Erros Comuns da Iluminação com Dicróicas

Postado por: Manu Mitre
05 de February de 2013

Lâmpadas dicróicas já foram febre que nem as lâmpadas de LED são hoje. Também pudera, elas têm um IRC (Índice de Reprodução de Cor) próximo de 100% e ainda são um pouco mais eficientes que as lâmpadas incandescentes. Isso significa que iluminam tão bem quanto as incandescentes e ainda por cima economizam energia. As cores dos objetos iluminados não ficam alteradas, como acontece com muitas lâmpadas fluorescentes ou de LED, a luz traz um efeito aconchegante e funciona muito bem para iluminar tarefas como cozinhar ou ler. Como não gostar? Acontece que essa febre de usar dicróicas, ainda hoje, leva ao uso indevido e exagerado dessas lâmpadas. Quem conhece o blog há mais tempo sabe da minha birra com elas.

iluminação com dicróicas

via

Elas têm o funcionamento parecido com o de uma lâmpada comum, com um filete de tungstênio que aquece e emite luz. Só que ele fica dentro de uma pequena câmara de halogênio e um refletor direciona praticamente 100% da luminosidade e somente 1/3 do calor gerado por esse filamento para o ambiente. Os outros 2/3 vão para o forro de gesso. Para economizar energia de verdade, ela precisa funcionar a 12V e, por isso, demanda o uso de mini-transformadores sob o forro. Resumindo: muita luminosidade e um pouco de calor concentrados em um pequeno facho de luz. Esse super pequeno facho de luz deve ser usado com cautela para evitar alguns problemas muito comuns.

Brilho intenso

É muita luz concentrada. E todo esse brilho pode ser muito bem aproveitado para iluminar e dar destaque a pontos de interesse como objetos de arte, mesas de centro bem decoradas, quadros. Mas quem nunca olhou diretamente para uma lâmpada dessas sem querer? Incomoda. Existem filtros anti-ofuscamento para minimizar esse risco, mas pense bem se o facho de luz vai invadir alguma área de trânsito de pessoas antes de mais nada.

Da mesma forma, ao direcionar as lâmpadas para peças de vidro e metal, esses materiais vão refletir a luz e provocar reflexos nas paredes e tetos. Um filtro fosco também ajuda a minimizar o problema. No exemplo abaixo, a lâmpada é uma prima da dicróica (halógena), mas o efeito é bem parecido.

sala de estar tons pasteis

via

Luminosidade focada

As lâmpadas dicróicas podem ter ângulos de abertura que variam entre 8 e 60 graus. Isso significa que fora desse ângulo, a luz não vai chegar. Se você escolher a mais aberta de todas e embuti-la no forro de gesso (uma superfície livre de 180 graus), ainda sobram 120 graus que ficam sem luz. Portanto, ela não é uma boa alternativa para garantir a iluminação geral de um ambiente, mas somente um complemento. A única luminosidade que vai contribuir para a iluminação geral é a que será refletida pelo piso ou pelas paredes que receberão esse facho, o que é bem pouco.

dicróicas na iluminação

via

Luz direcional

Por ser uma luz direcional, ela vai iluminar intensamente o caminho desse facho de luz. E vai provocar sombras intensas também. Esse efeito de luz e sombra reforça texturas e volumes, uma solução decorativa linda para dar destaque a paredes e objetos. Mas essas sombras não são bem vindas em uma bancada de cozinha onde se corta vegetais ou à frente de um espelho onde se faz a barba, por exemplo. E não vão ajudar a encontrar a roupa no fundo da gaveta do closet.

como usar lâmpada dicróica

 123

Calor

Essa mania de colocar dicróicas na direção dos sofás e camas é um sofrimento. Além de ofuscarem quem se aventura a olhar para cima, fazem qualquer um morrer de calor. Também existem filtros que diminuem essa sensação, mas qual o objetivo? Precisa, mesmo?

dicróicas no quarto

via

Categorias: Banheiro, Cozinha, Curso de Decoração Online, Decoração, Destaques do Mês, Iluminação, Luminária, Quarto, Quarto de bebê, Quarto infantil, Sala de Estar, Sala de Jantar, Sala de TV
Veja Também
  1. Bel Herbetta

    Adoro seus posts de iluminação! Já sei pra quem pedir ajuda quando for fazer meu projeto de forro! hahahah… Bj!

