Precisa de tantos spots embutidos no forro de gesso?

Postado por: Manu Mitre
23 de January de 2011

Estava conversando com minha irmã ontem sobre a iluminação da sala dela. A iluminação é um dos elementos mais importantes no design de interiores mas, infelizmente, muitas vezes sub-utilizado ou visto somente como funcional. Eu insisto sempre que temos que unir o funcional à estética, eles não precisam ficar separados. E é super possível atingir os objetivos práticos de iluminar adequadamente um ambiente, de acordo com as atividades que serão realizadas ali, e também os aspectos mais subjetivos como aconchego, charme, sofisticação, etc.

fachada de casa moderna

1. Os spots embutidos no forro de gesso nem sempre cumprem a função de iluminação geral e, opinião pessoal, não embelezam a casa. Fica um monte de bolinhas no teto, poluindo visualmente o ambiente.

cozinha com ilha

2. Como diz a minha irmã: “parecem espinhas no teto”. Uma cozinha toda bacanuda mas com muitas intervenções no teto para embutir os tais spots.

Mas existem outras alternativas? Sim. A primeira delas é usar luminárias bonitas, dessas que a gente não quer esconder no forro de gesso, a gente quer mostrar, mesmo, sabe?

iluminacao de restaurante

3. Olha que charme a iluminação deste restaurante. Muito melhor do que um monte de spots escondidos, não é?

pendente octo

4. Na sala de estar também dá para usar luminárias pendentes, além dos já conhecidos abajures e luminárias de piso.

A outra alternativa, que até sai mais barata do que as luminárias embutidas, é a iluminação arquitetural, que utiliza elementos arquitetônicos como sancas, paredes, estruturas de alvenaria, escadas, etc.

luminaria pendente

5. As lâmpadas são instaladas atrás dos armários e a luz é refletida pela parede e pelo teto. Fica super aconchegante.

sanca invertida

6. Uma sanca invertida ilumina o corredor sem quebrar o aspecto clean do ambiente com luminárias.

iluminação embaixo do banco

7. Aqui o piso reflete a luz para a área externa sob o que parece ser um banco de concreto, não fica super aconchegante?

E não ache que a iluminação arquitetural não ilumine o suficiente. Dê um pulo no post sobre lâmpadas para você não errar – AQUI. E mais sobre iluminação AQUI.

Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

Categorias: Cozinha, Curso de Decoração Online, Decoração, Iluminação, Luminária, Sala de Estar, Teto
Veja Também
  1. Maria Francisca Oliveira
    09/02/2011

    Adorei a máteria, e concordo, estou fazendo um projeto de decoração e prefiro iluminação em sancas e luminarias mesmo que seja a mais simples fica mais sofisticado e agradavel aos olhos

  2. Juliana
    19/07/2011

    Muito bom!! Adorei o site, parabéns.

    Uma dúvida: pretendo pintar as paredes da minha sala de cinza (cinza clarinho. O balcao da cozinha amaricana acho que vai ser chumbo, pra contrastar). Quero fazer uma decoração moderna e divertida, com toques de cor pela casa – quadros, almofadas, uma poltrona – (por isso a escolha do cinza). A instalação de uma sanca invertida na sala estar/jantar tem a ver com essa idéia, ou deixaria o ambiente mais “sério”? O que você me indicaria? Obrigada!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      19/07/2011

      Oi, Juliana!
      A sanca invertida dá um ar contemporâneo super em linha com o conceito que você está buscando, deixa tudo clean e neutro para usar complementos coloridos e divertidos. Já pensou em usar móbiles?
      Depois quero ver fotos!
      beijos
      Manu Mitre

      • Juliana
        20/07/2011

        Obrigada pela pronta resposta, Manu.
        Gostei da idéia dos móbiles. Não tinha pensado nisso! Na verade, nem sabia que se usava móbiles na decoração. Só tinha visto em varandas, aqueles que fazem barulhinho… Muito legal a ideia. Vou pesquisar a respeito.
        Uma outra dúvida que surgiu ao pensar na sanca de gesso: cortineiro tem a ver com a proposta da minha decoração? Estou em dúvida se faço ou uso um varão…
        Quanto as fotos, terei o maior prazer em mandar, depois que concluir essa minha louca jornada no mundo da decoração. É muito prazeroso, mas dá um trabalho danado!
        Beijos.

        • Manuela Mitre
          20/07/2011

          Quem sabe eu não faço um post sobre móbiles, hein? rss Sobre cortineiro, você pode deixar o trilho embutido na própria sanca invertida. Fica super clean e discreto, funciona bem para uma cortina mais reta e clássica. Se você quiser usar a cortina e o cortineiro para dar o toque de cor e diversão, é uma outra alternativa que funciona bem para o seu conceito. Vai depender do que você prefere…

  3. Juliana
    20/07/2011

    Um post sobre móbile seria muito útil. Não tem muito a respeito na net…
    Gostei da idéia embutir o trilho na sanca. Não quero ousar na cortina, prefiro algo mais neutro, pra ficar lá por muito tempo, rs.
    MAis uma vez, obrigada! Vou aguardar o post, hein!

