Fazendo uma sala aconchegante

Postado por: Manu Mitre
11 de May de 2012

A Ana, leitora do blog, me mandou um e-mail pedindo ajuda para decorar sua sala. Já está mobiliada mas ela acha que ainda estão faltando cores e texturas. Eu adorei o “problema” e fiz um post gigante, quase um projeto inteiro, rss. Espero que vocês gostem.

sala de estar e TV com piano

1. Esta é a sala da Ana hoje.

Trocamos alguns e-mails para que eu pudesse entender o que ela espera da sala e chegamos em um conceito. Ela ainda me mandou várias fotos com referências de salas que ela adora e de outras que ela não gosta.

sala vermelha, preta e branca

2. A Ana gosta de ambientes mais aconchegantes, convidativos, cheios de detalhes charmosos, tapetes, tecidos e texturas. Nada de minimalismo e ambiente clean.

E o que falta na sala dela? Justamente o pulo do gato entre o super clean e o super aconchegante.

O layout

A sala está dividida em 3 ambientes. Se o sofá de costas para a sala de estar não deixou claro, o forro de gesso reforça bem onde começa e onde termina cada ambiente. Tudo separadinho.

sala de estar e TV

3. Olha como um sofá de costas para o outro quebra o clima. Parece um auditório, todo mundo olhando pro mesmo lado, nada integrado.

sala de TV, estar e jantar

4. E quem está na sala de estar fica de frente para a TV e de cara com as costas do sofá, nada aconchegante. O piano, peça importante para o casal, está ainda em um outro ambiente, ao lado.

Acho importante dar uma mudada no layout. As salas são integradas fisicamente, mas visualmente o ambiente está truncado, sabe? Encostando o sofá bege na parede da janela, alinhado com a lateral do sofá cinza, vai ficar tudo mais gostoso. E a sala fica preparada para encontros maiores sem que algumas pessoas fiquem de costas para as outras. Mas vale tentar outras configurações. Chame a turma para carregar sofá e ir testando onde fica melhor.

Eu traria o piano para dentro da sala. Mesmo. Não deixá-lo ao lado. Colocaria como se ele fosse um sofá ou uma poltrona, participando da roda, sabe? A Ana e seu marido são músicos e adoram receber seus amigos em ensaios. Música faz parte do dia-a-dia deles e dar destaque ao piano é uma forma não só de demonstrar isso na decoração como também de incluir o pianista na roda de amigos.

sofa marrom em camurça

5. Tocar com os amigos vai ficar mais agradável se todos estiverem mais próximos e num ambiente amigável e confortável.

E a sala dividida vira uma sala só, bem grande.

sofa marrom em sala contemporanea

6. Um exemplo de sala de estar bem grande, em que um banco ou recamier divide o ambiente mas deixa tudo integrado visualmente. O piano poderia ficar no lugar do sofá de couro marrom, participando, mesmo, da sala.

Mas não podemos esquecer do forro de gesso. Aquelas linhas divisórias devem conversar com o ambiente aqui de baixo de alguma forma, ou vamos criar aquela sensação de “tem algo estranho mas não sei o que é”. Para isso, um forro liso seria mais interessante, mas um banco ou mesinha central podem ficar alinhados com a divisão no teto. Seria uma alternativa para evitar gastos com reformas.

móvel de televisão

7. A TV e demais aparelhos podem ficar escondidos em um móvel com portas para não atrapalhar o visual charmoso que queremos criar.

E o lugar atual do piano pode virar um lindo hall de entrada, recebendo os visitantes com bastante charme. Os moradores podem exibir seus instrumentos musicais ali, por exemplo.

As cores

A paleta de cores atual inclui o branco, tons de marrom e cinza, e um vermelho terroso.

sala em tons de marrom

8. A combinação de cores está um pouco apagada, sem vida.

Reparou como tem muito branco? Ele ilumina e amplia, mas deixa tudo mais frio. Paredes em um tom mais fechado ajudariam a aquecer o ambiente, deixá-lo mais aconchegante. Uma opção é usar o tom do sofá da sala de TV em todas as paredes brancas.

9. O papel de parede e o teto seguem o tom das cadeiras e cortinas. Bem harmônico e aconchegante. O forro de gesso pode entrar na dança e receber um tratamento de cor que também realce suas molduras. E se você voltar lá na foto 1, vai ver outro exemplo de paredes em cores neutras que aquecem o ambiente.

