Significado das Cores

Postado por: Manu Mitre
03 de May de 2010

Já falei bastante aqui no blog que não existe um significado para cada cor, que depende muito do contexto e da cultura. Olha que bacana o diagrama abaixo.

Cada fatia do círculo é um significado, ou um sentimento. E os diversos pedacinhos das fatias são as diferentes culturas no mundo. Repare como algumas fatias são de cores totalmente diferentes. E poucas fatias são de uma cor só. Isso demonstra como cada pessoa ou cultura interpreta e sente as cores de formas diferentes. Ou utiliza cores diferentes para representar seus sentimentos.

As fatias que me chamaram a atenção foram a 24, a 41 e a 62. Mal, Calor e Paixão, respectivamente. Preto, Vermelho e Vermelho. Em qualquer lugar do mundo a sensação ao ver essas cores é bem parecida.

sofa preto

Imagina uma festa aqui? Ninguém vai conseguir ficar quietinho em um canto. {DI}

E repare na fatia 1 do círculo – a Raiva. Tem cultura que leva pro preto e cultura pro vermelho. Coincidência? A raiva não é uma mistura da intensidade da paixão voltada para o mal?

preto e branco

Fala a verdade: este quarto não tem cara de maldade? Ou de pecado? {DI}

Então, segundo o estudo, preto e vermelho são uma unanimidade. Talvez porque o vermelho é a cor do sangue, o preto é o que “vemos” na escuridão… vai saber.

Nas fatias 67 e 79 temos outra “coincidência” – o branco ou o prateado como pureza ou paz / trégua.

quarto prateado

Bom lugar para acabar uma briga, mesmo… {AT}

sala cinza

Imagine a mesma festa da sala vermelha aqui. O clima seria bem diferente, não? {SH}

Mas, ao mesmo tempo, as cores para a boa sorte e o sucesso podem ser tanto o vermelho quanto o verde, dependendo da cultura. Justamente duas cores complementares, opostas no círculo cromático.

parede verde

Será que se eu pintar minha parede de verde eu vou atrair sorte e sucesso? {AT}

E para você? Qual fatia chamou sua atenção? Tem algum ambiente que poderia significar ou transmitir sensações diferentes ao redor do mundo?

Imagens:

Desire to Inspire
Apartment Therapy
So Haute

Categorias: Cores na Decoração, Decoração, Quarto, Sala de Estar
Veja Também
  1. Day
    08/05/2010

    46, 79, 67, 72…. adorei o gráfico, e o blog é muito bom!
    Mas quem não gosta de decoração?! ^^
    Obrigada pela visita, uma ótima semana!
    ;*

  2. Raquel
    31/05/2010

    Meu quarto antigo tinha a parede verde clara. Eu acho q deu sorte, mas o objetivo inicial foi trazer vida para um ambiente pequeno e todo branco:)