  4. Joyce Araujo
    27/01/2012

    Olá… tenho 1 sala de estar no tamanho de 6 x 3 e pensei em fazer uma sanca invertida… me falaram que não se usa mais…que seria mais interessante fazer o gesso dilatado e apenas o cortineiro iluminado … apesar de achar bem legal ela toda invertida… qual a sua idéia e opinião… seria mais interessante embutir a iluminação em apenas 1 parede ? ou em toda a sala ?

    Adorei as suas dicas de móbile… vou olhar tbem.. afinal tenho uma sala bem grande…

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      27/01/2012

      Olha, Joyce, sendo bem sincera, eu odeio esses argumentos vazios de “não se usa mais”. Tem a ver com sua proposta, o conceito do ambiente? Então faça! Ou você quer que sua casa fique com cara de casa dos outros, padrãozinho da última moda? ;-)
      Se você quer um visual mais sofisticado, em vez de iluminar toda a sanca invertida, ilumine uma parede só. Nela você pode colocar um quadro que você queira dar destaque, ou a cortina (o caso que te sugeriram do cortineiro iluminado). Já vi projetos que a sanca invertida separa dois ambientes e é iluminada somente na divisão, ficou bem legal também.
      Você tem que encontrar o que faz sentido para você…
      bjos
      Manu Mitre

  5. Esther
    28/02/2012

    Parabéns pelas dicas, muito bacana.
    Tenho uma sala no tamanho 8,70m comprimento x 2,50m parede home x 3,5m parede jantar.
    Pensamos em fazer gesso, mas estamos cansados de ver o teto rebaixado e aquelas lampadas embutidas , então pensamos em investir em lustres bem legais e gostaria da sua sugestão. Muito obrigada Abs Esther

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      28/02/2012

      Acho ótima a ideia, Esther!
      Use também luminárias de piso ou mesa para uma iluminação indireta, fica muito mais original. Para te ajudar a escolher as luminárias, sugiro primeiro dar uma lida no post sobre conceito AQUI.
      Um abraço
      Manu Mitre

  6. edna
    13/03/2012

    Olá Manu,
    Me ajude com sua opinião, tenho interesse em colocar forro de gesso no meu ap. principalemte na sala e no meu quarto de casal, mas não sei qual o modelo. O quarto mede
    3.50 x 3.70 e a sala mede 5.00 x 3.00 apartamento é pequeno, por isso fico com duvidas qual o melhor modelo para que fique de acordo com o tamanho dos ambientes.
    faço questão de colocar cortineiro. Parabéns pelo seu trabalho, um abraço
    Edna.

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      14/03/2012

      Oi, Edna
      O tipo de forro tem que conversar com o conceito do seu projeto… dá uma olhada neste post.
      Abs
      Manu Mitre

  7. Oi Manú!!!
    Tenho uma dúvida,estou querendo rebaixar o teto da sala e quartos forro liso com junta de dilatação em todas as paredes e rasgo de cortineiro com possibilidade de iluminar a cortina,no quarto estou com dúvida se posso mesclar spots e um lustre ?

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      25/05/2012

      Pode tudo, Ivan!!
      Faz sentido para o seu projeto? Então vai fundo, não se prenda a regrinhas tiradas da cartola de ninguém ;-)
      bjos
      Manu Mitre

  8. Fábio
    01/06/2012

    Oi Manú!
    Qual a distância ideal para a sanca invertida da parede?
    Vamos embutir 5 luminárias para luz indireta.
    O gesseiro deixou 15 cm. É isso mesmo o padrão? Achei um pouco grande… rs
    Grato,
    Fábio

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      04/06/2012

      Fábio,
      15cm não é tanto assim, não. Você vai instalar que tipo de luminárias?
      Abs
      Manu Mitre

  9. Gisele Rocha
    08/06/2012

    Olá Gostei muito do Blog
    Quero colocar sanca de gesso no meu ap com umas mini dicróicas para dar aconchego. Meu ap é todo pintado de branco, e ainda
    coloquei roda pé branco para aumentar o tamanho da parede. A cozinha é aberta e o teto dela é rebaixado 15cm. O pé direito do restante
    do ap é de 2.40. A sanca que eu quero colocar tem largura é de 20cm. O gesseiro que fez o primeiro orçamento disse que a sanca deve
    seguir a mesma medida do teto rebaixado da cozinha que é de 15cm. Que opinião vc poderia me dar sobre essa questão?
    Quero muito colocar sanca de gesso, mais tenho medo de deixar meu ap achatado ou algo assim. O meu primo colocou sanca do ap dele de 10cm, só que
    o ap dele não tem teto rebaixado na cozinha, ficou bem legal e o pé direito do ap dele tb é de 2.40.