Tirando o excesso de branco, vamos falar agora de adicionar vida e movimento, que é o que a Ana quer no fim. Observei que as cores dos dois sofás são, incrivelmente, complementares. Então fui buscar a cor complementar à da parede tijolo para manter a mesma linguagem – um azul acinzentado.

paleta de cores para sala aconchegante

10. Este tipo de composição é uma dupla complementar – azul e marrom  + cinza e bege.

Acessórios neste tom de azul trarão um toque de cor inesperado e vão “fechar” a composição com elegância. Ao escolhermos estampas para os acessórios e tecidos, podemos passear por todos os tons entre este marrom avermelhado e o bege. Elas são cores análogas, bem próximas no círculo cromático. O mesmo vale para tons entre o cinza e o azul acinzentado.

Os acessórios

Para dar uma animada nessa sala, precisamos de tapetes, almofadas, luminárias e detalhes nas paredes. A Ana comentou que adora os projetos da Candice Olson porque ela mistura estampas e texturas, enriquecendo os ambientes. Fui lá ver e encontrei tapetes desenhados por ela, lindos!

como escolher tapete

11. Um tapete bem grande, cobrindo o piso de toda a “nova” sala, pode ser uma excelente fonte de cor e/ou textura, além de ajudar a integrar visualmente os ambientes.

Definir o tapete muitas vezes não é uma tarefa trivial, mas dá pra aprender. Tem um post ensinando a escolher seu tapete aqui no blog que vale dar uma olhada.

tapete estampado

12. Escolhi esta foto para ilustrar o que eu sugiro fazer na sala da Ana: usar o tapete para integrar as cores sólidas que estão perdidas pela sala – o cinza, o bege e os marrons – e adicionar o elemento azul. Assim como este tapete uniu o verde do sofá, o rosa da poltrona e trouxe um azul pra complementar. Aliás, voltem lá na foto 1 de novo, reparem no tapete ;-)

Existem fornecedores de tapetes em nylon que oferecem os desenhos prontos e você só escolhe as cores. Leve a amostra de cores para casa para escolher tons que sejam iguais às cores que já existem na sala, desta forma você elimina o risco de sua memória te trair e você acabar com um tapete que não se encaixa no ambiente.

Sobre o medo de misturar estampas e texturas, é super normal e compreensível. Sugiro ler o post sobre mistura de estampas aqui do blog para começar nessa aventura.

Uma forma de não errar é usar cores existentes no ambiente em estampas bem diferentes, em formatos e tamanhos, da estampa que já existe. O tapete em listas diagonais, por exemplo, nem vai se incomodar com a poltrona de desenhos mais circulares.

Você já tem algumas cores sólidas e uma estampa nas poltronas que une o preto e o cinza, é só seguir unindo as cores dessa forma.

home theater marrom

13. Os quadros e almofadas têm diversos padrões totalmente diferentes, mas os tons de marrom, sempre presentes, fazem deles um conjunto coeso.

E estão lembrados que hoje existe um quadro com bastante azul acima do sofá cinza? Acessórios que contenham essa cor vão “puxar” essas informações do quadro, distribuindo a atenção ao redor do ambiente.

sofá com almofadas diferentes

14. Parede e banquetas listradas em diferentes padronagens, almofadas de todo tipo. Mas o lilás, o cobre e/ou o cinza estão sempre lá, inclusive nos quadros e nas poltronas.

Ainda temos algumas cartas na manga: quadros, luminárias, objetos decorativos em mesinhas laterais ou prateleiras, cortinas… um milhão de possibilidades. Mas todas podem seguir neste mesmo esquema, na mesma paleta e promovendo a mistura de texturas e estampas.

Ufa! Acho que consegui dar algumas ideias, né? Resumindo, larga esse medo pra lá, sala sem um pingo de ousadia é sala sem vida… vocês não acham?

Imagens: 5, 6, 7, 9, 12, 13, 14

Categorias: Cores na Decoração, Decoração, Sala de Estar
Veja Também
  1. Joyce
    11/05/2012

    Nossa amei as idéias!!!!!

    PARABÉNS!

