Preto infinito

Postado por: Manu Mitre
25 de September de 2011

Todo mundo sabe que preto é sexy, sofisticado e universal. Mas não é desse preto que estou falando. Estou falando daquele preto profundo, efeito buraco negro, sabe? O preto que não se percebe, que não não tem limites, que leva ao infinito.

sala moderna

1. Nem parece que tem um teto aqui, é isso que eu chamo de preto infinito, o preto que a gente nem vê.

home theater preto e branco

2. A mesma sala vista por outro ângulo. A iluminação natural é ótima e tira proveito do branco no piso, nas paredes e móveis, dando leveza. Aí vem o fundo preto do canto da TV, que parece tão distante, profundo, infinito…

parede preta na cozinha

3. As prateleiras brancas flutuam numa parede que parece não existir. Para conseguir esse efeito de infinito é importante observar que o ideal é que a superfície seja lisa e o acabamento fosco. E também evite a incidência de luz direta ou sombras.

bancada e parede de cozinha preta

4. Novas cores aparecem na superfície preta quando ela reflete a luz recebida diretamente, como você pode ver na parede ao fundo nesta cozinha. As texturas, como a de alto relevo nesta bancada, também “entregam” que aquele preto não é infinito formando sombras. Agora veja os armários à direita, sem incidência de luz direta: parecem lá loooooonge… mas o frontão brilhante reflete tudo e entrega a posição exata da parede.

cama preta

5. Uma paredona preta no quarto para você se sentir flutuando no universo, já pensou?

quarto feminino

6. A falta de limites claros também ajuda nesse efeito. Neste quarto o piso preto dificulta perceber onde acaba o piso e começa a parede. E a penteadeira azul flutua nesse espaço indefinido.

piso preto com tapete bege

7. Todas as paredes e o piso são pretos, mas isso não significa que a sala não possa ser ampla. Um tapete claro, móveis brancos e espaços vazios criam um tipo de oásis de luz.

sala branca com tapete preto

8. O contrário também é super interessante: uma sala toda clarinha e um tapete preto fazendo tudo flutuar. Adoro!

Quer ver mais do preto na decoração? Tem um post aqui só do “Pretinho Básico”.

E tem medo porque seu ambiente é pequeno? Esquece, dá uma olhada no post de dicas para apartamentos pequenos e abuse do preto!

Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

Categorias: Cores na Decoração, Cozinha, Decoração, Quarto, Sala de Estar
Veja Também
  1. clires
    26/09/2011

    Manu, amei!!!!! O design é perfeito!!!!!!

    Obrigada!

    Abraços,

    Clires

  2. jesusa
    24/10/2012

    Adorei! estou querendo fazer uma sala de estar da seguinte maneira. Cortinas lilás (2) uma das paredes roxa e as outras tres brancas. Na parede roxa gostaria de colocar nas laterais dois espelhos grandes, no centro um desenho ou um quadro branco e preto e nessa mesma parede um sofa preto com almofadas lilas e preta e branca (sendo 3 de cada). como poderia visualizar essa ideia.? Sera que ficaria boa a idéia.

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      24/10/2012

      Jesusa,
      você construiu uma paleta bem harmônica, em tons de roxo e fazendo contraste com o preto e o branco. Agora é caprichar na execução ;-)
      bj
      Manu Mitre

  3. antónia ferreira
    20/01/2013

    Olá. Fica tudo tão bonito e fácil para vós. Parabéns pelo bom gosto, o que me leva a pedir-vos ajuda.Faço terapias holísticas em minha casa e gostaria de ter uma entrada simples mas sofisticada, como cartão de visita,pessoal e também de trabalho.O meu hall de entrada tem 1mx1,50m, ligando logo com o corredor que fica para a esq.da porta de entrada e tendo este, no topo, a porta do lavabos e mais três portas que são dos quartos,são castanhas e que eu gostaria de desfarçar. O chão é de tacos cor de mel, paredes brancas.Na entrada, tenho à direita da porta 2 portinhas a meio da parede, que são do contador da luz e da água, segue 0.50m de parede e tem a porta da sala de terapias.Na parede em frente da porta entrada, tenho um móvel preto,linhas direitas e modernas, já muito usado,é um bloco com dois níveis de altura, tem 1mx40profundidade sendo que a altura maior é de 55cm e mais baixa 40cm.à esq desse móvel fica a sala de jantar, que também serve de sala de visitas,que gostaria que me dessem uma ideia de como decorar assim como o lavabo que só tem 6m2 e tem banheira etc.Muito obrigada pelo vosso tempo e disponíbilidade.
    Antónia

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      21/01/2013

      Antónia, envie um e-mail pra mim com as fotos, acho que poderei ajudar melhor: Contato

  4. Alessandra
    05/02/2013

    Oi
    Estava fazendo umas pesquisas sobre paredes pretas e achei o seu blog,adoreiiii tudo que vi (irei ficar freguesa rsrsrsrs). Mas ainda bate uma insegurança em pintar o ambiente (uma varanda de 6m2, que transformei em sala de TV)e queria a sua ajuda.
    Pretendo pintar todas as paredes inclusive o portal e a parede que fica em frente a porta de entrada. O piso é claro.
    Grata
    Alessandra

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      05/02/2013

      Oi, Alessandra, bem vinda! Acho que a cor das paredes pode ser a mesma, por que não? Se fossem todas brancas ninguém ia ter dúvidas, né? Tenha o cuidado de escolher bem a cor do teto e acessórios para as paredes, cortinas, etc para complementar o efeito que você pretende. Afinal, não é só a parede que vai dar personalidade à sua sala de TV, não é?
      Como você pretende fazer muita área em preto, veja se o acabamento das paredes está bem lisinho. Tintas com brilho acentuam qualquer defeito, prefira as foscas para disfarçar.
      bjs e boa sorte! Depois eu quero ver as fotos!

  5. Luan Henrique
    30/09/2013

    Olá, Manu! Boa noite!

    Eu tenho uma sala de teto branco, e piso porcelanato preto, para fugir da dupla p&b,estou pensando em alternar as paredes em tons de cinza e areia, o que acha? Mas ainda assim, fico em dúvida quanto às cores dos móveis. Aceito e preciso de uma ajuda sua. Obrigado, desde já!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      01/10/2013

      Luan, não sei se entendi bem, mas você quer uma parede cinza e outra areia? São duas cores neutras, portanto vão bem com a dupla P&B. Uma é mais fria e urbana (cinza), e a outra mais quente e aconchegante (areia). Não sei se faz muito sentido alterná-las ou escolher uma só, até porque são cores neutras…

  6. Rose
    09/10/2013

    Manu, estou decorando uma loja e vou pintar o teto de preto, que tipo de tinta vc me indica???tenho que passar a seladora mesmo???

  7. Diego
    13/01/2014

    Olá Manu!

    Gosto muito da combinação preto e branco e estou montando meu quarto em cima desse conceito. O piso já foi escolhido (porcelanato preto) mas estou em dúvida sobre as paredes: pensei em pintar uma delas (onde ficará uma tv) de preto e as demais de branco. O que vc acha? Obrigado.

  8. Glaucia
    24/06/2014

    Olá!
    Numa sala pequena eu gostaria de decorar a parede principal com papel de parede. Gosto de uma sala organizada, sofisticada, cLean, com ar familiar e alegre pq tenho criança em casa. Que tipo de papel posso usar? Posso usar quadros na mesma parede ou em outra? Beijos.