Truques pro Apartamento Parecer Maior – Luz e Espelho

Postado por: Manu Mitre
17 de September de 2012

Outro dia eu fiz um post com dicas para aproveitar melhor espaços em apartamentos pequenos, já publicamos até alguns móveis multifuncionais para ajudar, e prometi que depois eu ia ajudar nos truques visuais pro ambiente parecer maior. Cá estamos :)

Mas são tantas dicas que resolvi fazer uma série, tá? Lembrando que você não precisa fazer tudo ao mesmo tempo, são possibilidades que devem encaixar com o restante da sua proposta para o espaço. E nenhuma dica é milagrosa, todas tem seus prós e contras. Bora lá?

1. A primeira dica: garanta uma boa iluminação natural. Nada mais claustrofóbico do que entrar num lugar escuro, em que você sai tropeçando nos móveis. Aproveite o sol que entra pelas janelas ao máximo, isso também vai ajudar a transmitir uma sensação de lugar bem ventilado.

sala com janelões

2. Evite provocar sombras muito marcadas para não quebrar o espaço em pedaços. Se você tem a sorte de ter muitas janelas mas o sol entra queimando o sofá, use cortinas lisas e translúcidas para filtrar a luz, as sombras desaparecem sem se perder tanta luminosidade. E à noite prefira luz indireta arquitetural: como a luz vem em diversas direções, as sombras são mais suaves do que dos famosos spots embutidos.

cortina branca na sala

3. Use um espelho grande para difundir ainda mais a luz, instalado-o na parede ao lado ou oposta à janela principal. Desta forma você ainda traz a paisagem para dentro de casa.

parede de espelhos

4. A foto acima é um ótimo exemplo de uso do espelho porque além de o espelho refletir a luz do dia, duplica espaços e elementos, fazendo a sala parecer ter o dobro do tamanho. Mas atenção! Pense bem no que você quer “duplicar” no ambiente – uma janela, espaço vazio, uma porta, um monte de armários? Podemos dobrar a sensação de espaço se posicionarmos o espelho adequadamente, mas também podemos dobrar a quantidade de “coisas” e conseguir o efeito inverso – uma bagunça visual. Já vi casos do espelho parecer um portal para o além – não reflete nada, vira um retângulo cinza na parede refletindo um teto sem graça.

como usar espelho na sala de jantar

Está gostando das dicas? Você usa alguma dessas na sua casa? Conta pra gente se realmente funciona!

Continua…

Imagens: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 |

Categorias: Cortina, Curso de Decoração Online, Decoração, Destaques do Mês, Iluminação, Sala de Jantar
Veja Também
  1. CRISLANDE M. SANTANA
    20/12/2012

    ACHEI POR ACASO ESSE SITE E GOSTEI MUITO, POIS TRABALHO COM DECORAÇÃO, MAIS NÃO TENHO NENHUMA ESPECIALIZAÇÃO, NESSA ÁREA.

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      20/12/2012

      Bem vinda, Cris! Sinta-se em casa e compartilhe tudo que você sabe com a gente :)

  2. Monique
    08/03/2013

    Amei tudo de vcs.Parabens!.Foi um cliente que me indicou.Bjjjjjj!!!!

  3. Daniela
    02/09/2013

    Amei os jogos de espelhos..realmente dão uma idéia de casa maior além de ficar muito sofisticada!!!

  4. Lopes
    03/10/2013

    Tenho um apto pq, a porta de entrada quando aberta,temos um apto de 49,7 m², gostaria de ampliar o ambiente, causando impacto a quem entra, colocaria o espelho na parede paralela a porta fechada ou na parede do lado esquerdo de quem entra, caso coloque do lado esquerdo vai refletir a pequena sacada e jardino. O que você me aconcelharia

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      08/10/2013

      Lopes, a segunda alternativa reflete uma área aberta, e não a pessoa que chega em casa. Acho que é mais apropriada se a intenção é ampliar visualmente o ambiente…