Princípios do design. Ou a música e a decoração.

Postado por: Manu Mitre
03 de December de 2012

Estava estudando aqui para preparar o Curso de Decoração Online  que vai sair logo, logo, e relembrando os princípios do design (que eu prometo explicar em detalhes em próximos posts). É tudo música, gente. Achei tão legal perceber isso… veja se você consegue “ouvir” os ambientes comigo.

1. Equilíbrio 

Tente ouvir uma música em Mono e em Stereo, qual a diferença? Em Mono os dois ouvidos vão perceber exatamente a mesma coisa – a simetria perfeita, sem chance de grandes movimentos. No Stereo você começa a perceber o espaço melhor, cada ouvido sente sons um pouco diferentes que se complementam. Liga um Surround e tudo vira tridimensional, parece até que você está no palco, vendo o guitarrista à direita, o vocalista zanzando pelo palco, as backing vocals em diagonal com o saxofonista e a bateria lá no fundo. De repente um dos fones dá um mal contato, você passa a ouvir muito mais a guitarra do que o vocalista, e percebe como o cara toca bem.

decoração de sala simétrica

2. Escala e Proporção

O que acontece quando vai rolar um solo de guitarra? O vocalista não canta, os outros músicos tocam mais baixinho, ou até param de tocar. E o volume do solista aumenta.

sala com pé direito duplo

 

3. Ritmo

Pensa nas músicas do Legião Urbana. A letra vai mudando, mas você repete aquela batida “por horas e horas e horas”. Isso é ritmo, a repetição de um padrão. Por outro lado tem a Wanderléa que interrompe tudo pra chamar a atenção do padre: “PARE! Agoooooraaa…”.

organização de despensa com prateleiras

4. Harmonia

Pra música fazer sentido, os músicos têm que estar alinhados, no mesmo tom, e têm que começar a tocar na hora certa. Senão cada um toca uma música diferente, num ritmo nada a ver com o do colega, faz o solo antes da hora e ninguém entende nada.

decoração de sala de jantar azul

Imagens: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

 

 

Categorias: Curso de Decoração Online, Decoração, Design, Destaques do Mês, Sala de Estar, Sala de Jantar
Veja Também
  1. Roberta Freire do Nascimento
    03/12/2012

    Genial, Manu! Como coloquei no FB, você sempre surpreendendo e se superando! Belíssimo post! Este curso de decoração online será imperdível!!

  2. verena
    04/12/2012

    post in-crí-vel!!

  3. Daila Lopes
    04/12/2012

    Simplesmente ADOREI seu post. Unir música e decoração foi uma idéia absolutamente original e perfeite. Afinal quem não gosta de uma boa música e uma casa bonita?

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      04/12/2012

      Não é, Daila? E assim fica mais fácil entender, né? Música a gente ouve desde criancinha…

  4. martaReis
    04/12/2012

    Muito bom Manu!!!

  5. Socorro Pereira Lima
    16/12/2012

    Adorei gostária de receber mais informações.