Roxo na decoração – parte 2

Postado por: Manu Mitre
10 de July de 2011

No post passado mostrei como o roxo, em diferentes tons e texturas, pode trazer climas bem distintos aos ambientes. Mas foi um post mais cauteloso, de pequenos toques de cor, de pouca ousadia, usando o roxo apenas com o branco ou o cinza, tudo bem neutro. Hoje a ideia é justamente fazer o oposto: mostrar como o roxo pode combinar com tudo e usar ou não outras cores em conjunto só vai depender do conceito do seu projeto.

cores analogas e complementar ao roxo

O roxo é a mistura de azul e vermelho, portanto estas são as suas cores mais próximas e que ficam mais harmônicas ao seu lado.

Relembrando o círculo cromático, é fácil perceber que as cores vizinhas, ou análogas, são o vermelho e o azul. A mistura com cores análogas é bem intuitiva e tende a ser harmônica, sutil, sem muito contraste para assustar. O azul reforça a frieza do roxo, enquanto o vermelho vai puxar para mais energia no ambiente. É uma boa forma de tirar o roxo de cima do muro ;-)

Já o amarelo é a cor mais distante, por isso de maior contraste com o roxo, é a sua cor complementar. As duas cores juntas são marcantes, chamam a atenção e têm potencial para fazer coisas lindas.

cores na decoracao

Mas lembre-se que existem infinitos tons (ou matizes) para cada cor. O roxo pode ser lilás, violeta, vinho… o vermelho passeia pelo rosa, tijolo e até marrons… o azul pode ser turquesa, marinho, royal… e por aí vai.

Então vamos ver exemplos de como ficam essas combinações.

parede violeta de quarto

1. A parede violeta é suave e o biombo florido, que funciona como cabeceira da cama, reforça a delicadeza. Mas o azul escuro, no piso e na colcha, bota ordem na casa e não deixa o quarto ficar feminino demais. Faça um teste e tampe a metade de baixo da foto, depois tampe a metade de cima. Sensações diferentes, né? E o conjunto das duas metades traz um meio termo interessante.

sala azul e roxa

2. O sofá tinha tudo para ser frio – a cor e o brilho. Mas as almofadas em tons de roxo e com texturas quentinhas dão uma quebradinha e animam a sala. Olhe o amarelo aí no meio, formando uma combinação tríade – duas cores análogas e uma complementar. Ele dá uma quebradinha na harmonia das cores análogas e traz alegria. Tampe a almofada amarela e veja a diferença.

parede roxa e teto azul

3. Esse tom de roxo é uma cor que, na nossa cultura, remete à morte. Não sei você, mas essa meia luz, o ambiente formal e cheio de roxo me dão a sensação de estar um jantar fúnebre. O azul não ajuda a quebrar esse clima, só reforça a formalidade e o peso do ambiente. O xadrez amarelinho das cadeiras até tenta, mas não é suficiente…

sala azul e roxa

4. Mas parede e teto em azul e roxo não vão ser fúnebres sempre. Olha que sala alegre. Tons mais suaves, iluminação natural, estampas divertidas, fibras naturais e madeira – um clima de fazenda moderninha, né? A escolha do vermelho e do rosa para os objetos e móveis deixa tudo super colorido mas ainda no aconchego de cores próximas, sem muito stress.

sala roxa azul e rosa

5. Adoro esta sala de jantar. As cadeiras são de cores diferentes mas conversam entre si, os tons são próximos e deixam tudo coerente, bem resolvido. O branco alivia os tons escuros e deixa tudo mais leve, mas a cor continua distribuída verticalmente através da cortina. E a luminária, apesar de bonita, não interfere no jogo de cores e fica discreta. Tudo muito elegante e delicado. E roxo.

Se você gosta da combinação de azul com roxo, tem um post (um dos meus prediletos aqui do blog) que fala mais disso e tem outras fotos fantásticas: Azul Avatar.

hotel grego

6. No post anterior vocês viram um outro ângulo deste ambiente – olha a cama violeta ao fundo. Agora os toques de pink e vinho mostram que entramos em um outro ambiente mas ainda mantém a mesma linguagem.

parede rosa e janela roxa

7. Olha que combinação poderosa. Pink e roxo. Uma fachada marcante, alegre e feminina.

parede cinza na sala

8. Tons mais acinzentados deixam a sala mais clássica. O tapete violeta dá destaque aos móveis de cores neutras e as almofadas em rosa e amarelo distribuem um pouco o olhar.

tapete roxo e marrom

9. Mas um sofá roxo tem seu lugar. Pesadão, ele foi diluído na parede rosa e no tapete violeta e marrom. A almofada pink deixa um toque interessante que reforça o lado quente do roxo.

lavabo com parede colorida

10. Uma parede super criativa para o lavabo: tons de roxo, rosa, azul e amarelo. Inesperado, não?

Se você gosta de roxo com amarelo, tem um post só dessa combinação AQUI. Mas ninguém falou que só podemos ficar passeando entre o vermelho e azul, e adicionando pitadas de amarelo, hein? O verde e o laranja também dão show com roxo.

quarto feminino em lilas rosa e verde

11. Um quarto super feminino, com parede lilás e colcha rosa. O tapete florido em tons de rosa e verde abraça o criado mudo e a cadeira de acrílico verdes. Se alguém te fala que viu um quarto roxo, rosa e verde você vai logo imaginar um circo, né? Mas olha como pode ficar gostosinho.