  2. Mariana
    05/02/2013

    Também adoro posts sobre iluminação, como disse a Isabela. E acho que todas as pessoas do mundo deveriam ler este, especialmente, porque nada pior do que se sentar num sofá e ter aquele calorão apontando pra você haha! Dá pra pegar um bronze na casa de muita gente rs!
    Beijo, Manu!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      05/02/2013

      Ai, Mariana, pois é… então manda pra esse povo aprender, rss

  3. Bruna
    05/02/2013

    Adorei o blog, está de parabéns! Gostaria muito que postasse quais os tipos de iluminação e como fazer o calculo para melhor aproveitamento da iluminação artificial nos espaços.. Desde já, obrigada! =]

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      06/02/2013

      Bem vinda, Bruna! Dica anotada.

  4. Ane Fazin
    13/03/2013

    Muito esclarecedor esse post, ótimas dicas e de fácil compreensão! Parabéns pelo blog.

  5. Isabela
    27/03/2013

    Manu,
    seus posts sobre iluminação são realmente úteis, fazem a diferença! Estou com uma questao pra resolver e gostaria de sua opinião: há uma parece que será revestida com pedras na minha sala, que tem teto duplo por conta do mezanino. Gostaria de iluminar essa parede com halógenas no piso pra dar um efeito bacana, ainda mais por conta do revestimento em pedras. Só que se eu furar a laje gastarei mais. No teto não dá tb porque é muito alto por conta do mezanino e, assim, se perderia o efeito legal da halógena na sala. O que vc me recomenda? Pensei em pontos mais baixos na parede, tipo arandelas (iluminando de baixo pra cima); não sei se daria certo… bjos e parabéns pelo blog! Adoro seus textos!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      27/03/2013

      Que bom que consigo ajudar de alguma forma, Isabela! Sobre sua questão, você pode encontrar arandelas para esta função, sim, e até existem algumas que podem ser embutidas na parede, como balizadores. Beijos e boa sorte!

  6. naiane lopes
    12/07/2013

    Ola Manu,estou com um dilema em relação a iluminação do banheiro da suite.Como sou fissurada em maquiagem andei pensando como seria a ilumunação ideal para essa tarefa, pensei em colocar duas arandelas ao lado do espelho para ajudar , pensei tambem em dicróicas- só que ai me lembro que minha casa é de laje ,não é forrada com gesso.
    Andei pesquisando e descobri que nao é qualquer tipo de lampada que é boa para esse fim: se a luz é branca ou amarela, se o material da arandela é vidro fosco ou leitoso, se usa dicróica ou outro tipo de lampada etc…? Tambem pensei se existiria alguma soluçao para poder estar usando dicroicas,caso se faça necessario( já que é laje).
    por favor me ajude.
    obrigada!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      12/07/2013

      Naiane, você precisa de lâmpadas com bom índice de reprodução de cores (IRC), geralmente as lâmpadas quentes e amarelas são as melhores para isso. Procure a informação nas embalagens. Também esteja atenta em ter uma boa iluminação geral para não provocar sombras no seu rosto, a luz precisa vir de todos os lados, não pode ser focada como as dicróicas embutidas no teto geralmente são. O ideal é aquela iluminação típica de camarim, com várias lâmpadas ao redor do espelho. Para chegar num meio termo, as arandelas são melhor alternativa do que os spots, ok?

  7. Roberta
    26/08/2013

    Olá!! Vou colocar meu sofá encostado a uma parede revestida com painel de madeira e estou preocupada com a correta iluminação, pois gostaria de dar destaque para o painel sem correr o risco de ofuscar quem se deitar no sofá. Outra questão é que o apartamento está com apenas 2,55m de pé direito, o que impede o rebaixamento total do ambiente.
    Pensei em fazer o rebaixamento de apenas uma faixa, a partir da parede do painel, com aproximadamente 70cm de largura (a profundidade do sofá) e deixar uma abertura voltada para o centro da sala para a colocação de uma fita de led bem intensa. Mas não tenho a menor idéia de como iluminar o painel.
    Por favor, me de uma luz…rsss
    Obrigada

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      28/08/2013

      Roberta, o ideal era você contratar um projeto de design ou de luminotécnica, esses casos merecem. Mas eu afastaria um pouco o sofá da parede, ele não precisa ficar grudado nela. Se a ideia é destacar a textura da parede, faça um efeito de wall wash com mini dicróicas bem próximas à parede (10-20cm), direcionadas para baixo e ligeiramente inclinadas para a parede.

