como divisões internas e ambientes conjugados em um nível só. Essas ainda são as principais características de um loft.

um loft hipster, como decorar um loft, vários ambientes em um

1

Hoje em dia, os lofts são espaços super valorizados, nas capitais do mundo, onde os apartamentos costumam ser muito pequenos e falta espaço para morar com conforto. A maioria preserva a fachada antiga. Quem vê do lado de fora, não consegue imaginar que um lugar tão simples possa esconder um ambiente como esse.

piso escurro, mezanino de madeira, parede de tijolos brancos, como decorar um loft

 2 e 3

Já na década de 80/90, a arquitetura dos lofts invadiu as telas do cinema (como nos filmes Flashdance e Ghost). Atualmente ela é super valorizada e influencia reformas e até novas construções. Quer saber quais as principais características desses ambientes que estão em alta?

loft com paredes de tijolos, ambientes industrial, decoração de loft

4

Nesse loft de Barcelona, a estrutura e materiais originais foram preservados. As paredes com tijolos aparentes, as colunas de sustentação  e tubulações à mostra são exemplos de uma tendência bem atual na decoração de ambientes. A princípio, os tijolos poderiam escurecer o lugar. Mas a luz entra com facilidade pela grande janela, iluminando toda a área que quase não tem divisões.

loft reformado, ambient clean, pé direito alto

5 e 6

Já esse loft em Bordeaux, na França, foi todo reformado. As paredes pintadas de branco dão um toque bem clean e contemporâneo. Contudo, a inspiração industrial permanece no piso de tijolo queimado e na ausência de forro, deixando os suportes do teto aparentes.

No Brasil, grande parte dos projetos sofreu adaptações em relação ao conceito originais, pela falta de galpões e fábricas disponíveis nas grandes metrópoles. Mas não faltam inspirações e construções com pé-direito duplo e janelas enormes. Nesses casos, o mezanino é a opção para quarto e banheiro.

apartamento estilo loft, pé direito alto, cama em cima

7

O mais bacana é quando uma simples ideia dá asas para a imaginação. No Rio de Janeiro, a proposta dos moradores era fazer do apartamento uma espécie de galeria de arte. Como dividir espaço entre obras e dois filhos pequenos? A opção, na sala, foi construir um pé direito altíssimo, criando dois ambientes diferentes. Reparem nos quadros e esculturas na parte de cima, expostos como em uma galeria. Para entrar bastante luz, e possibilitar a vista para a linda paisagem, a solução foi um teto transparente retrátil.

loft rio de janeiro, como decorar a casa com obras de arte, crianças e obra de arte em casaobras de arte em loft no rio

8 e 9

 E você, o que aproveitaria da estética loft para a sua casa?

Imagens: 1/2/3/4/5/6/7/8/9

 

Categorias: Acabamentos, Arquitetura, Cimento Queimado, Concreto, Decoração, Destaques do Mês, Inspiração, Piso, Teto, Vidro
Veja Também
  1. Everton
    19/09/2014

    Gostei muito dessa postagem sobre loft, estou fazendo um projeto sobe eles na faculdade.