Preto: abaixo o preconceito!

Postado por: Manu Mitre
05 de June de 2013

Atire a primeira pedra quem não tem medo de uma parede escura. Escura, mesmo. Preta, grafite, azul marinho. E de várias paredes, então? “Vai escurecer, vai diminuir o ambiente, ficar claustrofóbico, macabro…”. Nem sempre. E hoje eu vou te mostrar como podemos usar paredes de cores mais fechadas e conseguir efeitos bem diferentes (e super interessantes).

decoracao com parede preta

O preto pode fazer o mesmo papel do branco, bege ou cinza fazendo um fundo neutro. Ele não vai refletir muita luz, é verdade, mas em contrapartida vai dar espaço para que as cores do ambiente apareçam de verdade.

sofa azul na sala

A parede desaparece, recua, até amplia o espaço. Detalhes coloridos vão brilhar, se destacar por contraste. E você nem vai se lembrar que aquela parede é preta. Se esses detalhes, prateleiras ou quadros seguirem nos tons de branco e bege, então… vão flutuar.

cozinha sem armários

Para quebrar com a frieza do preto, estofados confortáveis, cores vivas, tons de madeira e texturas rústicas aquecem o ambiente.

decoracao ecletica

sala de estar cinza

decoracao de quarto aconchegante

Mas o próprio preto já cria um clima super intimista com toda a profundidade que ele traz. Se o teto não for brancão, é mais um ponto para conseguir aquele clima gostoso de caverna quentinha, aconchegante.

decoracao moderna

Eu não canso de insistir: um ambiente não é feito só da cor da parede. Existem outros milhões de elementos que te ajudam a transmitir sua mensagem. Use todos, explore as possibilidades. O único erro imperdoável é o medo ;-)

Imagens: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7

Categorias: Cinza, Cores na Decoração, Decoração, Destaques do Mês, Inspiração, Parede, Pintura, Preto, Quarto, Sala de Estar, Sala de TV
Veja Também
  1. Juliana Amado
    05/06/2013

    Só não gostei da primeira e última foto. O resto, in love!
    Beijos.

  2. Eugenio Foresti
    05/06/2013

    Nunca pensei que iria gostar de parede escura assim. Mas, tem razão. A parede é apenas um elemento a ser trabalhado com arte.

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      06/06/2013

      Que bom que consegui te mostrar algo novo, Eugenio :)

  3. Daila Lopes
    07/06/2013

    É Manu, você tem toda razão quando diz que o único erro imperdoável é o medo. Infelizmente, no nosso país, tão colorido, as pessoas ainda tem muito medo de arriscar nas cores das paredes. Como arquiteta que sou, adora uma parede preta, mas nem em casa consegui convencer o marido. Pra mim, o grande segredo é proporção e contraste! Sabendo usar, o preto fica sofisticado e único.

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      11/06/2013

      Poxa, Daila, vamos fazer uma campanha pra convencer o maridão?