  8. REVSON
    26/09/2013

    Olá! Qual a distância mínima necessária, entre parede e spot, em um teto de gesso, que ficará sobre a televisão? Colocaram com 30 cm, mas estou achando muito distante. Não entendo disso e fico preocupado de estarem fazendo errado. Poderia me ajudar, por favor.

    Antecipadamente,

    Muito obrigado

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      27/09/2013

      Revson, é delicado interferir no trabalho de outro profissional pois não tenho a visão do projeto como um todo – a função e o ângulo desses spots, a posição exata da TV, etc. Sugiro levar essa dúvida, que é legítima, ao profissional e entender melhor o projeto. Eu, mas isso não é uma verdade absoluta, nem colocaria spots sobre a TV…

  9. REVSON
    03/10/2013

    Obrigado Manu.

  10. ludmila
    08/10/2013

    gostei do seu modo de se expressar qro sempre pod receber suas ideias…..

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      08/10/2013

      Obrigada, Ludmila, volte sempre!

  11. Andrea
    09/10/2013

    Olá, Manu!

    Parabéns pelo blog. Ainda tenho muito que ler por aqui, mas gostaria de saber se o uso de lâmpada de led para lavar uma parede de tijolo aparente, dará o mesmo efeito do que as dicróicas. Obrigada!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      10/10/2013

      Andrea, existem muitos tipos de luminária que utilizam lâmpadas de LED, algumas imitam bem esse efeito. Certifique-se com o fabricante ou o lojista a cor da lâmpada, o ângulo e abertura pra poder comparar.

  12. Juliana
    13/10/2013

    Olá Manu, eu e meu marido adoramos seu blog que sempre nos ajuda em nossas escolhas. Estamos fazendo um armário de 1,50 acima da pia da cozinha e gostaríamos de dicas sobre qual e qtas lâmpadas poderíamos embutir sob este armário afim de iluminar a bancada. Depois deste post fiquei em dúvida sobre as dicróicas.

  13. Júlia Rezende
    17/10/2013

    Oi Manu, qual sua opinião sobre colocar essas dicróicas, em fileira de 3, em cima da televisão? Dá algum efeito ao assistir um filme por exemplo? Será que é melhor eu colocar uns spotezinhos com a iluminação “amarelada?”

  14. sheila
    25/10/2013

    Oi Manu.
    Parabéns pelo blog. Adorei as dicas .
    To querendo comprar um spot trilho de 4 lampadas dicroicas para colocar em minha cozinha. Acha que estou no caminho certo?
    Obrigada! Um abraço

  15. Graziela
    03/11/2013

    Estou perdida sobre a iluminação da sala de tv, gostaria de fazer tudo embutido ( no forro de gesso), seria possível usar somente spots de led ou dicróica?
    Desde já obrigado

  16. marcos moura
    13/11/2013

    obrigado pela dicas descritas, eu trabalhos com iluminação e não conhecia tantos detalhes

  17. Lucas Baptistella
    10/02/2014

    Olá Manu, gostei do post contudo gostaria de saber sua recomendação para iluminação do ambiente em geral.
    Estou construindo meu apto e busquei saber sobre como está as recomendações do mercado, e na maioria encontrei o uso de quase 100% dicroica aplicada em toda residencia. Parece que hoje não se usa mais lustres, portanto se não for usar a dicroica embutida, o que recomenda?

    Obrigado.

  18. Ricardo Motta
    21/02/2014

    Manu, bom dia, peço ajuda, tenho hoje em minha sala 13 Spot com lâmpadas dicróicas de 50 watts 127 volts bi pino, como 04 delas queimaram, fui repor e fiquei sabendo que não fabricam mais, ai pensei em mudar para LED, porem, eles vendem Spots com lâmpadas de 20 Leds, ou 38 Leds, e não sei se essas são da mesma luminosidade das dicróicas. Outra opção seria colocar lâmpadas dicróicas de 12 vatts e um reator
    Pode me ajudar?
    Agradeço
    Ricardo

  19. ELIANE MARTINS
    24/02/2014

    olá manu,boa noite! adorei suas dicas,e gostaria de sua ajuda.tenho um aparador na sala de estar,e acima desse aparador um espelho,o que eu quero saber é se,posso colocar duas arandelas ao lado do espelho? lembrando que ,esse parador fica logo na entrada da sala e de frente para o sofá. essa dica mim foi dada por uma pessoa que leva jeito em decoração,mas ,é sempre bom saber da opinião de quem entende. agradeço desde já.