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      09/06/2012

      Gisele,
      se os ambientes são totalmente integrados, a mesma altura do forro vai uni-los. Uma altura diferente cria uma separação visual entre eles com um “dentinho” no teto. Depende muito da sua intenção…
      O forro de gesso, por si só, não achata o apartamento. Um pé direito mais baixo deve ser trabalhado como tal, cuidando a altura dos quadros, as cores das paredes, os tamanhos dos móveis, etc.
      Um abraço,
      Manu Mitre

      • Gisele Rocha
        11/06/2012

        Muito obrigada pelo retorno…
        Se não for abusar tenho mais uma pequena dúvidazinha.
        Minha sala é pequena e tem uma sacada, como já havia dito vou colocar sanca. Quero usar cortina de varão, até porque é bem mais prática, devo fazer o cortineiro de gesso? Obrigada

        • Manu Mitre
          Manu Mitre
          11/06/2012

          Se a intenção do cortineiro for de tampar o varão, você pode deixar só uma abertura no forro (ou sanca), sem problemas.

  10. Juliana Ribeiro
    01/02/2013

    Olá… vou rebaixar o teto do meu apartamento com sanca invertida e colocar a fita de led branco morno. Qual seria a distância ideal que a sanca deveria ficar da parede?

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      01/02/2013

      Juliana, essa resposta depende muito da análise do restante do ambiente e do seu projeto de iluminação como um todo, a intensidade do LED, etc.

  11. Jaqueline Neves
    11/02/2013

    Gostei muito do seu projetos.

    Gostaria de sua opinião, comprei um sofá retrátil cinza suede com 3 módulos de 90 cm, uma poltrona branca, e fiz rebaixamento de gesso, coloquei alguns spot embutidos inclusive no nicho e um lustre suspenso. Perguntas:

    1)quero pintar a parede onde vai ficar o sofá de vermelho, a parede mede 4,90cm, na parede menor com 1,80cm fiz o nicho e quero colocar espelho ou papel parede imitando pedra, o que acha, pode ficar a vontade para falar;

    2) Na parede que mede 2,80 tem a porta 0,80cm e janela 1,20, devo colocar a cortina só na janela ou na parede toda? A a cortina é branca.

    Aguardo resposta e desde agradeço, Jaqueline

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      17/02/2013

      Oi, Jaqueline, mande fotos pra gente ver e dar uma opinião, sim! bj

  12. Melo
    09/04/2013

    Bom dia Manu.

    Temos uma sala conjugada, estar, jantar e ambiente de estudo, a medida é 8,73mts por 3,53, estamos pensando em colocar spots, qual seria a distancia ideal entre eles? Por uma questão de economia, pode-se colocar na distância de 2 mts?

    Certo de sua atenção.

    Melo.

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      09/04/2013

      Melo, como falei no post, eu acredito que os spots são para dar destaque e não para iluminar bem um ambiente, então depende do que você quer destacar e como…

      • Melo
        10/04/2013

        Grato pela atenção.

  13. Elison Christoph
    29/05/2013

    Ola vou colocar alguns SPOTS aqui em casa e gostaria de saber qual a distancia que os SPOTS devem ficar da parede?

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      31/05/2013

      Elison, depende muito do uso que você vai dar, do tipo de lâmpada, etc. Infelizmente não consigo te responder…

  14. Denise Fonseca
    06/09/2013

    Olá.
    Vou fazer um cortineiro iluminado. Que tipo de lâmpada devo usar? Li que deve ser fluorescente tubular com reator ou fita de led. Mas não sei qual comprar e que tipo comprar…Quero um efeito aconchegante com luz morna. Ouvi dizer que a fita de led a luz é fraquinha…não ilumina muito. Você sabe me indicar qual lâmpada devo comprar para iluminar o cortineiro? Obrigada.

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      16/09/2013

      Existem mil tipos de fitas de led, mas as boas são mais caras… eu tentaria a tubular T5 ou T8, super discretas, com luz morna e com eficiência boa de iluminação.

  15. Cristina
    12/11/2013

    Olá,

    Preciso de uma gentileza

    Seria possível por favor enviar uma foto de minha sala. Já tenho sanca lateral com iluminação. Porém gostaria de dar um up e estou com dúvida se é viável. Obrigada Cristina

  16. guilherme
    17/11/2013

    Olá, gostei muito da luminária da foto 4 (logo abaixo da iluminação do restaurante), você poderia me indicar onde comprar? Obrigado.

  17. Cesar
    18/11/2013

    Gosteria de saber qual a distancia ideal entre a perede e o spot?

