Iluminação no home office

Postado por: Manu Mitre
01 de October de 2013

Todo mundo tem um cantinho de trabalho em casa. Autônomos, free-lancers e até quem tem mesa no escritório da empresa também passa alguns dias trabalhando à distância, nem que isso signifique só conferir os e-mails de vez em quando pra “saber se tá tudo bem”. Tem gente que tem um home office para cultivar um hobby, pra manter o contato com a família que mora longe ou só pra pagar as contas da casa, mesmo. Fato que esse é um ambiente cada vez mais presente nas nossas casas e que ninguém está acostumado a prepará-lo com os cuidados de ergonomia que são necessários. Afinal, isso antes era responsabilidade de alguém lá da “firma”.

Um dos aspectos mais importantes para ter conforto nessas horas de trabalho é uma iluminação adequada. Se você ainda não conhece os 3 passos para uma boa iluminação, corre AQUI pra conhecer. Hoje vamos aplicar esses três passos à realidade do home office, bora?

Antes de qualquer coisa, aproveite ao máximo a iluminação natural disponível. Ela é mais agradável, cansa menos e ainda economiza energia elétrica. Se você puder ficar ao lado de uma janela, com uma vista gostosa, melhor ainda. A satisfação ao trabalhar vai aumentar, pode acreditar, a luz do sol é um anti-depressivo natural. Só evite ficar de costas para essa fonte de luz para não causar reflexos na tela do seu computador ou seu corpo fazer sombra sobre a mesa. Totalmente de frente pode ser agradável se o sol não bater bem nos seus olhos, te ofuscando. De lado é uma delícia. iluminação home office

Mas lembre-se que de vez em quando o tempo fecha, a gente trabalha até mais tarde e um pouco de luz artificial vai ser necessária para complementar. Experimente trabalhar no escuro à frente de um computador – dor de cabeça na certa!

home office moderno

Pro seu home office ficar do seu jeito, você pode ter um abajur bonitinho, um pendente diferente ou as tais das dicróicas embutidas no teto, você que sabe o que vai ser melhor para sua iluminação decorativa. Mas não se esqueça da iluminação funcional para realizar suas outras atividades, fora do computador. Não adianta estar tudo lindo e você não conseguir ler o que acabou de imprimir, ser impossível copiar o código de barras no site do banco ou acabar o dia com dores de cabeça de tanto esforço visual para chegar na precisão que é necessária nos seus trabalhos manuais. Tenha um foco de luz direcionado para o local onde as tarefas são realizadas, sem o risco de bloqueios que causem sombras (sua cabeça, móveis, prateleiras ou objetos de decoração). decoração de home office

Claro que estética e função podem ser conciliadas e você conseguir uma luminária eficaz para realizar sua tarefa e que seja decorativa também. A VarejãoNet tem algumas opções de luminárias para escritórios bem bacanas e com preços acessíveis, dá uma olhada! A do modelo Empire lembra aquela da Pixar, a Luxo Jr., conhecem? Tem até um curta metragem fofo dela, indicado ao Oscar e tudo, já viu?

Luxo Jr

Agora dá um pulo lá na VarejãoNet e me fala se não tem boas opções pro seu escritório! Sem desculpas de dor de cabeça no fim do dia, hein?

Todas as imagens daqui estão lá no meu painel do Pinterest, que também está cheio de inspirações e dicas para seu home office!

Este post recebeu o incentivo de uma empresa, mas pode ficar tranquilo. Tudo que a gente publica aqui no Casa da Id&a é elaborado com o mesmo critério de sempre e representa a nossa verdadeira opinião. Quer saber mais, veja nossa Política de Transparência e Respeito ao Leitor.

Categorias: Curso de Decoração Online, Decoração, Home Office, Iluminação, Luminária, Publicidade
Veja Também
  1. Juliana Amado
    01/10/2013

    Estava com saudade dos seus posts!
    Não sei se você conhece o Palácio Gustavo Capanema, mas aqui praticamente não tem parede, só janela, e as luzes só são acessas a partir das 17h ou em dias nublados. Eu particularmente gosto disso. O problema é que no serviço público ninguém está preocupado com a ergonomia, o servidor que se dane; e me colocaram de costas para a janela. Foi um terror, eu não conseguia enxergar nada no computador. Acabei pedindo pro meu chefe na época pelo amor de deus pra mudar de lugar, e ele foi legal, mudou as mesas de posição, mudou os fios de tomada, e agora fico de lado. Beeeem mais confortável. Como só fico aqui durante o dia, nunca senti necessidade de uma luminária.
    Já lá em casa, também fico de lado pra varanda e não tenho luminária em cima da mesa, na maioria das vezes não sinto necessidade. Mas quando precisa, pego a do criado mudo, que fica mais ou menos próximo.

    Beijos.

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      01/10/2013

      Ju, eu também estou com saudades dos meus posts… a vida anda muito doida por aqui, e daqui a pouco tem bebê chegando e nem o berço dele está providenciado :-P
      Mas que bom ver seu depoimento, às vezes as pessoas se incomodam e nem sabem direito o porquê. E trabalhar com luz natural é muito melhor, né?
      bjos

  2. Juliana Amado
    03/10/2013

    Com certeza, esse é um dos pontos positivos daqui. Trabalhei numa empresa que vedava todas as janelas, se não tivéssemos um relógio, não tinha como saber se era dia ou noite, para saber se estava sol ou nublado, tínhamos que ir pro banheiro. ODIAVA isso. Dava sensação de confinamento.

  3. Ei, Manu! Que bom que você voltou! :)

    Eu passo muito tempo na escrivaninha, estudando ou trabalhando no blog, e sei bem como é essa questão da luz. Aqui em casa a mesa fica posicionada de frente para a janela e é bem gostoso! Só preciso mesmo é de uma luminária de mesa agora…

    Beijos,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      08/10/2013

      Inara, eu nunca fui embora… só estou numa fase um pouco mais complicada ;-)

  4. Apesar do branco ser a melhor cor para deixar um ambiente mais iluminado eu não curto muito branco num ambiente. Sei lá, acho que fica meio depressivo, desde que li alguma matéria em algum canto que relacionava ambientes brancos demais com taxas de suicídio. Sou mais esse coloridão e arrocha iluminação spot!

  5. manuela
    18/10/2013

    eu adoro o blog, mas, acho que a frequencia de post e bem pequena..

    bjss

  6. cintia
    31/10/2013

    adorei essa ideia

  7. Izabel Pariz
    10/11/2013

    Tenho um cômodo na casa que é meu home office. Eu e meu esposo compramos móveis que mais lembram móveis de um escritório mesmo de uma empresa rsrs… Mas tento colocar uns toques caseiros pra não sentir tanta sobriedade assim: fotos nossas, flores, bibelôs…
    Estou seguindo o blog pela fan page.

    Abraço

    Meu blog: Artista Plástica Izabel Pariz

  8. Luis
    05/12/2013

    Olá, sabe me dizer o nome ou como encontrar aquela iluminação sobre a mesa amarela?