  20. Iracema
    28/02/2014

    Boa tarde Manu.
    Gostaria de sua orientação, tenho uma coleção de galinhas em uma cozinha rustica,mais a parede é bem alta e escura e gostaria de colocar uma iluminação direcionada. o que voce acha e qual lampada de led posso usar.
    obrigada.

  21. Marcus Cestari
    05/03/2014

    Boa Noite;

    Estou planejando montar uma Sala Cinema.
    Gostaria de saber, se lampadas dicroicas para colocar como iluminação controlada, é uma boa escolha. Não entendo nada de iluminação, mas vendo algumas imagens, muitos usam iluminação bem leve, proximo à projecção na tela, ou abaixo da mesma. Gostaria de algo bem aproveitado, favorecendo a imagem da tela e decorando o local. Tenho ideias sobre colocar alguma iluminação nas paredes dos lados, como fazem no cinema, tudo bem fraquinho/leve. Estou pensando em dicroicas. Desculpe a ignorancia no assunto, mas se puder me aconselhar nesse projeto, ficaria muito agradecido.

    O comodo não é grande, muito menos como os home theater que vemos nas imagens pela internet.
    A parede da tela possui 3.4m de largura e 3m de altura, e as paredes dos lados possuem 4m de largura e 3m de altura. As paredes estou pensando em pintar de preto fosco, sob co selhos para melhor aproveitar a qualidade da projecção, e o teto estou pensando em pintar de vermelho/vinho fosco ou semi brilho, e cortinas em preto também, para controlar a claridade durante o dia. Todo conselho e ajuda é bem vinda.

    Att. Marcus Cestari

  22. Marcia Pimentel
    09/03/2014

    Manu, boa noite, parabéns pelo blog. Estou rebaixando as salas e a cozinha e colocando spots com dicroicas, mas as lâmpadas são brancas e gostaria de colocar cordão de led também, mas a cor que acho mais bonita é o branco quente. Fica feio misturar as cores da iluminação? Obrigada!

  23. Velhojou
    15/03/2014

    Manu, qual seria a forma correta de se usar dicróicas embutidas no banheiro, ou isso deve ser evitado ?

  24. Flavio Costa
    24/03/2014

    Consulta: o espaço que tenho é de 4,70m (largura) x 12,7m (comprimento). O pé direito é de 2,70m. Quantas croicas posso colocar e qual o espaçamento entre elas?
    Grato
    Flávio

  25. Hélio S.Souza
    29/03/2014

    Oi estou reformando meu apartamento e não sei qual a distância usar a lâmpada led da parede.
    Você pode me ajudar?

  26. clabijo merida
    03/04/2014

    Olá Manu boa tarde, gostaria de tirar algumas dúvidas!!
    Tenho uma sala com uma parede com 2,60 e gostaria de saber quantos leds eu poderia estar colocando pra ficar legal? Estou pensando em colocar 3, o que vc acha? Seria um exagero da minha parte.

  27. Kleber Sousa
    04/04/2014

    Olá Manu,

    Primeiramente parabéns, pelo post. Muito esclarecedor! :-)

    Gostaria de saber se iluminar a minha suíte de 5,5M2 com esta trave de dicroicas, ficaria bom?

    Não fiz rebaixo de teto e só tenho um ponto de iluminação no centro do banheiro, que é o mesmo onde eu deveria colocar a lampada para iluminação.

    Minha ideia é iluminar cada uma das paredes com um facho de luz.

    http://cec.com.br/iluminacao/spot/arco-short-cromado-4-lampadas-127v-ref-my1004cr?produto=1179167

    Grato,

    Kleber

  28. Michelle
    12/04/2014

    OIEEE, PODERIA ME DAR UMA AJUDA? ESTOU QUERENDO COMPRAR FITA DE LED PARA POR NO MEU CORTINEIRO DA SALA E DO QUARTO MAIS ME DEPAREI COM TANTAS OPÇÕES TIPO FITA DE LED DE 60 LED, 300 LED. 600 LED E NÃO SEI QUAL SERIA MELHOR PARA MEU CUSTO BENEFICIO…. PODERIA ME AJUDAR?
    AH MEU CORTINEIRO DO QUARTO O TAMANHO É DE 2 METROS LINEAR!!
    BJUS E DESDE JA AGRADEÇO!!!

