Arquitetura escandinava também é linda

Postado por: Débora Foresti
12 de January de 2012
Não sei porque, mas se fala muito mais na decoração do que na arquitetura escandinava. Ambientes minimalistas, onde o branco predomina na paleta de cores e a madeira em tons claros predomina como material. Hoje eu trago pra vocês um exemplo de arquitetura escandinava.
casa moderna de madeira
O escritório Franson Wreland está por trás desse projeto residencial aconchegante e de extremo bom gosto em Estocolmo, na Suécia. Com 294 m2, a casa foi concebida para uma família grande. A fachada leva revestimento de madeira, que conversa com o belo jardim ao seu redor e vidro, que permite a integração entre o interior e o exterior.
fachada minimalista
A sala de estar, em pé direito duplo, é emoldurada por painéis de vidro que vão do chão ao teto e se abrem para o pátio e jardim. A simplicidade e nobreza do design escandinavo estão presentes por toda a parte, criando um casa cheia de caráter. Paredes brancas são “quebradas” com pitadas de cor aqui e ali para dar vida aos cômodos.
 poltronas vermelhas com sofá cinza
Com um design arquitetônico simples – dois cubos que se unem em forma de L – o que me atrai nesse projeto é o espaço que deriva dessas formas e o modo como cada elemento, como, por exemplo, os painéis de vidro, são colocados no exato lugar para captar a luz da melhor maneira possível.
sala com iluminação natural
cozinha americana integrada com sala de jantar e estar
Nada é exagerado ou sem função. Gosto de como a sala de estar se integra com a sala de jantar, a cozinha e a sala de leitura no segundo andar.
decoração sala com mezanino
Assim, não há espaço morto (circulação) e o corredor só se faz necessário na área íntima – quartos e banheiros.
área íntima
Essa residência me inspira. Mesmo que eu não tenha uma casa assiiiim… digamos, de revista, me inspiro em algumas ideias e as adoto. E você, se inspira em que?
Categorias: Vidro
Veja Também
  1. Bel Herbetta
    Isabela
    12/12/2012

    É verdade Débora, vejo muita coisa sobre interiores e design escandinavo mas não conheço muito sobre a arquitetura deles! Gostei muito! O que mais me agrada de uma forma geral é a simplicidade, como você falou nada é exagerado ou sem função. E as casas, apesar de lindas, não tem justamente aquela cara “assiiiim de revista” hahahha… Também me inspira mto!

  2. CREIDE J SANTOS
    12/12/2012

    Achei linda por dentro.
    Não gostei muito daquela parede reta, dá a impressão de que não tem telhado. Mas, internamente, é maravilhosa.