Elementos do Design – ou a culinária e a decoração

Postado por: Manu Mitre
16 de April de 2013

Bolo leva farinha, ovo, leite e fermento, não leva? E o que entra na receita de um projeto de decoração ou de design de interiores? Hoje começa uma nova série para falar um pouco de cada um desses ingredientes que a gente vai misturando para fazer um bolo do nosso gosto. Cada um vai usar os elementos como preferir para deixar o bolo mais molhadinho, mais fofo, doce ou azedinho, o importante é saber usar cada um deles para não acabar com um bolo duro sem saber o que deu errado ;-)

elementos da decoracao

1. Cor

Talvez a cor seja o açúcar da receita do bolo, ou a fruta escolhida, o chocolate. É o sabor principal, o que mais chama a atenção e que faz a gente morrer de vontade de provar quando é nosso sabor predileto. Tem gente que gosta de torta de limão e não se interessa por bolo de chocolate. Pode ser o bolo mais lindo do mundo, mas se não tem aquele azedinho, não tem graça. Ou o contrário: quanto mais doce, melhor, quanto mais brigadeiro, melhor. As cores têm o poder de trazer de maneira mais direta esses diferentes sabores para seu projeto – alegria, paz, seriedade, diversão. Por isso a cor é o elemento mais fácil e poderoso para mudar (ou dar) a cara de um ambiente.

bolo com chantilly

2. Linhas (retas, inclinadas e curvas)

Um bolo redondo, perfeitinho, é bem diferente de um bolo feito numa assadeira retangular. O bolo que cresce e fica arredondado por cima passa um recado diferente daquele bolo achatado. Sem falar naqueles bolos que se arrebentam quando desenformados e viram um montinho que parece formigueiro, têm aquela cara de bolo caseiro, bons pra acompanhar um café no fim da tarde, sem frescuras. Na decoração é assim também. Linhas retas transmitem uma mensagem bem diferentes de linhas curvas e de linhas menos previsíveis.

bolo de aniversario alice

3. Luz

Muitas velinhas pequenas e de luz suave que, juntas, fazem um efeito mais romântico no bolo ou uma vela grande e que espalha faíscas e energiza todo mundo? A luz pode mudar totalmente o clima de um ambiente e tanto a iluminação natural quanto a artificial devem ser consideradas e trabalhadas para se conseguir o efeito desejado em um projeto de decoração.

bolo decorado com vela

4. Espaço

Tem bolo fofo, todo furadinho, leve e macio, cheio de espaços vazios… mas também tem o brownie, bem denso e massudo, com pedaços de nozes na massa, parece até que não cabe tanto bolo em tão pouco espaço. Mas quem tem coragem de falar que brownie não é delicioso? O uso de espaços vazios e a forma de se ocupar o espaço tridimensional em um ambiente é como se fosse o fermento em um projeto de decoração e ajudam a transmitir as sensações de leveza, aconchego ou formalidade, por exemplo.

pedaco de bolo de chocolate

5. Texturas

Que bolo te dá mais vontade de ver e qual te dá mais vontade de comer? O bolo de noiva, com cobertura perfeitamente lisa, fosca, toda retinha e com adornos rendados e brilhantes ou o coberto com brigadeiro e pedaços de chocolate, que também pode ser uma generosa camada de chantilly com morangos inteiros espalhados? A sensação de se comer um bolo recheado de brigadeiro também é diferente da experiência de comer um bolo recheado de nozes, passas ou de suspiro, não é? Assim como é diferente sentar-se em um sofá de veludo, de linho ou de couro. Qual é mais bonito pra ver e qual é mais gostoso pra se jogar? As texturas fazem muita diferença em um projeto e ajudam a transmitir o que você deseja.

bolo sofisticado

Pouco a pouco, vamos falando de cada um desses elementos e como usá-los para conseguir os efeitos que a gente quer, tá?

Quem segue o blog há mais tempo já me viu falar de bolos antes, como inspiração para projetos de decoração, e eu tenho um painel no Pinterest só de bolos. E esse papo me deu uma vontade enorme de comer um bolinho… quem tem uma boa receita por aí?

Categorias: Acabamentos, Curso de Decoração Online, Decoração, Destaques do Mês
Veja Também
  1. ELBA
    16/04/2013

    água na boca é pouco! Pense se só de olhar não dá vontade de devorar?! Imagine decorar uma doceria no conceito da primeira foto? Uma cozinha de acordo com a segunda e indo mais além… Fazer toda a decoração e o design de uma festa de casamento de acordo com o bolo da última foto?! Ai meu deus…. Viajei!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      16/04/2013

      Viajou nada, Elba! É essa a ideia de buscar a inspiração e o seu conceito em lugares inesperados, mesmo ;-)

  2. Dedé
    16/04/2013

    Num vale isso não!! Que água na boca!!! hahaha – eu tenho um vestido de casamento pra entrar dentro, não posso ficar comendo bolo assim que me dá vontade! hahaha

    Adorei a idéia da série!!!

    Beijos!