    Eu também preciso muito de uma ajuda dessa… rs

    Mas, minha sala é muiiiiiiiito menor que essa…

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      11/05/2012

      Oi, Joyce, obrigada!
      Sala pequena tem outros problemas, né? Qualquer coisa, dá um toque ;-)
      bjos
      Manu Mitre

  2. MARY LARA
    11/05/2012

    Manu, adorei o seu post! Tenho uma bela sala vazia para decorar e suas dicas vão ajudar muito! lendo oq vc escreveu deixar a tarefa parecer fácil! abçs

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      11/05/2012

      Que bom que te ajudou também, Mary. Depois quero ver o resultado, tira foto antes e depois?
      bjos
      Manu Mitre

  3. Lilian Amorim
    11/05/2012

    Que máximo seu post! Minha sala também está tão apagadinha. Mas agora falta $$$ pra comprar a mesa de jantar e os acessórios para decorar. Mas eu chego lá…rsrs
    O bom é que quando for fazer mesmo, já tenho dicas ótimas daqui.
    Bjs e parabéns pelo blog!

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      11/05/2012

      Obrigada, Lilian!
      Vamos acender essa sala :)
      bjos
      Manu Mitre

  4. Creide
    12/05/2012

    Olá Manu,
    Achei suas sugestões maravilhosas. Incrível como você consegue ajustar o que a pessoa já tem a projetos que podem simplesmente ficarem divinos (como a Candice…)
    Parabéns.
    Também gosto de ambientes aconchegantes. E recentemente troquei o sofá e acrescentei alguns itens de decoração e voilá!!

    Sempre dou uma conferida em suas sugestões…

    Abraços

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      13/05/2012

      Obrigada, Creide, volte sempre!
      bjo

  5. martazinha
    15/05/2012

    Ótimas dicas Manu :) gosto muito de ler o seu blog!! Parabéns

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      15/05/2012

      Obrigada, Marta! Adoro ler os comentários também ;-)
      bjos
      Manu Mitre

  6. monografia
    06/06/2012

    Oi Manu
    Estava procurando inspirações para minha sala e encontrei seu blog…acho que jáli metade dos post e é um melhor que o outro.
    Mas preciso de uma ajudinha comprei um sofá azul turquesa e não sei que cor usar a parede que colocarei a tv e a cor da cortina…
    A sala será dividida em 2 ambientes um será sala de jantar com cadeiras Ghost e um quadro abraço do Roméro Brito.

    Obrigada

    Abraço

    • Manu Mitre
      Manu Mitre
      07/06/2012

      Ana,
      qualquer cor do quadro vai cair muito bem ;-)
      Mas o mais importante é você ter um conceito para te ajudar a definir as cores e a sensação que você quer provocar. Dê uma olhada AQUI.
      bj
      Manu Mitre

  7. Raquel
    07/03/2013

    Tenho 2 sofás enooorrmmmeesss em marro escuro. Minas paredes são bege, rack em imbuia. Como posso animar essa sala? Eo tapete?

  8. Gabriela
    25/04/2013

    Oi, minha sala é pequena o chão de Madeira escura, os moveis Madeira com branco! Estou em duvida que cor de cortina colocar! Vc pode me ajudar?

  9. Ola Manu, moro em Buenos Aires, há 23 anos, estou reformando todo apt. Tenhos muitas duvidas, a principal hoje e: ficaria feio colocar porcelanato imitação madera no living grande e cozinha grande. Gustaría mandar a planta do apt para qué vc veja Melhor por internet. Aquí nao tenho nenhuma amiga para mi ajudar, nao gosto das ideias en decoraçao Argentina. Sao horriveis. Meu cunhado es arquitecto, más infelizmente de pésimo gosto.
    Muito Obrigada.
    María Eterna

  10. Jackeline Antunes
    23/08/2014

    Boa tarde!

    Estou encantada com as suas dicas! Lendo seu texto, decorar parece ser tão fácil …. Mas eu sei o quanto é difícil!!!! Moro há 5anos em um imóvel e há 2 resolvi decora-lo, sempre que decido fazer algo o resultado é sempre péssimo! Resultado: dá vontade de desfazer tudo e recomeçar do zero ….. Agora mesmo tenho que decidir a cor de um sofá e algo tão simples para mim é um tormento … Kkk
    Parabéns pelo belíssimo trabalho. Venho lendo sites de decoração há meses, mas está é a primeira vez que leio algo realmente coerente e escrito por uma profissional!
    Vou continuar lendo suas dicas para ver se fico com menos dúvidas.
    Bjs,
    Jackeline Antunes.