  18. Rosangela Viana
    08/01/2014

    Oi Manu

    Por favor me ajude a decidir, na minha sala tenho spots dourados em uma sanca. Comprei uma cortina com ilhoes prateado agora não sei se o varão deve combinar com os spots dourados ou com os ilhoses prateados, sei que ha a possibilidade de trocar esses ilhoses se for o caso.
    Meu sofá é marrom e tenho duas poltronas na cor bege. Qual deve ser a cor do tapete e da cortina? E não esqueça do varão que é a minha maior duvida.
    Obrigada
    Rosangela

  19. Claudia
    11/01/2014

    Olá! A minha pergunta não é sobre iluminação, e sim sobre e porta que aparece na figura 6 e que fica camuflada com o painel preto. A porta de entrada do meu apto fica de frente pra porta do lavado, e essa seria uma solução interessante pro meu problema. Onde encontro este tipo de porta?

    Obrigada!

  20. Priscila
    25/02/2014

    Olá!
    Em minha sala, fiz uma sanca de gesso rebaixada e coloquei dicroicas de led.

    Foi uma decepção, pois, à noite, ao ligar essas dicroicas, as paredes que pareciam lisinhas ficam defeituosas (cheias, cheias de ondulações). Também, a cortina fica parecendo toda amassada (embora esteja passada) e qualquer poeira mínima ou sinal de dedo fica evidente e gritante em meu rack.

    O que posso fazer? As dicroicas de led têm 3 watts e são da cor branco quente. Existe algum filtro que eu possa colocar na dicróica que reduza a iluminação desses leds? Tem alguma dica para diminuir a iluminação de modo que não apareça TANTO detalhe ao redor ao acender o led? Será que o branco FRIO denuncia menos as imperfeições do que está em volta? Devo trocar o led por halógena?

    Obs: quando está ligada somente a luz central da sala (lâmpada fluorescente) os defeitos da parede não aparecem (e demais), embora o ambiente fique extremamente claro.

    Muito obrigada!
    Priscila
    priscilamikalixen@gmail.com

  21. SIMONE FERNANDES
    06/03/2014

    Nossa Manu, seu blog veio me salvar….rsrsrsrs….será que pode me dar uma opinião…minha cozinha terá ilha com coifa e cooktop, porém não consigo decidir o que fazer em relação ao teto….a princípio pensei em rebaixar toda a cozinha…depois pensei em rebaixar somente a parte da ilha e assim colocaria uns pendentes coloridos….mas essa iluminação não será suficiente e não sei o que usar no restante da cozinha para deixar o ambiente legal….resumindo…teria o rebaixamento somente central com iluminação,mas e o restante????? Obrigada

  22. Edna Guedes
    25/03/2014

    Manu
    Gostaria de uma orientação: O apartamento que comprei veio com teto de gesso liso. Tenho integrado a sala de estar, sala de jantar e cozinha com ilha.Vou fazer a iluminação desses ambientes.Gostaria de colocar spots em toda a sala e um lustre sobre a mesa da sala de jantar.Devo por estes spots a qual distância da parede? Devo coloca-los próximos um do outro? e a quantidade? na ilha estou pensando em por pendentes e entre a ilha e a pia um lustre de embutir.Posso colocar spots no teto encima dos armários?
    Grata

  23. clabijo merida salvatierra
    06/04/2014

    Qual a medida correta entre a parede e o posicionamento dos spots em um teto de gesso?

  24. clabijo merida salvatierra
    06/04/2014

    Tenho uma parede de 2,74 e gostaria de estar colocando uns led porém, tenho muitas duvidas em que colocar!!

  25. Danniel
    22/04/2014

    Boa noite.
    Acabamos de construir uma casa com pé direito alto, e com sanca de gesso. Colocamos fita de led, e em volta colocamos as luzes dicroica. No entanto, o construtor não pediu para o gesseiro separar os fios, e agora todas as luzes (sanca e dicroica) acendem juntas em um único interruptor. Para arrumar terei que quebrar o gesso. Você acha que é válido??

  26. dayanne
    10/06/2014

    boa tarde, estou querendo fazer uma sanca na minha sala, tem a medida de 6X3 , estou em duvida da largura da sanca porque me disseram q o padrao e 30 cm mais o gesseiro me deu a opiniao de 60 cm ?
    E no meio da sanca estou em duvida se eu coloco moldura ou deixo liso?
    obrigada!!

  27. claudete
    30/06/2014

    Ola Manu..q maravilha de blog..adorei todas as dicas e sugestões..estamos rebaixando o teto do nosso apto..e nos surgiu uma dúvida cruel..oque é melhor..lampadas de crôica ou de LEDs..obrigada

  28. werbeson Alves
    05/08/2014

    Olá Manu, o teto da minha casa ja é de 2.45 será que ainda da pra rebaixar pra dar uma enfeitada na sala ?