Vermelho na cozinha

Postado por: Casa da Id&a
25 de October de 2012

Podemos dizer que a cor vermelha tem sabor. Um sabor picante, quente, caloroso. É por isso que, na decoração, o vermelho é associado a aconchego e indicado para os lugares onde recebemos pessoas queridas, onde passamos horas jogando conversa fora.

Se a sua cozinha é um desses espaços usados para acolher a família e as visitas, tá aí uma boa sugestão para colorir o ambiente. Selecionamos algumas imagens para ajudar a pensar na conjugação do vermelho com outras cores e para não cair no exagero se decidir usá-la.

toque de cor na cozinha, quebrando a neutralidade do cinza, bancada na cozinha

1

A base do ambiente neutro, com o piso e bancada de cimento queimado, ganha a ajuda do branco dos armários para manter o equilíbrio. Para não ficar monótono demais, a solução encontrada foram toques de vermelho. Os assentos dos bancos e o espaço entre o armário e o fogão deram uma certa alegria a cozinha sem perder a sofisticação.
vermelho e madeira, armários de cozinha

2

Nessa cozinha, a opção foi usar o vermelho nos armários que ficam embaixo da pia. O interessante é que a cor funciona como um sobre-tom da madeira. A combinação ficou super discreta. Tão discreta que foi possível apostar no colorido das xícaras, potes e pratos sem ficar exagerado.

3

Como fazer do vermelho uma cor mais romântica? Basta misturá-lo com tons mais claros. Nesse ambiente, a parede em azul clarinho deu leveza ao ambiente vermelho. O piso de madeira também ajudou a tornar um lugar mais aconchegante.

4

Madeira no chão e nos móveis, armário branco e em inox. Nessa cozinha, o vermelho deu apenas um toque de cor. E ficou elegante.

5

Para quem é mais ousado, uma boa opção pode ser misturar o vermelho com outros tons alegres e mais fortes. Branco, preto, rosa, amarelo, azul em cadeiras e detalhes como os tapetes. O vermelho funcionou como base, o piso branco ajudou a dar mais leveza ao ambiente e, assim, foi possível liberar a criatividade.

Imagens: 1/2/3/4/5/

Categorias: Cores na Decoração, Cozinha, Decoração, Vermelho
Veja Também
  1. Marcelle
    25/03/2013

    To aqui fuçando e buscando inspiração. Estou vendo o que gosto e o que não gosto pra me ajudar a escolher o tal estilo pra chamar de meu!

    bjs

  2. Marcelle
    26/03/2013

    To tentando! As ideias vindo… mando foto prometo!

  3. NAIANE LOPES
    24/04/2013

    Ola Manu,gostria de saber sua opiniao sobre revestimento inox(placas de pastilhas inox),estou pensando em colocar em minha cozinha mas to em duvida…veja so ela tera pia em granito sao gabriel,a madeira junto ao granito (parte de baixo) na cor preta(a bancada tera 6m de comprimento!)e os gavetoes da parte de cima sera de madeira em tom amendoa com laca amarelo e a outra parte da cozinha que esta a geladeira com a torre do microondas e forno eletrico sera na mesma cor da madeira em tom amendoa. Entao estou pensando em colocar em vez de azulejo ou pastilha como e mais comum revestir de pastilhas em inox(parte entre a pia e o gavetao de cima e por tras da coifa),so que estou achando que minha cozinha tera muitas linha retas…tenho medo de ficar muito seria…Vou ficar feliz em saber sua opiniao!!
    obrigada bjus

    • Manu Mitre
      25/04/2013

      Naiane, a combinação de cores é bem urbana, o que faz sentido com as linhas mais retas. A madeira e o amarelo dão uma aquecida, mas é um contraste bem atual e modernoso. O inox tem tudo a ver com esse conceito e vai reforçar suas escolhas até agora.

  4. NAIANE LOPES
    24/04/2013

    Ia mim esquecendo… se vc quiser eu tenho o projeto da cozinha em midia(digital), se for o caso eu te mando pra seu email.
    Agradecida.

  5. NAIANAE LOPES
    25/04/2013

    q bom q estou acertando…sabe o q foi q mim ajudou ate agora? seu blog!:)
    mas ainda tenho duvida Manu, pelo fato que eu tenho também um personalidade bem feminina e um pouco clássica… sobre as linha retas q estão bem presente em meu projeto , como poderia quebrar um pouco as linha retas(adicionar o ‘redondo’ para dar uma aliviada!) ou não é preciso!? p.s: a cozinha ainda esta em fase de projeto(mídia)pode ser alterada.

    • Manu Mitre
      26/04/2013

      Naiane, você não PRECISA incluir linhas curvas para trazer o feminino. Cada uma é feminina de um jeito, né? Talvez com acessórios você consiga dar esse toque, não?

  6. NAIANE LOPES
    26/04/2013

    muito obrigada Manu, fiquei mais calma agora…uff
    abraços!

  7. NAIANE LOPES
    02/05/2013

    ola Manu! Gostraria de saber sua opiniao sobre harmonizaçao do cooktop com a cozinha,vc ja sabe q existe de todas as cores no mercado…ele deve ser da mesma cor do granito/pedra q sera assentado ou pode ser de cor diferente pra contrastar?!
    Por exemplo se o granito for preto o cooktop seria tambem preto ou poderia ser branco…ou colorido mesmo(amarelo,vermelho ,etc),pois vejo a maioria dos projetos em revistas , o cooktop ‘segue’ a cor do granito.
    p.s.:Minha duvida é por conta do armario de baixo da cozinha ser preto
    e o granito tambem( como ja havia comentado contigo antes em outros contatos).
    obrigado, um grande abraço!!

    • Manu Mitre
      06/05/2013

      Oi, Naiane. Não tem regra, não! Manter tudo preto fica mais discreto e harmônico, talvez um pouco mais sofisticado. Mas trazer cor diferente pode trazer alegria e descontração, depende do que você procura ;-)