  29. Renato
    19/05/2014

    Manu,
    muito boas suas dicas e orientações. Tenho dúvidas e preciso de sua experiência. Estou montando um banheiro medindo 1,60 x 3,00 m, altura piso-laje 2,80m que será rebaixado para 2,50m, utilizando forro de gesso ou pvc. Haverá um espaço para instalação de uma banheira medindo 1,00 x 1,60m. Pretendo iluminar este espaço de banho com luzes cromáticas, mas não na banheira, pretendo instalar as luzes de pelo menos 4 cores diferentes no teto direcionadas para a banheira ou parede, porém estou na dúvida qual tipo de lâmpada utilizar, dicróicas ou led? A ideia é tornar o ambiente agradável durante o banho.

  30. Túlio
    03/06/2014

    Meu amigo. tu ainda está no tempo da lâmpada alógena, hoje é super led que não aquece nada e ainda é super econômica e duradoura o seu tempo de vida útil, o alojamento das lampadas que substitui as antigas alógenas, tu direciona para o lado que quiser sem perturbar a visão ok!

  31. Adriano
    12/06/2014

    MANU MITRE, boa noite!

    Primeiramente parabéns belo site, ajuda muito com dicas interessantes.

    Preciso de um help.

    Tenho uma sala pequena com 9 metros quadrados, a parede que vai a TV é de pedra escura mais puxada para o marrom, o sofá é marrom café bem escuro, vou pintar as outras paredes de branco para deixar o ambiente um pouco maior e mais claro, a janela é bem de frente para parede de pedra.

    Penso em colocar 03 lâmpadas dicróicas de led branco encima da parede de pedra, para destacar bem a parede e a tv. Daca lâmpada tem que ter quantos W para dar um efeito (destacar) bem a parede e a tv, mas sem atrapalhar a visão na hora de assistir a TV?

    Muito obrigado, uma ótima semana.

  32. Luiz carlos
    08/08/2014

    Bom Dia Manu,

    Gostaria que você me desse uma dica de como iluminar um banheiro de 1,30 x 2,60 com rebaixamento de teto em madeira angelim pedra e paredes com azulejos brancos. A ideia inicial é colocar um spot no box e na pia dicroicas na cor morna tirando a iluminação central.
    Agradeço desde já.

  33. marcos rocha
    09/08/2014

    Manu quero algumas dicas referente a iluminação de minha casa,minha sala não tem muita iluminação natural,e vou colocar forro rebaixado,qual tipo de lampada ou spot usar nesse caso,no banheiro na parte da bancada vai ter um espelho até o teto,pensei em colocar dois spot de led branco é aconselhável.

  34. maria mabel da silva
    19/08/2014

    Boa noite!!Estou fazendo uma pentiadeira camarim,vc pode me dizer exatamente qual lampada e marca devo comprar todos so falam da amarela,da hologênea que esquenta mais ninguém diz realmente qual a certa.Ficaria agradecida se pudesse me ajudar

  35. Jorge Carreiro
    25/08/2014

    Cheguei com “atraso” aos comentários, mas como ainda está ativo… Poderia ser mais verdadeiro e informar que , sim!, as dicróicas são um explorador potencial de consumo de energia. Que os custos de instalação, de manutenção de reposição são exorbitantes. Há soluções mais inteligentes de usar lâmpadas direcionais e com estética positiva. Nesse campo, as lâmpadas GU10 e PAR20 LEDs não podem ser com paradas com as ultrapassadas dicróicas.,

  36. Flávia
    25/08/2014

    Rs! Excelente post! As dicróicas podem se tornar um belo problema.

  37. Alessandra
    11/11/2014

    O pior mesmo é estar procurando apartamento prá comprar e absolutamente todos têm “projeto de iluminação” com teto de gesso e dicróicas embutidas em TODOS os cômodos. Tá difícil…

  38. Sidney
    18/11/2014

    Gostaria de saber se tem uma distância ideal par istalar os spots das lampadas.