Roxo na decoração – parte 1

Postado por: Manu Mitre
03 de July de 2011

Tem um tempão que não escrevo sobre cores na decoração, estava com saudades… e o roxo é uma cor que tem me chamado bastante a atenção ultimamente. Tanto os tons escuros, como o berinjela ou o ameixa, quanto os vibrantes e os pálidos, passando pelo violeta, lilás, lavanda… uma infinidade de possibilidades.

Para começar, lembram do círculo cromático e da teoria das cores? Quem não leu, corra para ver o post AQUI.

cores na decoracao

Círculo Cromático

O roxo é uma mistura das cores vermelho e azul. O vermelho é uma cor quente, cheia de energia, sensual, dramática. O azul é uma cor fria e tranquila. Por isso os diferentes tons de roxo podem transmitir sensações muito diferentes, dependendo da proporção de vermelho e azul na mistura. Sem contar a possibilidade de acréscimo de preto, branco e cinzas, trazendo cores mais delicadas, vibrantes ou apagadas – as famosas matizes. Resumindo, o roxo é uma cor versátil e, com certeza, de alguma forma, pode te ajudar a construir o conceito que deseja para seu ambiente.

Começando com calma, hoje vamos falar do roxo sozinho, ou acompanhado de branco ou cinza.

armario de cozinha roxo

1. Cozinha não é o primeiro ambiente que a gente pensa quando fala de roxo, né? Mas veja que suave e agradável fica um ambiente violeta pálido, mais próximo do azul. Não é uma cor vibrante a ponto de estressar nem enjoar fácil, e dá um toque de originalidade, delicadeza e alegria à cozinha. E o branco e o inox harmonizam bem com tons menos saturados.

cozinha moderna com roxo

2. Já esta cozinha tem menos área colorida, porém numa cor mais intensa. O contraste com o branco é maior, dando destaque para a parede. Gostei dessa solução por um motivo: puxa o olhar para cima. O piso não é lá o mais bonito que eu já vi, o armário superior é o mais arrumadinho e ainda tem a tubulação aparente pintada em branco no teto, bem moderna. Ou seja: a parede roxa faz o fundo para o que se pretende dar destaque. É uma boa tática.

banheira colorida

3. Algumas paredes brancas outras com um toque bem clarinho de lilás, compondo com a banheira mais escura, que é o ponto alto deste banheiro. Este roxo está mais próximo do rosa e deixa um clima relaxante, não?

banheiro colorido e moderno

4. Já este não relaxa ninguém. Vários tons de roxo e diferentes texturas em todas as paredes e no piso – muita informação ao mesmo tempo. Mas a iluminação pelo teto é super delicada, e a cortina branca embutida também. Um piso mais claro e liso poderia transformar este banheiro em um ambiente mais harmônico.

banheiro moderno roxo

5. Este roxo remete ao luxo, e conversa muito bem com a moldura rebuscada do espelho ao fundo e com a luminária branca pendente sobre a banheira, criando um banheiro clean para uma “rainha moderna”.

carpete roxo

6.Piso roxo é algo que dificilmente passa na cabeça da gente normalmente. Mas pode dar um toque feminino a um closet todo branco, por exemplo.

sofa branco com almofadas coloridas

7. O tapete violeta puxa o olhar para baixo e, junto com as paredes e móveis super brancos, dá a impressão de que o pé direito é mais alto. Os livros na prateleira superior equilibram verticalmente o peso visual do tapete.

sala roxa e branca

8. Sofás são móveis grandes e, por isso, podem ser responsáveis por um peso visual importante. Quanto mais escuros maior é esse peso. Veja nesta sala, o uso do roxo profundo no piso e nos móveis, todos baixos. A parede branca e nua, assim como o teto, reforçam ainda mais a atenção dos nossos olhos para baixo. Veja de novo a foto anterior e perceba a diferença de sensações que você teria dentro de cada uma dessas salas, tão parecidas e tão diferentes.

poltrona lilas

9. Mas veja como os móveis roxos podem ficar leves com um piso mais claro, luminárias altas, cortinas e quadros nas paredes. E ainda assim colorem discretamente a sala.

sala de jantar moderna

10. Adoro o efeito irônico e de contrastes obtido nesta sala de jantar. O roxo dá uma contribuição importante para compor um ambiente aristocrático, por ser uma cor que remete ao luxo, como já comentei. Assim como os desenhos  barrocos estilizados dos móveis, e a parede rústica. Mas o mais legal é justamente o contraste desse luxo todo com a mesa futurista e o branquíssimo super moderno. Um ambiente elegante.

quarto santorini

11. Um quarto todo branquinho só com uma colcha violeta. Delicado, charmoso e com uma dose perfeita de energia e tranquilidade para dormir em paz. Tons de roxo são ótimas alternativas para quartos de adultos e de criança.

quarto de casal com parede violeta

12. Diversos tons de roxo conversam harmonicamente: tapete vinho, parede violeta acinzentada, roupa de cama e cortinas lilás. Um quarto agradável, aconchegante e ligeiramente feminino.

cabeceira da cama capitone roxo

13. Outro quarto em branco e roxo, desta vez bem mais feminino. E veja que a contribuição da cor acaba sendo menos importante do que o quadro, o abatjour e o acabamento capitonê da cabeceira da cama, todos super femininos. A cor sozinha não define um gênero, mas a composição completa do quarto.

parede cinza no quarto

14. Olha só como as linhas retas e a parede cinza não deixam o quarto ficar “menininha”. Lindo, né?

No próximo post vamos falar de roxo com outras cores: azul, rosa, vermelho, amarelo, laranja e verde! Aguarde!

Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13

Categorias: Banheiro, Cores na Decoração, Cozinha, Quarto, Sala de Estar
Veja Também
  1. Joanita Haimerl
    03/07/2011

    Manu, parabéns pelo seu blog, do qual sou fã. Adoro as suas idéias modernas e olha que não sou tão nova assim!! Quando eu for mexer na decoração da minha casa, pode ter certeza qúe é você que chamarei para me ajudar. Este artigo sobre os roxos é simplesmente deslumbrante!! Continue assim.
    Joanita (sou paciente de sua sogrinha)

    • Manu Mitre
      03/07/2011

      Oi, Joanita!
      Obrigada… volte e comente sempre!
      bjos
      Manu Mitre

  2. clires
    03/07/2011

    Adoro trabalhar com cores. Amei!!!!!! bjos

  3. André Freire
    04/07/2011

    Ótimo post! Muito bacana ver as diversas formas de trabalhar cada cor… e adorei a estante da última foto.
    Beijos

  4. Mayla
    08/07/2011

    Oi, seu blog é tudo de bom, eu mesma estou refazendo o meu quarto, pintando movéis e paredes, estava procurando uma cor para pintar meu quarto e achei a cor do quarto fa foto 12 linda…vc sabe me informar qual é esta cor a marca da tinta queria muito pintar meu quarto com ela…Me ajuda please.
    Bjs grande e sucesso!!!

    • Manu Mitre
      08/07/2011

      Mayla,
      esse ambiente não é brasileiro, então vamos ter que encontrar uma tinta parecida. Entre nos sites da Suvinil ou Coral que têm simuladores de cor. Ou vá a uma loja de tintas com um pedaço de papel na cor que você queira para encontrar uma similar no catálogo de cores, todas as marcas têm milhares de opções.
      bjos
      Manu Mitre

  5. @docecarol
    13/07/2011

    eu simplesmente amei teu site, to querendo decorar meu quarto de casal e eu adorei a ideia do roxo acinzentado na parede do quarto

  6. rubia
    04/09/2011

    Olá! Visitei seu blog e adorei! Preciso dar cara de lar pra minha casa (forte mas verdadeiro…)pretendo pintar e modificar a decoração ( piada dizer q aquilo é decoraçao) da minha sala e quero deixar c ar romantico, tons de roxo ou rosa na sala, reformar sofá etc.Bj!

  7. angelika
    12/11/2011

    Amei as cores, pintei meu quarto de beringela uma parede apenas!fico show…

    bjos Manu Mitre.

  8. Elaine Guedes
    10/02/2012

    Manu, amei as suas ideias, se puder me ajude a definir a minha…vou montar meu primeiro ap, ele é pqno (60mts) e estou em dúvida entre deixá-lo topdo branquinho e sempre mudar a decoração, ou bege que tbm é lindo…me ajude por favor..obrigada!

    • Manu Mitre
      13/02/2012

      Elaine,
      o branco é mais frio e mais moderno. O bege é um pouco mais aconchegante mas mais tradicional e romântico… mas as duas cores são neutras e aceitam todo tipo de combinação. Já viu os post do BRANCO e do BEGE?
      Abs
      Manu Mitre

  9. Alexandra
    14/06/2012

    Boa tarde =)
    Adorei o seu Blog..
    Queria uma opinião. O WC vai ser branco e tem duas faixas roxas. Qual a cor do armário que me aconselha a por?

    • Manu Mitre
      14/06/2012

      Ih, Alexandra, tanta cor que dá certo, rss
      Se você quiser fazer contraste, um amarelo vivo ou um laranja cítrico, para harmonizar pode ser um rosa ou azul, e para deixar mais neutrinho pode ser o branco, o cinza… depende tanto do conceito do projeto…
      bj
      Manu Mitre

  10. joelma leite lopes
    23/02/2013

    Meu Deus adorei!!!Sou apaixonada pelo roxo e estou reformando minha casa.Com certeza vou usar suas dicas.Gostaria de mais informações sobre o tom de cinza para quarto de casal.Parabéns Manu pelo seu site.Bj

  11. mila
    21/05/2013

    Ola Manu!

    Adorei este post. Gostaria de colocar um tapete nesse tom de roxo na minha sala que tem porcelanato branco. Gostaria de saber de onde é o tapete da figura 12. É muito lindoooooo!!!

    Obrigada

    • Manu Mitre
      21/05/2013

      Mila, procure por tapetes do tipo Shaggy ou de lycra, várias marcas e lojas têm ;-)

  12. Ana Carolina
    12/09/2013

    oi Manu bom dia! queria saber como é o nome da tinta roxa do quarto 12 quero pintar a parede do meu quarto de roxo mas não sei qual o tom desse roxo.