sofa lilas com almofadas rosa e laranja

12. Uma sala toda lilás com toques de azul, rosa e laranja. O contraste do roxo com o laranja é menos intenso que com o amarelo. Além disso, o laranja também tem o vermelho na sua composição, “esquentando” um pouco o visual.

parede listrada

13. Há! Falei que este post era pra ir um pouco além e ser mais ousado. Eu não conseguiria dormir neste quarto, e acho que no segundo dia já ia querer dar um tiro na cabeça. Mas imagine esta composição em uma brinquedoteca ou na entrada de uma academia de ginástica, quem sabe numa discoteca. Eu adoro a coerência das linhas em todas as direções: parede, teto e piso. E as cores vivas e brilhantes são lindas.

sala colorida e estampada

14. Mas dá para ser ousado sem apelar, olha como o uso de uma estampa moderna e colorida integra uma parede roxa, uma azul, um sofá laranja e um azul.

O que tem de roxo na sua casa? Quero ver…

Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14

Categorias: Banheiro, Cores na Decoração, Quarto, Sala de Estar
Veja Também
  1. teresa soveral
    11/07/2011

    ADOREI!!!
    E novos aretigos assim quando vem??

    • Manu Mitre
      11/07/2011

      Que bom, Teresa!
      Eu adoro escrever artigos assim, de onde saiu tem mais, pode esperar ;-)
      bjos
      Manu Mitre

  2. Ligia
    12/07/2011

    em casa, cada ambiente prioriza uma cor. Claro que o lilás ficou no quarto! Adoro!!! Tava querendo pintar a parede da cabeceira de beringela… mas ainda não criei a coragem…

    • Manuela Mitre
      12/07/2011

      Eu pintei a parede atrás da minha cabeceira de ameixa! Linda!

  3. @tekanegrita
    31/07/2011

    Estas ideias sao fantasticas, amei.

  4. Danilo Lopes
    07/06/2012

    Boa tarde Manu,
    essa matéria sobre decoração com tons roxos foi excelente! eu tinha uma ideia q esse tom era exclusivo a classe feminina mas vejo q existe (apesar de bem limitadas) algumas opções mais neutras… graças a sua matéria comecei a ter algumas ideias para deixar as coisas mais equilibradas.. =)
    estou montando meu quarto de casal e segundo minha futura esposa, nosso quarto tem q estar em um tom de violeta.
    o único problema e criar ideias que agrade a ambos.. pois querendo ou não, nas declrações essa cor só prioriza o lado feminino…

    Como disse, graças a sua materia, tive algumas ideias para pensar em um quarto mais neutro do que feminino… porém, se puder nos ajudar com alguma sugestão… agradeceria mto.

    parabens pelo blog. esta ótimo.

    • Manu Mitre
      07/06/2012

      Oi, Danilo, que bom que abrimos um pouco a sua cabeça :)
      O meu quarto (e do meu marido) tem uma parede roxa, meio ameixa, e não é nada feminino. O que fizemos foi incluir uma mesinha de cabeceira amarela, fazendo um baita contraste, deixando tudo mais moderno, uma brincadeira de cores.
      Na paleta de cores, eu tentaria fugir dos vermelhos, rosas e lilás e partiria para as cores mais frias – azuis, verdes e até o amarelo ou laranja – além do branco, cinza e preto que compõem bem.
      Lembre-se que, além da cor, as texturas (brilho, fosco, tecido, vidro, etc) e as linhas (retas, orgânicas, rococó, etc) influem muito na percepção de um ambiente. Fuja do rococó e muito clássico, que são tipicamente femininos. Veja o post sobre linhas retas e curvas AQUI.
      Com cores, tipos de linhas e texturas em mente, você pode pensar em paredes com estampas geométricas, roupa de cama em tons provocativos, e um ilimitado número de alternativas.
      Ah! Eu tenho a teoria de que cada um pode fazer o seu “lado” da cama. Se ela quiser uma mesinha de cabeceira SUPER feminina, sem problemas, é o lado dela. Você pode ter uma que seja a sua cara também e isso não compromete em nada, muito pelo contrário: reforça a personalidade do ambiente e mantém a individualidade ;-)
      Divirta-se e depois manda foto pra gente!
      bj
      Manu Mitre

  5. amanda
    12/02/2013

    Tenho dúvida…o meu piso da sala é cinza e pintei as paredes de açúcar refinado, mas não gostei.Eu posso pintar a parede cinza bem clarinho?

  6. Rosangela
    09/10/2013

    Olá Manu! Pesquisando sobres os diversos tons de roxo na decoração de casa, encontrei o seu blog com ótimas dicas! Adorei! Estou pensando em decorar minha sala de estar que eh bege e branca com detalhes em berinjela, ameixa, lilás, essas matizes, o q acha? Essa cor ainda esta na moda? Jah tem a tendencia para 2013? Abs

  7. Rosangela
    09/10/2013

    Ops, tendencia para 2014?

    • Manu Mitre
      10/10/2013

      Oi, Rosangela! As tendências para 2014 passam por tons de azuis intensos, roxos e lilases, mas eu acho mais importante do que isso você se identificar e se sentir bem com o tom que você escolher. É imprescindível que a cor “converse” com o conceito do ambiente, com as sensações que você quer transmitir.